Hebreus 11:24-26 NVI Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, porque preferiu ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar o prazer transitório do pecado. Por causa de Cristo, considerou a desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, pois contemplava a recompensa.
Uma irmã (Judá) viu a outra irmã (Israel) recusar-se a ouvir os profetas e a viu rejeitar ao Senhor. Como resultado dessa rejeição, o reino de Israel foi destruído pelos Assírios no século anterior ao nascimento de Jeremias e o reino de Judá testemunhou isso.
Qual foi a desculpa que Jeremias quando foi chamado por Deus?
Deus não deixou de cumprir sua promessa que fez quando chamou o profeta: “Não tenha medo, pois eu estarei com você” (Jeremias 1.8). A confissão do profeta acompanha também um pedido de ajuda: “Deixa que eu veja a tua vingança contra os meus inimigos, pois coloquei a tua causa nas tuas mãos”.
Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”. Nos momentos de dificuldade, Jeremias declarou-se seduzido por Deus.
Isaías 6 registra que no ano em que o rei Uzias morreu, Isaías teve uma visão na qual foi arrebatado até o trono de Deus. Ele viu o verdadeiro Rei lá e recebeu seu chamado para pregar arrependimento ao povo. Outros profetas tiveram experiências parecidas (ver 2 Néfi 11:2–3).
O chamado de Ezequiel é para que o corpo, a carne volte a compor os ossos. Corpo é sinal de dignidade, de beleza divina, é o visível para ser cuidado, é o viver de forma comunitária. Um corpo sozinho é a individualidade dada por Deus, mas o corpo junto a outros corpos é comunidade sonhada por Deus.
Repreendendo reis, profetas e sacerdotes, Jeremias se viu como alvo de várias dificuldades como: perseguição, conspirações, aprisionamento, ser declarado como digno de morte, ter suas profecias destruídas, ser acusado de traição, etc.
Jeremias é conhecido como o profeta que sofre por causa de sua missão de anunciar um Deus justo que não deixará impune nem seu próprio povo. Isso produz inimizade e conflito. A futura perseguição do profeta já se encontra no relato de sua vocação: pelejarão contra ti, mas não prevalecerão (1.19).
Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.
Davi fugiu da cidade de Gate e foi para uma caverna perto da cidade de Adulã. Quando os seus irmãos e o resto da família souberam que ele estava lá, foram ficar com ele. E todos os homens que estavam em dificuldades, ou com dívidas, ou insatisfeitos também foram, e Davi se tornou o chefe deles.
Mesmo quando fugimos do chamado e vontade de Deus para nossas vidas, Ele continua a nos esperar, nos atraindo para o caminho ao qual quer nos levar. Saiba que, se você desistiu do chamado que Ele te faz, Ele te espera. Ainda é tempo de voltar!
Muitas pessoas apontam que Jonas fugiu por medo da maldade dos Nínivitas. A Bíblia Sagrada não deixa isso claro em nenhum lugar. O texto dá margem para que entendamos que Jonas fugiu apenas por se negar a cumprir aquilo que Deus, que é soberano, havia planejado como missão para o profeta.
Jonas foi o único profeta que fugiu antes de transmitir sua mensagem. Jonas não quis testemunhar aos pagãos em Nínive, mas quando irrompeu a grande tempestade, ele foi forçado a testemunhar aos pagãos dentro do navio.
A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença.
Segundo o apócrifo Vida dos Profetas, escrito por um judeu da Palestina no séc. I DC Jeremias foi apedrejado e morto por seus conterrâneos quando residia no Egito.
Jeremias fala contra a idolatria, o adultério e os sacrifícios de crianças que correm soltos em Jerusalém. Os judeus conspiram para matá-lo, mas Deus o mantém seguro.
Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
O chamado profético de Isaías em Isaías 6 foi direcionado especificamente para a nação de Israel. Após o reconhecimento de sua própria indignidade, Isaías foi purificado por meio de um carvão em brasa e recebeu o chamado de Deus para ser um mensageiro do Seu povo.
O profeta Jeremias nasce por volta de 650 AC, em Anatot, perto de Jerusalém. Exerceu sua missão profética entre 625 e 585. Profetizou durante o período conturbado que viveu Judá, quando foi invadido pelos babilônios. Portanto, ele presenciou a derrocada do Reino do Sul.
29.21). O profeta não ficou completamente mudo, mas falava somente quando recebia alguma revelação da parte de Deus. Ezequiel pronunciou muitos oráculos aos exilados nos seis anos entre o seu chamado e a destruição de Jerusalém.