O umbandista é o médium, o cavalo, o mago, o filho de terreiro, que só deve praticar o bem; e o quimbandeiro é o médium, o cavalo, o mago ou o filho do terreiro que só pratica o mal. O primeiro é um intérprete da linhagem angélica; o segundo é o marginal, o feiticeiro ou discípulo da linhagem diabólica.
Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar! Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu.
Ou existe alguma diferença? MAGOS: Sábios e jovens aprendizes que estudam a magia através de experimentos próprios, conhecimentos aprendidos e observações. Magos escrevem seus próprios grimórios. BRUXOS: Têm seus poderes obtidos por grimórios escritos por sacerdotes dos deuses da magia ou de magos antigos.
Se você quiser ser capaz de conjurar todos os feitiços, vá de mago. Se você quiser ser capaz de conjurar feitiços melhor do que qualquer um, vá de feiticeiro. Se você quiser ser capaz de spammar feitiços de 5º nível em descansos curtos, vá de bruxo.
O principio base da magia na Umbanda vem da união de luz, som e movimento. Vindo desde os tempos imemoriáveis, passando pela grande explosão e se perpetuando até os dias de hoje. O maior exemplo disso no ritual de umbanda é a própria gira, onde se observa claramente a união deste fundamento.
Satanás, Satanás Lúcifer é Satanás Satanás, Satanás É um exu, é Satanás, Lúcifer é Satanás. Em entrevista, uma entidade que se apresenta como da linha de exu faz a seguinte afirmação, quando manifestada no corpo de seu cavalo: Eu sou ruim, eu sou maldoso.
Magos, também conhecidos como Mágicos, são pessoas com uma propensão para a magia e aqueles treinados com a sua manipulação. Eles se baseiam nos elementos – terra, ar, água, fogo e o vazio. Magos que alcançaram a maestria em seu estudo dos elementos são chamado de Mestres.
Características. Ser mago é ter a alma marcada por uma aura poderosa. É descobrir, praticar, desvendar o oculto e por à prova seus conhecimentos. O que faz um mago é a sua capacidade de trilhar os caminhos misteriosos em busca do arcano.
Bruxaria é “uma substância existente no corpo dos bruxos” (EVANS-PRITCHARD, 1978, p. 33). Diferentemente da feitiçaria, manipulação de objetos com finalidade causal, que faz um indivíduo adoecer e morrer num espaço de tempo curto, a bruxaria se dá num processo lento.
Em algumas religiões, ser bruxa é lidar com os elementos da natureza, sabendo ativar suas forças e direcioná-las a um fim específico. “É saber que tudo é passageiro e circunstancial, e acima de tudo, lembrar que somos exatamente aquilo que pensamos e fazemos.
Um mago é um praticante de magia que utiliza seus poderes para realizar feitiços, encantamentos e rituais místicos. Os magos são conhecidos por sua habilidade de manipular energias sobrenaturais e canalizá-las para alcançar seus objetivos.
Morgana, também conhecida como “Morgan le Fay”, ou “Morgana, a Fada”, de acordo com a mitologia britânica (e com os livros de Harry Potter) foi uma bruxa das trevas que, como meia-irmã do Rei Arthur, governou a Ilha de Avalon como Rainha.
Reis em Bonfim de Feira é uma celebração espontânea como prática religiosa nas casas de umbanda em devoção aos santos gêmeos Cosme e Damião e ao santo-guia.
Primeiramente, pegue um lápis e escreva no batente superior da porta de entrada da sua casa "Baltazar, Belchior e Gaspar". Depois, faça a seguinte oração para proteção da casa e sua família: "Assim como trouxeram luz para Jesus, que tragam boas energias para a minha casa, protegendo os meus familiares. Amém".
No Dia de Reis, coma seis sementes de uma romã, separando os caroços. Enquanto isso, repita as seguintes palavras: "Assim como os reis magos presentearam Jesus Cristo, também haverão de me ajudar em tudo o que precisar. Amém". Embrulhe outras três sementes em uma nota de baixo valor e deixe na bolsa ou carteira.
➡️Na espiritualidade, a figura do mago é um ser em constante aprendizado, que conhece as leis da natureza, do Universo e das pessoas. Uma característica importante dele é que, nesses estudos, ele não prioriza apenas a razão ou somente a emoção.
Os magos eram a casta sacerdotal pertencente à religião mazdeísta da antiga Pérsia, que também era praticada na Índia e na Grécia - pensa-se que os três Reis Magos que seguiram a estrela até junto do Menino Jesus tivessem pertencido a esta mesma casta.
Seus principais medos são o de ser manipulado, trapaceado e tratado com arrogância. Tem medo de consequências negativas e inesperadas que possa acontecer. O Mago é conhecido por ser dinâmico, influente, carismático e inteligente, esse arquétipo é capaz de ver o mundo através de muitas lentes diferentes.
Um mago prepara poções e magias, diferentemente, feiticeiros tem poder natural, e as criam e controlam da forma que querem sem dificuldades maiores. Porém, em alguns jogos, magos podem aprender magias novas lendo pergaminhos e livros, e feiticeiros estão restringidos à isso.
Os termos usados são “magos”, “sábios”, “homens que estudavam estrelas” e termos semelhantes. Isso nos permite sugerir que o termo “magos” poderia ser uma referência a homens estudiosos e, além disso, pode ser sugerido que os magos eram astrônomos ou astrólogos.
Na tradição cristã, os três reis magos eram sábios que vinham do Oriente à procura do menino Jesus. Ao encontrarem Cristo, prestaram-lhe culto e deram-lhe presentes.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador. A figura de Jesus, em termos históricos, por mais que sua santidade seja dependente de cada fé que cada um tiver, possui uma relevância histórica muito grande.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.