O CV historicamente tinha uma aliança com a facção Família do Norte, que foi rompida em 2019. Com atuação no Norte do país, o Comando Vermelho visa à rota Solimões, em alusão ao rio localizado na Amazônia. Essa rota é abastecida por narcotraficantes colombianos e peruanos com grandes quantidades de cocaína e skunk.
O PCC atua em 13 estados sem a presença do CV, enquanto o CV disputa poder com o PCC em 11 estados e no Distrito Federal. O Comando Vermelho só atua em dois estados sem a presença do seu maior rival: Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Segundo a polícia, trata-se de Norivaldo Cebalho Teixeira, conhecido como “Véio”, “Tuta” ou “Mercúrio”. Ele é um velho conhecido da polícia do estado e é considerado o líder do CV nos municípios de fronteira, a exemplo de Porto Esperidião, onde as irmãs foram mortas.
Com isso, em 2023, o CV retomou a liderança de área total sob o seu domínio (242,21 km²), que havia sido perdida em 2021 para as milícias. Em 2021, dos 509,35 km² do Grande Rio dominados por grupos armados, 46,5% pertenciam às milícias e 42,9% ao Comando Vermelho.
Atualmente, a Rocinha é dominada pelo CV, facção da qual Johnny Bravo faz parte. Apesar de ser considerado o "dono do morro", ele ainda divide o controle com Rogério 157, seu aliado. Johnny apareceu portando anéis com o nome "Rogério 157" em suas raras imagens que circulam nas redes sociais.
A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo.
O homem foi transferido nesta quarta-feira (22) para Minas Gerais. A operação Camaleón foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Sul (Gaeco Sul) e pelo Gaeco de Minas Gerais, com apoio da Polícia Militar da Bahia e de Minas Gerais.
Na América do Sul, CV e PCC atuam principalmente na Bolívia e Colômbia, tradicionais produtores de cocaína. Na Colômbia, as duas facções mantêm relações com ex-membros das Forças Armadas Revolucionárias (Farc).
Na crônica policial do Rio, VP é uma sigla para "vapor", o pequeno vendedor de drogas, mas a ficha policial de Marcinho informa que V e P são as iniciais de dois palavrões pelos quais ele era chamado por sua sorte no jogo. Além de Márcio Amaro de Oliveira, outro traficante assina o apelido Marcinho VP.
Naquele mesmo ano de 1971, André Torres criou uma organização de encarcerados que está completando 25 anos e atualmente domina o tráfico de drogas e promove os sequestros no Rio de Janeiro: o Comando Vermelho. André Torres tem hoje 47 anos e está paralítico, condenado à cadeira de rodas perpétua.
Uma outra grande facção criminosa, o Comando Vermelho, foi formado por reincidentes da antiga facção Falange Vermelha, que durante a década de 70 lutava pelo fim da tortura e dos maus tratos aos prisioneiros. Hoje, o grupo é conhecido especialmente pelo comando do tráfico de drogas no Rio de Janeiro.
Na linguagem dos emojis, o 🚩 marca usuários ou grupos de Whatsapp associados ao CV. A bandeira preta 🏴 é usada por milicianos, que também costumam escolher o 🆑 para lembrar Carlinhos Três Pontes, irmão de Ecko.
O tráfico de drogas é a principal fonte de renda da facção. Para uma boca de fumo "funcionar", ela precisa da autorização do CV. Toda a droga vendida, seja pasta base de cocaína, cocaína, maconha e outros "produtos" devem sempre ser compradas da própria facção.
O GDE, ou 745, foi fundado em 2015 como dissidência do PCC no Ceará. Em 2016, estabeleceu uma parceria com o PCC para conquistar territórios. Em 2019, a parceria foi desfeita, mas sem rusgas. É abastecida por drogas do Cartel de Cali, na Colômbia, por meio de fornecedores no Peru e na Bolívia.
Terceiro Comando da Capital (TCC) é uma organização criminosa do Brasil, com atuação principalmente no estado de São Paulo, mas também em todo o território brasileiro. Foi criado a partir da dissidência de líderes do Primeiro Comando da Capital, sendo, portanto, um grupo rival a este.
Cada organização criminosa possui o seu "estatuto", que, entre suas regras, determina quem pode ou não sair da facção. Tanto no PCC, de São Paulo, quanto no CV, do Rio de Janeiro, é permitida a saída de seus membros e continuar vivo, porém a partir de regras rígidas a serem seguidas fora do mundo do crime.
O que é o batismo do PCC? Na prática, o batismo é o momento em que o novo integrante tem formalizada a sua entrada no PCC. Nas cadeias dominadas pela facção, um preso que não faz parte da organização criminosa é chamado de "primo" e tem o seu comportamento observado pelos integrantes da organização criminosa.
Atualmente, ainda há quatro favelas na Grande Jacarepaguá, entre elas Rio das Pedras, que são alvos constantes de ataques da facção. Há ainda outros focos de disputas na Zona Norte, na Baixada Fluminense e em São Gonçalo, na Região Metropolitana.
Ligado ao Comando Vermelho (CV), Johny Bravo é foragido da Justiça — contra ele há seis mandados de prisão em aberto por uma série de crimes, como tráfico de drogas e homicídio.
Thiago da Silva Folly, o TH é ligado à facção Terceiro Comando Puro, e chefia o tráfico de drogas em diversas localidades do Complexo da Maré. A Maré é um complexo de 16 favelas.