Porque só pode ser doador de medula até os 35 anos?
Sabemos que quanto mais jovem o doador, maior a chance de sucesso do transplante, com menos complicações também. Por este motivo a idade limite foi alterada para 35 anos.
O limite de idade para efetivar a doação de medula óssea não-aparentada é até os 60 anos de idade. Caso decida se cadastrar como doador, você precisa: Comparecer a uma das unidades da Rede Hemo portanto documento oficial com foto, preencher o cadastro com suas informações pessoais e coletar a amostra de sangue (5ml).
Qual a faixa etária permitida para essa doação de medula?
Como ser doador de medula óssea
Para realizar a doação, o voluntário precisa ter entre 18 e 35 anos de idade. O doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade.
O Ministério da Saúde divulgou uma nova idade limite para o cadastro de candidatos à doação de medula óssea. Conforme Portaria MS-SAES 685 de 16 de junho de 2021, agora os doadores devem ter entre 18 e 35 anos; antes era de 18 a 55 anos.
– Nos casos de diabetes em que é necessário o uso de insulina ou outra medicação injetável para tratar a própria doença ou doenças renais, cardíacas, do nervo ou dos olhos (relacionadas com a Diabetes), o cadastro não será permitido.
IDADE MÁXIMA DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA PASSA A SER 35 ANOS
Quais os critérios para ser doador de medula?
- Qualquer pessoa saudável e com idade entre 18 e 55 anos pode se candidatar à doação de medula óssea. - Os doadores devem preencher um formulário com dados pessoais; - É coletada amostra de sangue de 5 ml para o teste de tipagem, esse verifica a compatibilidade do doador com o eventual receptor.
Qual a chance de achar um doador de medula compatível?
A estimativa é de que a chance de se encontrar um doador compatível é de 1 em 100 de doadores aparentados e 1 em 100 mil entre não aparentados. Por isso é necessária uma grande quantidade de voluntários, e com isso aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.
Não há chances da doação de medula óssea causar paraplegia porque ela é totalmente diferente da medula espinhal. A medula espinhal e o cérebro formam o sistema nervoso central e ela está localizada dentro da coluna vertebral, já a medula óssea preenche a cavidade interna de alguns grandes ossos.
Posso doar mais de uma vez? Sim. Você pode ser convidado a uma nova doação para o mesmo paciente ou para algum outro que seja compatível com você. A quantidade de medula óssea doada é rapidamente resposta pelo organismo de modo que não ocorre esgotamento de sua reserva de células-tronco.
Mais de 90% das cirurgias são feitas pelo SUS. A maioria dos planos privados de saúde não cobre este tipo de tratamento, cujo custo pode variar de R$ 4.000,00 a R$ 70.000,00.
Quem tem tatuagem pode ser doador de medula óssea?
Fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses. Tatuagem ou piercing são inaptos por 6 meses (piercing em região oral ou genital são 6 meses após a retirada). Quem tem hipertireoídismo ou tireóide de Hashimoto. Quem fez endoscopia há menos de seis meses.
Outra, aprovada em 2021 (Lei nº 11.931/2021), assegura aos doadores de sangue regulares e aos doadores de medula óssea o atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais e lotéricas no Estado.
O volume de anticoagulante da bolsa é padronizado para um mínimo de 400ml de sangue. Logo, uma pessoa com peso inferior a 50 kg não poderia doar o volume mínimo.
Qual a chance de um transplante de medula óssea dar certo?
Apesar disso, a taxa de sobrevida no Pequeno Príncipe é entre 80% e 90% dos casos, dependendo da doença e do transplante”, pontua a médica. O procedimento envolve várias etapas, entre elas a passagem de um cateter, que fica cem dias com o paciente e é por onde as células tronco saudáveis são transplantadas.
Caso seja necessário viajar para fazer a doação da medula óssea, as despesas da viagem, transporte, alimentação e hospedagem para o doador e seu acompanhante, serão custeadas pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.
Em outras palavras: problemas motores ou nos nervos não são, definitivamente, sequelas da doação de medula óssea. DOAÇÃO VIA COLETA DE SANGUE (AFÉRESE): outra maneira de doar medula é extraindo as células-tronco diretamente do sangue. Trata-se de um método mais moderno e menos invasivo, útil em determinados casos.
Ao contrário do que muitos pensam, doar medula óssea não é perigoso e o material genético não fará falta ao doador um dia. “O procedimento de doação de medula óssea não tem como complicação a paraplegia, como muito já foi espalhado por aí. O material é coletado da região da bacia e não da medula espinal”, explica.
Sim, a medula óssea é o único transplante que se faz em vida e não se fica sem, para que sua medula se reconstitua são necessários apenas 15 dias. Medula Óssea é igual à medula espinhal?
Punção: Procedimento realizado sob anestesia em que a medula óssea é retirada do interior do osso da bacia, por meio de punções. Requer internação de 24h, podendo ocorrer dor no local da punção, nos primeiros dias, que pode ser amenizada com uso de analgésicos. O tempo de recuperação ocorre em torno de 15 dias.
A recomendação médica é três dias de repouso. Como a doação é prevista em lei, é possível se ausentar do trabalho e receber atestado médico, dependendo do estado de recuperação.
Um transtorno psiquiátrico não é contraindicação para a doação, desde que o doador tenha plena consciência do procedimento da doação e esteja compensado de sua patologia.
Quem pode doar medula óssea? Para se tornar um doador de medula óssea é necessário: Ter entre 18 e 35 anos de idade (Portaria nº 685, de 16 de junho de 2021 - abre em nova janela)
Posso doar mais de uma vez? Sim. Você pode ser convidado a uma nova doação para o mesmo paciente ou para algum outro que seja compatível com você. A quantidade de medula óssea doada é rapidamente resposta pelo organismo de modo que não ocorre esgotamento de sua reserva de células-tronco.
Quem fez o transplante de medula óssea pode ter filhos?
Pacientes transplantados hoje em dia podem ter filhos, porém há diversas recomendações e precauções necessárias que devem ser vistas com o seu médico para a realização desse processo.