Sim, se for realmente sem álcool. O grande problema deste hábito é que a cerveja com álcool aumenta o desejo de beber cerva com álcool. Porém, se o paciente for disciplinado, não há nenhum problema.
O consumo da cerveja sem álcool é seguro, mas é importante considerar alguns fatores quanto à sua composição. Segundo Charlene, pessoas com diabetes devem se atentar à quantidade de açúcar presente na bebida. Nesses casos, existem versões low carb que são mais indicadas para esse grupo.
“A pesquisa de Nutt mostrou que o Gaba é o primeiro neurotransmissor que o álcool ativa. É ele que proporciona aquela sensação inicial de bem-estar e relaxamento que as pessoas apreciam no álcool.
Quando você ingere álcool, ele estimula esse receptor e ativa o “sistema inibitório”, fazendo você se sentir desinibido e relaxado. No entanto, na manhã seguinte, quando metaboliza o álcool, o cérebro continua a produzir GABA, bem como o neutrotransmissor glutamato — fazendo com que se sinta ainda mais ansioso.
Brahma 0,0% - Considerada a melhor cerveja sem álcool brasileira, a Brahma 0,0% é um dos exemplares do país que não possuem nenhum traço de álcool. Para isso, a cerveja (que possui sabor, aroma e cor quase iguais à versão normal) passa por um processo que retira o álcool do líquido no fim da produção.
A Heineken 0.0 contém menos de 0,03% de álcool, portanto, é uma cerveja sem álcool. Esta quantia não tem impacto no corpo e é totalmente aceitável com relação a dirigir, gravidez, ou tratamento médico intolerante a álcool.
Dito isto, ainda é importante limitar o consumo de álcool enquanto estiver tomando medicamentos para depressão ou ansiedade, acrescentou. Embora o álcool possa aliviar temporariamente a ansiedade e diminuir as inibições, também pode desencadear atividade no cérebro que pode piorar os sintomas de depressão ou ansiedade.
Camomila. Sem surpresa, o chá de camomila é um dos mais indicados para quem quer relaxar. Esta flor parecida com uma margarida tem um efeito poderoso quando se trata de aliviar a ansiedade e promover o relaxamento. E isso não é apenas crença popular.
O uso esporádico de bebidas alcoólicas não está contra-indicado absolutamente, em pessoas com ansiedade. Porém, apesar do álcool ter um efeito geralmente tranquilizante, num primeiro momento, ao sair do organismo pode desencadear sintomas ansiosos.
Quem toma remédio antidepressivo pode tomar cerveja sem álcool?
“Pessoas que utilizam medicamentos antidepressivos, como um ansiolítico, não têm a recomendação de ingerir bebida alcoólica, então esses drinks sem álcool podem ser uma boa opção”, lembra a nutricionista.
Como comentamos, as cervejas sem álcool são uma ótima alternativa para quem deseja reduzir o consumo de bebidas alcoólicas que, invariavelmente, causa prejuízos à saúde, principalmente quando feito sem moderação. Além do mais, com a desalcoolização, o valor calórico da bebida é reduzido.
Desta forma, conclui-se, através do estudo realizado pelo próprio Inmetro, que consumir a cerveja zero pode ser uma alternativa para quem quer beber, mas precisa pegar a estrada depois, sendo segura para consumo, e também que não irá provocar nenhum impacto no teste do bafômetro.
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Indiana, com 49 homens apontou que o simples fato de beber cerveja sem teor alcoólico, libera a dopamina no cérebro. A cada 15 minutos, era dada a quantidade de 15 milímetros, ou seja, uma colher de sopa, para os participantes.
O consumo e popularidade dessa categoria fez com que o World Beer Awards 2024 elegesse a melhor cerveja sem álcool do mundo: a Jupiler, originária da Bélgica e produzida pela empresa AB-Inbev.
Por isso, antes de beber cerveja sem álcool e pegar na direção, é fundamental analisar o rótulo da bebida. Se ela apresentar o teor 0,0%, dá para confiar. Mas se tiver qualquer teor acima disso, o risco de sofrer as consequências da Lei Seca não poderá ser descartado.
O primeiro lugar foi da Budweiser Zero, lançada em 2022 no Brasil. Que, segundo os jurados, cumpre com o prometido: o mesmo sabor e refrescância da versão original, além de possuir uma boa carbonatação, espuma persistente, aroma frutado e amargor marcante.
A Heineken Zero é uma cerveja sem álcool que preserva o sabor distintivo da marca. Com equilíbrio entre maltes e lúpulos, apresenta uma coloração dourada, espuma cremosa e aroma fresco. Oferece uma experiência refrescante e satisfatória, ideal para quem busca o sabor autêntico da Heineken sem teor alcoólico.