Originalmente, fazia referência ao termo calógero (em grego: καλόγερος, transl.: kalógeros), monges da Igreja Ortodoxa que habitavam o Monte Athos e seguiam a regra de São Basílio. No período otomano, devido à perseguição, alguns tomaram refúgio nas comunidades gregas do sul da Itália, daí seu contato com o Ocidente.
O aluno calouro é aquele que está ingressando no seu primeiro ano da graduação. O termo é utilizado para referir-se aos alunos novatos, que acabaram de iniciar a sua trajetória acadêmica no ensino superior.
Em algumas faculdades, as brincadeiras de integração entre os veteranos e os calouros ainda são tradicionais, como o uso de tintas, a participação em jogos ou a exposição por apelidos.
Também chamados de “bixos” ou “bichos”, os calouros são os mais novos de cada graduação, já que acabaram de ingressar no ensino superior, e costumam passar por muitas brincadeiras, como pegadinhas, feitas pelos mais velhos do curso.
Veterano (do Latim Vetus, que significa "Velho") é uma pessoa que tenha tido tempo de serviço ou experiência na área. Um militar, estudante ou profissional que está trabalhando ou estudando com sua área há bastante tempo costuma a ser chamado de veterano, no entanto, é no ramo militar que se usa mais essa denominação.
O que significa ser veterano? Em conformidade com o dicionário, o adjetivo masculino é utilizado para descrever aquele que serviu muitos anos como militar. Por extensão, veterano é quem exerceu, durante muito tempo, uma atividade, ofício ou profissão.
Elas tinham um alto custo e quando um estudante iniciava seus estudos (muitas vezes analfabeto, de cabelo e barba grandes) eram vistos pelos veteranos como “bichos”, seres irracionais, que precisavam ser “civilizados”.
O veterano é quem já está cursando o ensino superior, recebendo esse nome a partir do segundo ano. São eles que deixaram de ser calouros e passam a recepcionar os novos alunos, pregando o trote universitário, uma atividade que não pode ter caráter de coagir ou constranger os recém-chegados.
Já o termo bixo nada mais é do que uma maneira informal de chamar os novos alunos de uma instituição. Ele é, portanto, uma gíria, muito utilizada e já incorporada ao dialeto universitário, para a palavra “calouro”.
Neste semestre, o DCE lançou o programa de Apadrinhamento de Calouros, cujo objetivo é promover a integração social e acadêmica entre alunos veteranos e quem recém ingressou na Universidade. O calouros irá receber todo suporte, poderá tirar dúvidas e entender melhor como funciona o seu curso, bem como a instituição.
O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.
O termo “bixo” é designado a alunos que acabaram de ingressar na faculdade e que, nessa condição, são submetidos a trotes realizados por veteranos. Confira o porquê disso!
A forma “bixo”, com a letra X, é uma gíria usada no ambiente universitário informal. É sinônimo de “calouro”, ou seja, o ingressante de primeiro ano em algum curso universitário.
Em resumo, a diferença principal entre calouros e veteranos reside no estágio da graduação em que se encontram. Os calouros são estudantes no início do curso, recém-chegados à universidade, enquanto os veteranos estão mais próximos da conclusão de seus estudos.
No início da graduação o aluno é chamado de calouro, o nome pode variar de acordo com a faculdade, algumas também chamam o novato de “bixo”. Um dos desafios mais comuns é a prática do trote, que é tradição em diversas universidades no mundo.
A primeira coisa que os calouros precisam ter em mente é que o núcleo universitário é bem diferente daquele que estavam acostumados no Ensino Médio. Alguns professores já não são tão próximos assim dos alunos e até mesmo aquela falsa hierarquia entre os veteranos e os novatos é motivo de tensão.
18 de julho - Além de comemorar o Dia do Veterano, a data rememora o dia em que o 1º Escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) desembarcou em solo nacional, após o êxito alcançado na Segunda Guerra Mundial.
Quando morreu o último veterano da Primeira Guerra Mundial?
Harry Patch faleceu no dia 25 de julho de 2009, aos 111 anos e 38 dias. Com a sua morte, restou ao britânico Claude Stanley Choules a honraria que ser o último combatente do conflito mundial ocorrido no início de século XX (Claude faleceu em maio de 2011).
Diz-se que a pessoa "ingressa" na faculdade ou "é admitida" na faculdade quando ela é aprovada no processo seletivo (vestibular, ENEM, entre outros métodos de seleção) e realiza a matrícula nos cursos oferecidos pela instituição de ensino superior.