Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.
A natureza jurídica dos cemitérios variará de acordo com a administração do mesmo. Quando se tratar de cemitério público, o direito real será de uso do titular do direito, pois o mesmo pertence aos municípios.
Exu é guardião e está presente nas portas dos terreiros, e também, na porta do cemitério, e é uma entidade que atua em locais de passagem, nas fronteiras que dividem campos.
Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.
EXÚ GUARDIÃO DO CEMITÉRIO COMO ELE TRABALHA? - CORTES
Quem é o orixá do cemitério?
Omolu e Obaluaiê são os regentes das almas e dos Pretos Velhos. Seu campo de força e local de oferendas se encontram na Calunga Pequena (cemitérios). Sua saudação é "Atotô Abaluaiê / Atotô Omolu", que significa "Silêncio para o grande rei da Terra".
Exu Tranca Rua das Almas é uma entidade muito poderosa. Assim, tem fama na Umbanda e em outras correntes religiosas de matriz africana. Esse tipo de espírito atende a Ogum e protege as pessoas. Exu Tranca Rua, então, é famoso por abrir ou fechar os caminhos dos indivíduos.
A idéia de uma morte marcada pelo martírio/sacrifício estaria sedimentando as bases para o reconhecimento de Edmundo como um Santo popular, ou “Santo de Cemitério”.
Saída - Ao sair do cemitério, saia de frente para ele e de costas para a rua. Dê dez passos dessa forma e só então caminhe normalmente em direção ao seu trajeto. No momento da saída também é importante que você reze um pai nosso, para não carregar nada consigo.
Exu é o Orixá da ordem, do movimento, da comunicação, da fecundação; ele é quem abre os caminhos, vigia os mercados e habita as encruzilhadas. Entretanto, não é possível resumir Exu a essas funções e posições, pois ele é uma figura muito complexa e antiga.
Há a crença na existência da comunicação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos e no espaço do cemitério como um local de estender a vida através da evocação de memórias e lembranças.
A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.
Maria Molambo ou Mulambo, como é popularmente conhecida, nasceu numa família rica e aos 15 anos foi pedida em casamento pelo filho de um rei. O maior sonho do marido de Maria, que tinha os seus 41 anos, era ter um herdeiro. Como ela não conseguia engravidar, o seu esposo constantemente a maltratava.
Maria Padilha, também conhecida por dama da madrugada, rainha da encruzilhada, senhora da magia, é uma falange ou agrupamento de Pombajira ou inzilas (em quimbundo: pambu ia-njila; lit. "encruzilhada") pertencente ao sincretismo das religiões afro-brasileiras Umbanda e Quimbanda.
Nossos exus e pombagira são espíritos reencarnantes que vivem no astral como todos os outros espíritos. Muitos deles estão envolvidos em trabalhos de resgate de outros espíritos caídos nas sombras ou trevas astrais humanas, muitos fazem a guarda de terreiros e médiuns mas não existe uma história única para todos.
A Imagem de Gesso Pomba Gira Rainha do Cemitério 25cm em Pé é uma representação fiel da entidade Pomba Gira Rainha do Cemitério. Não perca esta oportunidade.
A frase "óbolo de Caronte" como utilizada pelos arqueólogos às vezes pode ser entendida como referência a um rito religioso particular, mas frequentemente serve como um tipo de taquigrafia para cunhagem abreviada para cunhagem como bens mortuários presumidos para promover a passagem do falecido à vida após a morte.
Como Exu Caveira auxilia a vida das pessoas? Sua principal função é o combate às energias negativas. Ele também faz o necessário para que os espíritos desencarnados não regridam em seus conhecimentos e possam evoluir.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura. “Exu vai abrir os caminhos e ficar à frente.
Um deles é o Orixá Omolu que é o guardião de todos os seres caídos, negativados ou desequilibrados. Atua retendo e guardando esses espíritos no “embaixo” do Cemitério (tudo que está abaixo do nível neutro do Cemitério é regido por Pai Omolu e acima deste mesmo nível é Pai Obaluayê).
Segundo a mitologia, Nanã é responsável pelo portal entre a vida e a morte, pois ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que eles possam se livrar do peso que sofreram em sua jornada, reencarnando sem os rastros da vida anterior.