O Edifício do Secretariado é a sede do Secretariado das Nações Unidas, um dos seis organismos que compõem o Sistema das Nações Unidas. O prédio de 39 andares e 155 metros de altura, foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e pelo franco-suíço Le Corbusier e inaugurado em 1952.
Cohen, secretário-geral interino da ONU, viu Nova York, com sua grande população imigrante, como um lugar exemplar para a sede da ONU porque Nova York atrai “pessoas vindas de todo o lado para viver em paz e harmonia”, o New York Times reportou naquela época.
Devido à sua ideologia de esquerda e sua militância no Partido Comunista Brasileiro (PCB), Niemeyer deixou o país após o golpe militar de 1964 e, posteriormente, abriu um escritório em Paris.
Qual foi a obra mais importante de Oscar Niemeyer?
A Catedral de Brasília é uma dos projetos mais renomados do portfólio de Niemeyer. Afinal, o edifício é uma verdadeira obra de arte, com uma arquitetura atrativa de dentro para fora. O projeto garantiu ao arquiteto o Prêmio Pritzker, em 1988 – o maior reconhecimento para profissionais do ramo.
O arquiteto da construção foi Oscar Niemeyer, diretor do Departamento de Arquitetura da Novacap. O projeto urbanístico foi de autoria de Lúcio Costa, arquiteto que conquistou essa função após ser anunciado como o vencedor do concurso organizado pela Novacap para essa finalidade (obter o projeto urbanístico), em 1957.
O programa envolve um casino, um clube, um salão de dança, uma igreja e um hotel, mas o último não chega a ser construído. Para a execução da obra, Niemeyer conta com a colaboração do engenheiro de estruturas, e também poeta, Joaquim Cardoso (1897 – 1978) e do paisagista Burle Marx (1909 – 1994).
Em 5 de dezembro de 2012, depois de um mês internado, Oscar Niemeyer faleceu no Rio de Janeiro, aos 104 anos, de insuficiência respiratória. Com mais de 500 obras em diversos países, um dos criadores de Brasília ainda trabalhava diariamente até ser hospitalizado.
Além do icônico Jardim da ONU, dentro do palácio, é possível visitar o Salão da Assembleia, a Câmara do Conselho, a Sala dos Direitos Humanos e Aliança das Civilizações e a galeria Salle des Pas Perdus. É possível agendar sua visita aqui.
A ONU, porém, não foi o primeiro organismo desse tipo a reunir vários países com um propósito em comum. A sua antecessora foi a Liga das Nações (ou Sociedade das Nações), que surgiu após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919.
A residência oficial do secretário-geral situa-se em Sutton Place, em Manhattan, em Nova Iorque, Estados Unidos. A moradia foi construída para Anne Morgan em 1921, que doou para as Nações Unidas em 1972.
A sede das Nações Unidas fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em território internacional. A ONU tem a sua própria bandeira, correios e selos postais. São utilizadas seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, russo, francês e inglês – as duas últimas são também línguas de trabalho da ONU.
Último projeto de Oscar Niemeyer, novo campus da UNILA será patrimônio arquitetônico de Foz do Iguaçu — Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Foi laureado com o Pritzker, prêmio máximo da arquitetura, em 1988. A lista divide-se em: obras projetadas, construídas e concluídas (121); obras projetadas (68); e obras não arquitetônicas (1). Apenas as obras mais notáveis fazem parte da lista.
O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer foi enterrado às 17h59 desta sexta-feira (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, sob aplausos e ao ritmo de samba.
Conhecido no mundo todo por ter levado ao limite as exprimentações formais com concreto armado, Oscar Niemeyer contou em muitas de suas obras com a imprescindível colaboração de um engenheiro civil tão inventivo e ousado quando o próprio arquiteto: o recifense Joaquim Moreira Cardozo, formado em engenharia civil em ...
Em 21 de abril de 1960, Brasília nascia para o mundo e para a sua gente. Com os projetos urbanístico de Lúcio Costa e o arquitetônico de Oscar Niemeyer, surgia uma cidade sob formas inovadoras, diferente de tudo já feito até então.
Dono de personalidade incisiva, Oscar Niemeyer acumulou histórias curiosas e inusitadas. Com o seu tom pessimista, dizia que as pessoas nunca mudariam, apenas o mundo, e revelava grandes segredos quando falava sobre os detalhes da carreira e as explicações de suas obras.
Qual era a intenção de Oscar ao projetar Brasília?
O novo presidente era um entusiasta do modernismo, e Pampulha era seu maior exemplo. Durante a campanha, ele prometeu cumprir o dispositivo constitucional que dizia que a nova capital federal deveria ser construída no Planalto Central. Brasília começaria a ser construída do zero, mas com um toque de modernidade.
Enquanto ainda era estagiário de um renomado escritório de arquitetura, Niemeyer se destacou pelo seu olhar atento e aberto à inovação. Ao lado do arquiteto franco-suíço Le Corbusier, Oscar Niemeyer apresentou suas ideias para o projeto do novo prédio para o Ministério da Educação e Saúde Pública, no Rio de Janeiro.
Em 1947, Niemeyer integrou o Comitê Internacional de Arquitetos que projetou a Sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Entre suas obras notáveis estão o prédio do Banco Nacional Imobiliário (BNI), a Casa Edmundo Cavanelas, em Petrópolis, e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte.