Aliás, equipamentos no caso do Circo, no que se refere aos que são utilizados nos números, se chamam aparelhos. O Apresentador pode ser chamado de Cabaretier.
Os circenses mais incríveis do mundo são Bello Nock, o Duo Transcend, Cirque du Soleil, The Flying Wallenda e Anna Netrebko. Além disso, outros nomes de destaque são Mooky Cornish, Sergei Polunin, Dolly Jacobs, Nik Wallenda e o brasileiro Marcos Frota.
O PRIMEIRO CIRCO MODERNO E OS NOVOS CIRCOS QUE EXISTEM NO BRASIL. Malabaristas, trapezistas, palhaços, equilibristas, atores, músicos, ilusionistas, faquires, contadores de história, contorcionistas e acrobatas são parentes.
O circo é um espetáculo cultural permanente e, desde seus primórdios, é considerado, além de um grande local com espetáculo que vislumbra os olhos, também como uma forma de manifestação cultural.
As artes circenses são um fantástico entretenimento, que envolve diversas áreas artísticas como a dança, o teatro e a música. Os artistas apresentam os seus espetáculos ao som de uma música contagiante e interagem com o público de uma forma única.
O capataz lidera um grupo de pessoas que faz trabalho braçal. No caso do circo, ele é o encarregado geral, ou seja, o “chefe” ou líder, que está a frente do grupo de pessoas que faz a montagem de toda a estrutura do circo.
O diretor circense, ou diretor de circo, é a pessoa que desenha todo o espetáculo. É ele que faz a programação, coordena e dirige os ensaios e a apresentação e é o maior responsável pela organização do espetáculo.
Philip Astley é considerado o pai do Circo Moderno. Da mistura de militares com saltimbancos resultaram nas várias gerações de famílias circenses que hoje percorrem o mundo.
Os animais que trabalham no circo são cavalo, pônei, elefante, macaco (chimpanzé e orangotango), cachorro, leão, tigre, urso, lhama, dromedário, hipopótamo, pombo e foca.
Personagens criados de acordo com a necessidade do cliente. Nossos artistas também são atores. Dispomos de fantasias e maquiagens para cada evento e podemos realizar teatros com temas específicos.
A palavra “circo” vem do latim “circus” (referente a círculo ou anel). O Circo sempre teve como objetivo levar entretenimento às pessoas. Desde a Antiguidade, muitas civilizações já praticavam algum tipo de arte circense.
No circo há a presença do palhaço, da equilibrista, do malabarista, do mágico, da trapezista, entre outros artistas. São diversas modalidades que compõem essa prática corporal e podem ser vivenciadas na escola.
Tanto nos programas de apresentação dos circos como no ensino das escolas, as modalidades se dividem entre a arte equestre, a doma, a manipulação de objetos (antigamente chamada de malabarismos), as acrobacias, os equilíbrios, as técnicas aéreas, o ilusionismo e a palhaçaria.
De acordo com a pesquisadora, um circo tradicional tem geralmente uma família proprietária, mas é formado por várias famílias diferentes. Há, ainda, outras famílias que atuam como artistas contratados a depender do espetáculo.
Pode ser um acrobata, um mágico, um palhaço, um hipnotizador, um bailarino, um adestrador (amestrador), um cuspidor de fogo, um contorcionista, um equilibrista, um malabarista, ou qualquer outro artista que faça números de circo. Os aplausos são, sem dúvida, o que mais atrai os artistas a seguirem esta profissão.
O circo, como conhecemos hoje, com picadeiro, lona e palhaços, surgiu aproximadamente em 1770 com o inglês Philip Astley, um oficial da Cavalaria Britânica. Ele organizou, com normas militares, um espetáculo equestre, até então um esporte nobre, numa época em que os direitos da nobreza eram muito rígidos.
O mestre de pista é a pessoa que assegura todo o andamento do espetáculo circense de acordo com a programação feita pelo diretor circense. Na maior parte dos casos, é ele que apresenta o espetáculo e anuncia a entrada dos artistas de circo respeitando o programa interno.
Palhaçaria, dramaturgia, teatro, pantomima, música, acrobacia, ginástica e muitas outras linguagens, tudo é apresentado na centralidade do mesmo palco-picadeiro. Desde o começo do século XIX, a América Latina fez parte da rota de turnês de circos europeus.