Os Erotes (em grego Ἔρωτες), na mitologia grega, eram os quatro filhos alados de Afrodite, que personificavam várias faces do amor. Eram companheiros constantes da deusa, sempre retratados ao seu lado. Erotes é o plural de Eros ("Amor, Desejo"), que, como uma divindade singular tem uma mitologia mais complexa.
Eros (em grego: Ἔρως), na mitologia grega, era o deus do amor e do erotismo. Era um dos Erotes. Primeiramente, foi considerado como um deus do Olimpo, filho de Afrodite com Ares, ou apenas de Afrodite, conforme as versões.
Hedonê (em grego: Ἡδονή) na mitologia grega, é a daemon ou deusa do prazer. Filha de Eros e Psiquê, nasceu no Olímpo após Hermes ter ajudado a sua mãe a voltar do tártaro com a beleza de Perséfone. O seu nascimento foi o estopim para que a sua mãe fosse imortalizada como deusa.
Por conta do seu jeito mimado e infantil, Afrodite foi aconselhada a ter outro filho. Assim, seu filho primogênito desenvolveria mais senso de responsabilidade. Deus Eros tem seis irmãos, que são: Anteros, Deimos, Fobos, Harmonia, Himeros e Pothos.
A história de Eros e Psiquê narra o amor entre um deus e uma mortal. Psiquê, uma bela princesa, desperta a inveja de Afrodite, a deusa do amor, que ordena que seu filho Eros faça Psiquê se apaixonar por um monstro.
TODAS AS FORMAS DE AMOR NA MITOLOGIA GREGA - OS EROTES
Quais são as 7 deusas gregas?
Neste livro, você vai conhecer as sete principais Deusas Gregas que habitam a nossa psique: Afrodite – a deusa do amor; Perséfone – a menina; Hera – a esposa; Deméter – a mãe; Atena – a profissional; Ártemis – a capaz; Héstia – a sábia.
Na Mitologia Grega Volúptia ou Volúpia, é filha de Eros (amor) e Psiquê (Alma) de todos que acreditavam nas Trigêmeas de Eros II e Volúptas. Volúpia é uma fada que quando toca na água se transforma em sereia e tem asas de borboleta gigantes.
Filha de Tétis e Oceano Foi a primeira esposa de Zeus, a quem forneceu a bebida que fez Cronos regurgitar todos os filhos que havia anteriormente engolido, sendo consagrada com a alcunha de A mais célebre das Oceânides.
Tlazoltéotl (em náhuatl: tlazōlteōtl, ”deusa da imundície'' tlazolli, ''imundície'', teotl, ”deus“ ), é uma deidade de origem Huasteca, que na mitologia huasteca é a deusa da luxúria e dos amores ilícitos, senhora do sexo, da carnalidade e das transgressões morais, durante a evangelização dos espanhóis no novo mundo, ...
Afrodite. Deusa da beleza, a formosa e sedutora Afrodite representava a paixão e o desejo. Mas, em diversas ocasiões, ela própria se viu traída por esses sentimentos tão poderosos.
Quem foi Afrodite? Afrodite foi uma deusa que fez parte da religiosidade dos gregos antigos, sendo considerada a deusa do amor, da beleza, do desejo, da fertilidade e de tudo o que se relacionava com a sexualidade humana.
Tânato ou Tânatos (em grego: Θάνατος, transl.: Thánatos, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Seu nome é transliterado em latim como Thanatus e seu equivalente na mitologia romana é Mors ou Leto (Letum).
Antes de desaparecer, pouco antes do amanhecer, Eros obrigou Psique a jurar que nunca tentaria ver o seu rosto. Com o passar do tempo, Psique apaixonou-se pelo ser misterioso até que um dia, ao visitar as irmãs, invejosas da sua felicidade, foi instigada a ver o rosto do seu marido.
Himeros. Himeros (ou em latim Himerus) era o deus grego do desejo sexual. Segundo a Teogonia de Hesíodo, quando a deusa Afrodite surgiu pela primeira vez na espuma do mar, ela estava grávida dos gêmeos Eros e Himeros.
Têmis era a deusa da consciência coletiva e da ordem social, da lei espiritual divina, paz, ajuste de divergências, justiça divina, encontros sociais, juramentos, sabedoria, profecia, ordem, nascimentos, cortes e juízes. Foi também inventora das artes.
Na mitologia grega, Minta ou Menta (em grego clássico: Μινθη, transl. Minthê), era uma ninfa que vivia no rio Cocito, amante de Hades, o rei do mundo dos mortos. É a "Ninfa do Submundo".
Zeus foi a principal divindade da religiosidade da Grécia Antiga, sendo o deus dos céus, do raio e do trovão. Era filho de Cronos e Reia, e tornou-se senhor dos homens e dos deuses depois de resgatar seus irmãos do ventre de seu pai e liderar uma guerra contra os titãs. Ficou marcado por ser infiel a sua esposa, Hera.
Um dos episódios mais conhecidos da trajetória de Hades foi o sequestro de Perséfone, deusa da agricultura e da vegetação. Nesse mito, Hades teria ido ao mundo dos mortais para verificar a guerra que era travada entre os deuses olímpicos e os gigantes. Quando passava pelas proximidades do monte Etna, avistou Perséfone.
Hera sempre foi considerada a proterora das mulheres, principalmente das casadas e mães. É considerada a mais poderosa entre as Deusas, a única divindade onipresente e onisciente, esse poder sendo simbolizado pelo pavão, cujos cem olhos arrancou de Argo e colocou sob a calda da ave.
Na mitologia grega, Ftono ou Phthónos (em grego Φθόνος, "inveja", "ciúme") é a personificação e o deus dos ciúmes e da inveja. Por muitas vezes é comparado e ligado à deusa do caos e da discórdia, Éris por sempre causar os mesmos efeitos que a deusa, usando e abusando do ciúmes e inveja para criar brigas entre todos.