O monopolista é o mercado e controla totalmente a quantidade de produto que será colocada à venda. Mas isso não significa que o monopolista possa cobrar qualquer preço que desejar — não deve fazê-lo caso o objetivo seja a maximização de lucros.
O monopólio ocorre quando apenas uma empresa fornece produtos ou serviços para seus consumidores sem concorrência, fato que pode gerar vantagens competitivas.
Temos como exemplo de monopólio regulamentado o caso da Petrobrás no Brasil. A empresa atua em toda a cadeia de óleo e gás, sendo ao mesmo tempo detentora de poços de petróleo, refinarias e também distribuidoras.
O governo concede a uma única firma o direito exclusivo para produzir um bem. Os custos de produção tornam um único produtor mais eficiente do que um grande número de produtores.
O que é MONOPÓLIO | Significado | Exemplos | Economia
O que é monopólio e dê exemplos?
O termo “monopólio” é uma palavra derivada do grego monos, que significa “um”, e polein que significa “vender”. Nesse tipo de estrutura, uma única empresa tem o controle sobre a venda de um determinado produto ou serviço, podendo, assim, definir os preços que desejar, uma vez que não existe concorrência.
Monopólio Natural. Característico de setores que exigem grandes investimentos em infraestrutura como energia elétrica, exploração de petróleo e gás, saneamento, entre outros. ...
Oligopólio. Um pequeno grupo domina o mercado. ...
Monopólio é o controle exclusivo por parte de uma empresa no comércio ou produção de algum bem ou serviço. Monopólio é uma situação econômica em que uma única empresa controla a produção e comercialização, ou apenas uma destas atividades, de um determinado produto ou serviço.
Monopólio é uma palavra originada do grego “monos” – um e “polein” – venda. Significa o controle exclusivo de um mercado, negócio, produto ou serviço. É uma prática econômica que assegura benefícios para aquele que o possui.
O monopólio é proibido no Brasil. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 173, inciso IV, proíbe o abuso do poder econômico que visa à dominação dos mercados e a eliminação da concorrência. Nesse cenário, cabe ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) fiscalizar o cumprimento da legislação no Brasil.
Monopólio corresponde à prática de controle exclusivo do mercado de determinado seguimento, desse modo a empresa regulamenta os preços e a oferta dos produtos. Apesar dos monopólios serem combatidos por diversos países, as empresas encontram várias maneiras de praticá-los.
Quais são as vantagens e desvantagens do monopólio?
✓ O monopólio permite que se cobrem preços acima do custo marginal, algo prejudicial aos consumidores. ✓ Entretanto, os ganhos adicionais permitem mais investimentos em áreas de pesquisa, por exemplo. serviço com um custo inferior ao custo de várias empresas no mercado.
Num monopólio em sentido estrito só existe um vendedor no mercado que monopoliza o mercado e fixa os preços. Por seu lado, os oligopólios são constituídos por um pequeno número de empresas que dominam o mercado. Estes grupos podem chegar a pactuar aumentos de preços, o que é contrário aos interesses dos consumidores.
Pelos critérios da Forbes, o maior monopólio mundial por volume de ativos é o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), com US$ 6,1 trilhões (quase R$ 30 trilhões).
O que é concorrência monopolística? A concorrência monopolística é um modelo de competição que se caracteriza pela quantidade de empresas que disputam um mesmo mercado com produtos e serviços que são semelhantes, mas não exatamente substitutos.
A entrada de produtos ingleses no mercado brasileiro promoveu o fim do monopólio português sobre a economia colonial. De 1500 até 1808, o Brasil deveria comercializar apenas com Portugal. A abertura dos portos promoveu, a priori, o rompimento dessa dependência brasileira em relação à metrópole portuguesa.
Além disso, após a Grande Depressão das décadas de 1880 e 1890, inúmeras empresas pequenas acabaram falindo ou foram incorporadas a empresas maiores, dando origem aos monopólios.
Isso significa que se trata de uma empresa pública de capital aberto, com participação de outras empresas privadas e do Estado, sendo este o detentor da maior parte das ações. Conforme vimos, a lei que criou a Petrobras determinou o monopólio do Estado sobre as atividades desenvolvidas na cadeia produtiva do petróleo.
Atualmente, a Petrobras está organizada como Sociedade de Economia Mista, submete-se às regras gerais da administração pública e não mais detém o monopólio da exploração do petróleo em território nacional.
A grande vantagem do monopólio é não haver concorrência, sendo extremamente rentável e com custos baixos pelas inovações tecnológicas. Essa vantagem também tem como consequência a maior racionalidade e capacidade de fazer planejamentos a longo prazo pela segurança do futuro.