Quem privatizou a Linha Amarela?

Os passagei- ros tiveram que desembarcar pelos trilhos. A Linha 4-Amarela, que é privatizada e opera- da pela concessionária ViaQuatro, não suportou a quantidade de pessoas e estações foram fecha- das. Normalmente o trecho atende cerca de 700 mil pessoas por dia.
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Em qual governo foi criada a Linha Amarela?

A construção da Linha 4-Amarela é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo. A primeira fase da linha se iniciou com seis estações – Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã – e opera plenamente desde 16 de outubro de 2011.
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Quem privatizou o metrô de São Paulo?

Numa tacada só, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), privatizou a construção do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), ligando São Paulo a Campinas, e a Linha 7-Rubi da CPTM.
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Quem controla a Linha Amarela?

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4- Amarela do metrô de São Paulo, o primeiro contrato de Parceria Público-Privada assinado no País.
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Qual é a favela da Linha Amarela?

Complexo da Maré é um aglomerado de favelas cariocas localizadas no bairro da Maré, criado em 1994, compreende um conjunto de 17 comunidades onde moram cerca de 140 mil pessoas. A região margeia a Baía de Guanabara e está localizada entre importantes vias rodoviárias que cortam a cidade do Rio de Janeiro.
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Linha Amarela nos últimos retoques

Quem fez a Linha Amarela Rio de Janeiro?

História. Faz parte do projeto das linhas policromáticas elaborado pela equipe do urbanista grego Constantínos Apóstolos Doxiádis a pedido do governador do extinto Estado da Guanabara, Carlos Lacerda. Originalmente, foi projetado por Lúcio Costa para ser uma linha de metrô ligando o bairro do Méier à Barra da Tijuca.
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Por que querem privatizar o Metrô?

Querem privatizar o metrô para atender a sanha de lucros dos empresários, que receberão uma espécie de incentivo do governo para manter o metrô funcionando.
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Qual a vantagem de privatizar o Metrô SP?

As linhas privatizadas recebem mais dinheiro público que os metrôs e o trens estatais. A tarifa pública é R$ 4,40, porém, a Via Quatro recebe R$ 6,32 por passageiro transportado. Esse dinheiro vem das tarifas que entram nas empresas públicas (Metrô e CPTM).
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Quem privatizou a CPTM?

O governo do Estado está privatizando as linhas em blocos. Em 2021, as linhas 8-diamante e 9-esmeralda foram assumidas pela ViaMobilidade. A linha 7-rubi é a que está com o processo mais adiantado.
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Quem privatizou Linha Amarela?

Os passagei- ros tiveram que desembarcar pelos trilhos. A Linha 4-Amarela, que é privatizada e opera- da pela concessionária ViaQuatro, não suportou a quantidade de pessoas e estações foram fecha- das. Normalmente o trecho atende cerca de 700 mil pessoas por dia.
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Quem é o dono do metrô?

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).
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Quanto custou a Linha Amarela do metrô?

O valor para execução dos trabalhos seria de 858,7 milhões de reais.
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Porque chama Linha Amarela?

Conhecida pela cor amarela e por serem equipamentos pesados, a linha amarela é composta por diversas máquinas que auxiliam em processos como construção civil, mineração, armazenagem e terraplanagem.
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Quando foi criada a Linha Amarela?

Uma das maiores obras públicas da história da cidade do Rio de Janeiro, a Linha Amarela foi construída no primeiro Governo Cesar Maia (1993 – 1996), 30 anos depois de ser idealizada.
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O que aconteceu com o metrô Linha Amarela?

Operação é cancelada e linha amarela terá operação normal - 16/08/2024 - Cotidiano - Folha.
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Porque Tarcísio quer privatizar o Metrô?

A primeira poderia ser concedida em um acordo que envolve a construção da futura Linha 14 (Ônix), que iria até Guarulhos. A principal razão que leva o governo Tarcísio a querer privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM é a saúde financeira das empresas públicas, que vem piorando nos últimos anos.
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O que acontece se privatizar Metrô?

Não à privatização do Metrô!

Como estamos vendo, a entrega de linhas à iniciativa privada só provocará atrasos, falhas, acidentes e falta de segurança aos passageiros e e trabalhadores.
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Quais países o Metrô é privatizado?

Cidades onde a iniciativa privada cuida da maior parte do sistema são raras. Dois exemplos são o metrô de Buenos Aires, na Argentina, e o do Rio de Janeiro.
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Quais linhas querem privatizar?

As linhas a serem privatizadas são as que mais levam passageiros na cidade. A 3-vermelha transportou mais de 300 milhões em 2022, seguida da 1-azul (295,9 milhões) e da 2-verde (167 milhões). A 15-prata, um monotrilho na zona leste, é marcada por problemas constantes de operação.
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Quando a Linha 7 vai ser privatizada?

A concessão da Linha 7-Rubi da CPTM, que liga Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, à estação Brás, no centro da capital, deverá ser encurtada após ser passada para as mãos dos novos donos, o que está previsto para acontecer em 28 de junho.
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Quais as linhas da CPTM privatizadas?

Em 2022, no governo João Doria (PSDB), a empresa assumiu as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. O atual governador já sinalizou que pretende conceder à iniciativa privada todas as linhas do Metrô e as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. As linhas 7-Rubi, 14-Ônix e 17-Ouro também estão na mira.
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Quem é o dono da Linha Amarela?

A LAMSA é a concessionária que administra a Linha Amarela, uma das mais importantes vias expressas da cidade do Rio de Janeiro.
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Qual favela fica na Linha Amarela?

A favela em crescimento está localizada num trecho onde não há grade de proteção separando a via do morro. Um dos acessos à comunidade se dá pela lateral da praça do pedágio, por onde passam diariamente cerca de 90 mil veículos, segundo levantamento da Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela.
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Quem é dono da LAMSA?

A LAMSA faz parte do grupo Invepar. O órgão fiscalizador da LAMSA é a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro.
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