Embora Ló tenha conseguido escapar de Sodoma e Gomorra antes que fossem destruídas, alguns membros de sua família tinham-se acostumado com a iniqüidade dessas cidades.
13 Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor aumentou diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou para destruí-lo. 14 Então saiu Ló e falou a seus genros, aos que haviam de casar com as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade.
Ao falar do final dos tempos e da vinda do Senhor Jesus, o Evangelho de Lucas menciona não apenas a família de Noé, como também a de Ló: “O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.
Segundo o relato bíblico (Genesis 18: e Genesis 19:), as cidades e seus habitantes foram destruídos por Deus devido a seus pecados e à prática de atos contrários à moral dos antigos israelitas, dentre os quais a tentativa de estupro a dois anjos do Senhor.
Um novo estudo sugere agora que Sodoma ficaria na Jordânia e seria Tell el-Hammam, hoje um sítio arqueológico no Vale do Jordão, próximo ao Mar Morto. Essa hipótese está dando o que falar. Um dia qualquer, 3,6 mil anos atrás, um asteroide se dirigia à Terra a 61 mil quilômetros por hora.
Sodoma e Gomorra, as cidades que conheceram a Ira de Deus
Qual é o pecado do povo de Sodoma e Gomorra?
Há muito tempo os intérpretes cristãos têm considerado o texto de Gn 19 comouma referência ao pecado da homossexualidade. Essa interpretação surgiu um contraponto na proposta revisionista de que o pecado de Sodoma e Gomorra consistiu numa falta de hospitalidade.
Assim, as duas filhas de Ló ficaram grávidas do próprio pai. A mais velha teve um filho, a quem deu o nome de Moabe. Ele foi o pai dos moabitas de hoje. A mais nova também teve um filho e pôs nele o nome de Ben-Ami.
Quando Deus deu conhecimento, a Abraão, dos seus planos de destruir Sodoma, o patriarca ficou preocupado com a vida das pessoas justas que viviam na cidade. Então, Deus disse-lhe que salvaria a cidade se Abraão nela encontrasse dez pessoas honestas, o que não aconteceu.
A Bíblia nos conta que Ló e suas filhas deixaram Zoar e passaram a habitar uma caverna nas montanhas. Devido à falta de homens na região, a filha mais velha de Ló tem um plano para preservar a linhagem de sua família: embriagar seu pai e deitar-se com ele, convencendo a irmã mais nova a também fazer isso.
Mateus 10:15-23 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Eu lhes digo a verdade: no dia do juízo, as cidades perversas de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos rigor que essa cidade. “Ouçam, eu os envio como ovelhas no meio de lobos.
Em Gênesis 19:30-38, as filhas de Ló embebedaram o pai e, em duas noites consecutivas, o estupraram. As duas engravidaram. A filha mais velha deu à luz Moabe, enquanto a filha mais nova deu à luz Ben-Ami.
Desesperada, a família de Ló deixa Sodoma após o conselho dos anjos. Durante a fuga, Ayla descumpre a ordem de não olhar para trás e vira estátua de sal.
Deus estava disposto a perdoar até mesmo com somente 10 justos, mas não os encontraram, e Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo. No caso vivido pelo Brasil hoje, não é que não existem 10 justos no país.
Embora Ló tenha conseguido escapar de Sodoma e Gomorra antes que fossem destruídas, alguns membros de sua família tinham-se acostumado com a iniqüidade dessas cidades.
(Jó 1:18-19) Depois que as provações de Jó terminaram, Deus o abençoou na segunda metade de sua vida com mais sete filhos e mais três filhas. (Jó 42:13) Ao todo Jó teve um total de 20 filhos. Ao longo de sua vida, ele teve 14 filhos e 6 filhas.
Os amonitas estavam muito presentes na região que hoje se encontra a Palestina; Os amonitas foram derrotados duas vezes: a primeira por Eúde e a segunda por Jefté.
Assim, as duas filhas de Ló engravidaram do próprio pai. A mais velha teve um filho e deu‑lhe o nome de Moabe; este é o pai dos moabitas de hoje. A mais nova também teve um filho e deu‑lhe o nome de Ben-Ami; este é o pai dos amonitas de hoje.
Os homens de Sodoma eram extremamente maus e pecadores contra o SENHOR. Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló separou-se dele: “Olhe até onde a sua vista alcançar. Olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste.
Infelizmente, Ló não agradeceu o livramento de Deus e outra vez fez a escolha errada, voltou com sua família para Sodoma. O fim da história de Ló termina com um registro muito triste de uma relação incestuosa dele com suas filhas. Pais que fazem escolhas erradas influenciam os filhos aos padrões mundanos (Gn 19.30-38).