Na formação do povo de Israel, os povos africanos são representados por Efraim e Manassés, filhos de José com a egípcia Azenate (Gênesis 41.45, 50-52). Após o Êxodo, Moisés casou-se uma etíope, o que gerou repulsa em Miriã e Arão (Números 12).
Já povos da Ásia Oriental descenderiam de Cam. Mas Canaã, filho de Cam amaldiçoado pelo avô, seria o pai dos etíopes, sudaneses, ganeses e ameríndios. Ou seja, os africanos seriam descendentes de Cam e de Canaã.
Como surgiram os africanos de acordo com a Bíblia?
Gênesis 10:32" Estas foram as familias dos filhos de Noé, Segundo as suas linhagens e conforme as suas nações. APARTIR DELAS AS NAÇÕES ESPALHARAM SE PELA TERRA, DEPOIS DO DILÚVIO." (O grifo é Meu) Segundo esta passagem das escrituras, AS NAÇÕES (Incluindo os negro's) são descendentes dos filhos de Noé.
Todos nós somos descendentes de escravos. Houve escravidão em toda a Europa, na Indonésia, entre os índios americanos, na Inglaterra. Na África havia todos os tipos de escravidão, e até hoje em certas regiões africanas os descendentes de escravos são discriminados. Quase toda a África teve escravidão.
O primeiro relato na Bíblia que se refere aos povos africanos é o fato dos filhos de Cam terem ido habitar nesta região (Genesis 10.10-20). Na formação do povo de Israel, os povos africanos são representados por Efraim e Manassés, filhos de José com a egípcia Azenate (Gênesis 41.45, 50-52).
A migração pré-histórica que deu origem a boa parte dos povos da África, incluindo a maioria dos ancestrais dos brasileiros negros, começou há cerca de 5.000 anos e seguiu uma rota por dentro das florestas tropicais do centro do continente, afirma um novo estudo.
A pesquisa diz que os ancestrais dos africanos ocidentais modernos cruzaram com uma espécie de humano arcaico ainda não descoberta, semelhante à forma como os europeus antigos acasalaram com os neandertais e as populações oceânicas, com os hominídeos de Denisova.
Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele. De acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé, irmãos de Cam.
Adão e Eva foram formados do pó da terra (Gênesis 2:7). E como o solo geralmente é de cor marrom, isso significa que eles também tinham pele marrom? Bem, sua pele “não era nem branca nem pálida, mas avermelhada, brilhando com a rica tonalidade da saúde” (Ellen White, Last Day Events 291.4). Não apenas isso.
A África, principalmente na região do Egito, foi tida ora como local de refúgio (Gn 12.10-20; 1Rs 11.40; 2 Rs 25.26; Jr 43.7; Mt 2.13-15) ora como local de provação (Êx 3.7). O primeiro relato na Bíblia que se refere aos povos africanos é o fato de os filhos de Cam terem ido habitar em região africana (Gn 10.10-20).
Mitos dogmáticos ou dogmas mitológicos? Já disseram que a cor negra é o sinal que o Senhor colocara em Caim por haver este matado a Abel, seu irmão (Gn 4.15).
Como não há uma descrição física de Cristo na Bíblia, tampouco há espaço para dúvidas: o Jesus histórico, o homem que foi executado pelo Império Romano no século 1, era um judeu de pele escura, proveniente do Oriente Médio.
Pode haver mais negros na Bíblia. Por exemplo, quando Israel saiu do Egito, uma “multidão mista” foi com eles (Êxodo 12: 37-38), o que provavelmente incluía negros também. Mas como a cor da pele não é uma questão importante para Deus, nunca é explicitamente mencionado na Bíblia se alguém é negro, mistura ou branco.
Nacionalistas e intelectuais Palestinos afirmam ser descendentes dos cananeus e jebuseus, Mahmoud Abbas presidente da Autoridade Palestina afirmou que os palestinos são de origem cananeia.
Afro-brasileiros, negros, pretos ou afrodescendentes são os termos usualmente adotados, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para designar a parcela da população brasileira autoidentificada como descendente de povos nativos da África subsaariana.
Os negros eram trazidos da África contra a própria vontade, trabalhavam pesado na lavoura e demais atividades que os senhores exigiam e eram tratados com violência e crueldade. Além do excesso de trabalho a que eram submetidos, havia a violência sexual dos senhores contra as escravas.
Os negros trazidos para o Brasil pertenciam, principalmente, a dois grandes grupos étnicos: os sudaneses, originários da Nigéria, Daomé e Costa do Marfim, e os bantos, capturados no Congo, Angola e Moçambique. Estes foram desembarcados, em sua maioria, em Pernambuco, Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Qual era a origem da maioria do povo que veio da África?
A cultura africana é vasta devido à grande diversidade de etnias que possui e à migração de vários povos do mundo para o continente. A região norte, saariana, manteve, ao longo da história, contatos forçados e espontâneos com povos fenícios, turcos, árabes, romanos, gregos e do extremo oriente.
Esse grupo de escravos trabalhava nos serviços religiosos com os sacerdotes e os levitas, e figuravam como pessoas que haviam se afastado dos gentios para abraçar a lei de Deus. A origem deles é obscura, mas se acredita que eram prisioneiros de guerra (Vendrame, 1981).
Na realidade, o Papa Gregório anunciou que Maria Madalena, a mulher pecadora, e Maria de Betânia eram uma só. Nasceu desse erro a ideia de que Madalena fosse uma prostituta. Discípula amada ela realmente foi, afinal seguia Jesus com seus bens e com seu coração e estava na cruz no momento final.
Dividido em três partes e com cerca de 350 fólios, o livro procura estabelecer a origem dos índios americanos do ponto de vista genealógico e geográfico: assim, eram vinculados à descendência de Ofir, e por consequência a Joctã e a Sem, filho primeiro de Noé.