Carnes magras e peixes, leites e derivados com baixo teor de gordura, frutas e vegetais sem casca, bagaço e sementes, gorduras boas como azeite extra virgem, óleo de coco e abacate. Evite consumir: Cafeína, comidas apimentadas, industrializados ricos em sal e conservantes, bebidas alcóolicas e açúcar refinado e doces.
Não há nenhum problema em consumir ovo cozido em pacientes com diverticulite. No entanto, há de se moderar a quantidade de consumo por refeição devido a presença de radicais de enxofre que podem aumentar a flatulência.
Se houver, juntamente à colite ulcerativa, intolerância a glúten ou lactose, também deve-se evitar alimentos preparados com farinha, leite e seus derivados.
Para algumas pessoas comer uma dieta rica em proteína, tal como carne magra, frango, peixe e ovos, pode ajudar a melhorar os sintomas de DII. Evite alimentos “problemáticos”.
Os laticínios (como leite e derivados) devem ser evitados quando as pessoas com a colite têm sintomas como dor abdominal ou distensão abdominal. Mesmo aqueles que antes ingeriam normalmente a lactose podem apresentar uma intolerância a lactose transitória nas exacerbações da doença.
Com retocolite ulcerativa pode comer pão de sal francês? Os alimentos feitos de farinha de trigo refinada devem ser evitados em quem doença inflamatória intestinal, principalmente no período de atividade de doença.
✔ Evitar alimentos picantes, fritos e gordurosos; ✔ Manter-se hidratado; ✔ Fazer atividade física regularmente, orientado pelo seu médico e um educador físico, para ajudar a melhorar a função intestinal; ✔ Reduzir o estresse, que pode piorar os sintomas da colite.
O que comer no café da manhã para não prender o intestino?
Os alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre são aqueles ricos em fibras, como cereais integrais, frutas com casca e legumes crus. Além das fibras, a água também é importante no tratamento da prisão de ventre porque ajuda na formação do bolo fecal e facilita a passagem das fezes ao longo do intestino.
Na atividade da doença reduza o consumo de folhas cruas (alface; rúcula; agrião; acelga; repolho; almeirão; couve; espinafre; mostarda) e legumes crus (tomate; cenoura; beterraba; pepino; cebola; pimentão. Prefira sempre os vegetais bem cozidos e cortados em pequenos pedaços.
Carnes magras e peixes, leites e derivados com baixo teor de gordura, frutas e vegetais sem casca, bagaço e sementes, gorduras boas como azeite extra virgem, óleo de coco e abacate. Evite consumir: Cafeína, comidas apimentadas, industrializados ricos em sal e conservantes, bebidas alcóolicas e açúcar refinado e doces.
Na crise aguda não se deve consumir nada cru. Os legumes que pode colocar em sopa são cenoura,chuchu,abobora moranga,abobrinha,palmito,tubérculos como batata,mandioca,batata doce. O correto realmente é consultar uma nutricionista.
As frutas cítricas estão no topo da lista dos sucos bons para inflamação. Laranja, limão e abacaxi são exemplos disso. Mas, tem outras frutas e vegetais que também trazem esse benefício, como goiaba, maçã, couve, tomate, caju, maracujá, frutas vermelhas e romã.
Os alimentos suaves podem ser mais bem tolerados do que aqueles picantes ou muito condimentados. Limite o consumo de certos alimentos que contenham muita fibra, como as nozes, as sementes, o milho e a pipoca.
A enterocolite pode aparecer por infecção bacteriana ou viral, embora possa ser provocada também por medicamentos e intoxicação alimentar. Ela causa dor abdominal, diarreia, vômitos e mal-estar. A colite por radioterapia ocorre em pessoas que fazem ou fizeram radioterapia para o tratamento de câncer de útero.
As fibras presentes tanto na polpa quanto na água de coco ajudam também a regular o trânsito intestinal, sendo indicada para melhorar o funcionamento do intestino e recomendada para pacientes com gastrite, colite e úlcera.