É possível ter tea TDAH e altas habilidades?
Existe a possibilidade de um autista ter altas habilidades/superdotação, no entanto, é mito que todos tenham, pois há muitas comorbidades que podem acompanhar o autismo, como TDAH, dislexia, discalculia, TOD, deficiência intelectual, entre outras.Quem tem QI alto pode ter TDAH?
Resumo: Crianças com altas habilidades podem apresentar sintomas característicos do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). A avaliação neuropsicológica nesses casos oferece um desafio ao clínico e o diagnóstico diferencial é ainda mais difícil em pré-escolares.O que desencadeia o TOC?
A origem do TOC não está bem esclarecida, porém, certamente, trata-se de um problema com várias causas. Estudos sugerem que ocorram alterações na comunicação entre determinadas zonas cerebrais, mas fatores psicológicos e histórico familiar também estão entre as possíveis causas.Como funciona o cérebro de uma pessoa com altas habilidades?
Sabe-se que o córtex cerebral desses prodígios é menor que a média na infância, mas aumenta e se sofistica ao se aproximar da adolescência. Eles também apresentam maior volume de matéria cinzenta, o que lhes confere habilidade para lidar com dados e extrair conclusões, e as suas conexões neurais são mais velozes.Pensamentos repetitivos e ruminativos: tenho TOC ou sou uma pessoa superdotada?
Quais as dificuldades de uma pessoa superdotada?
Em resposta a esta complexidade, pessoas com altas habilidades podem exibir comportamentos sociais desajustados, hostilidade, agressão, baixo autoconceito, insegurança, frustração, raiva e sentimentos de inadequação.Qual o QI de pessoas com altas habilidades?
As classificações de inteligência são agrupadas da seguinte forma: acima da média da população (Muito Superior – QI de 130 ou mais e Superior – QI de 120 a 129); na média da população (Médio Superior – QI entre 110 e 119, Médio – QI entre 90 e 109 e Médio Inferior – QI entre 80 e 89) e abaixo da média da população ( ...Quais são os 3 tipos de TOC?
Conforme explica Ivana Cabral, as principais são:
- TOC de contaminação: medo exagerado de germes e doenças;
- TOC de acumulação: dificuldade excessiva em se desfazer de objetos;
- TOC alimentar: consumo de grande quantidade de comida para alívio do estresse e ansiedade;
Quem tem TOC é considerado doido?
O TOC é uma das doenças psiquiátricas mais comuns que existem e se caracteriza por pensamentos ou comportamentos que o indivíduo percebe que são exagerados e fora da realidade, mas que não consegue evitar.O que faz o TOC piorar?
Os sintomas podem piorar quando a pessoa experimenta um estresse maior. O transtorno obsessivo-compulsivo, em geral considerado um transtorno para toda a vida, pode ter sintomas leves a moderados ou ser tão grave e demorado que se torna incapacitante.O que pode ser confundido com altas habilidades?
Os diagnósticos diferenciais mais comuns, que podem confundir os pais, educadores e profissionais e devem ser considerados são o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositivo Desafiante (TOD), Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Transtornos do ...Quais os três tipos de comportamento que caracterizam a pessoa com altas habilidades ou superdotação?
A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner destacou as três características fundamentais da superdotação.
- Capacidade acima da média;
- Criatividade;
- Comprometimento com a tarefa.
Qual é a diferença entre altas habilidades e superdotação?
A superdotação é caracterizada por alta performance inata, enquanto as altas habilidades se manifestam após a aprendizagem. Ambas resultam em desempenho elevado, mas diferem na origem da criatividade: a superdotação traz uma criatividade natural, enquanto as altas habilidades podem desenvolver criatividade aprendida.Qual é o CID de altas habilidades?
CID F81 – Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares. CID F81 é o código para Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, conforme a Classificação Internacional de Doenças.Quais os direitos de quem tem altas habilidades?
A presença das altas habilidades ou superdotação na legislação brasileira é escassa e se restringe à garantia de atendimento educacional especializado, no âmbito do capítulo da educação especial da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Quando suspeitar de altas habilidades?
Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.). Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.). Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente. Aprende facilmente novas línguas.Como o TOC evolui?
Epidemiologia do transtorno obsessivo-compulsivoPossui uma evolução crônica, apenas 20% tem remissão total. Existem períodos de atenuação, mas não há cura. 90% das pessoas acometidas por essa doença possuem comorbidades, sobretudo comorbidade psiquiátricas, principalmente depressão.
Quem tem TOC é considerado PcD?
Trata-se, isto sim, de “pessoa com sequela de transtorno mental”, uma pessoa cujo quadro psiquiátrico já se estabilizou. Os transtornos mentais mais comuns são: mania, esquizofrenia, depressão, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e paranoia. Então eles são aceitos pelo MTE como deficiência CID F. 20.O que pode ser confundido com TOC?
O TOC e o autismo são duas condições de saúde mental que afetam o dia a dia de quem convive com os transtornos. Embora eles sejam diferentes, ambos possuem características que podem confundir um com o outro em determinadas situações.Qual o TOC mais comum?
TOC relacionado a números é muito comum.
- TOC de contaminação. ...
- Verificação exagerada. ...
- TOC de acumulação. ...
- Pensamentos intrusivos e repulsivos. ...
- Ritual.