Quem tem dermatite seborreica pode lavar o cabelo todo dia?
Lave o cabelo e áreas afetadas com dermatite seborreica regularmente, mas evite lavagens excessivas, pois podem piorar os sintomas. Use água morna e evite água muito quente, que pode ressecar a pele. É muito importante que, mesmo que a coceira seja intensa, você não coce a pele, pois coçar pode piorar a inflamação.
“O tratamento das crises é importante: lavagens mais frequentes, no mínimo 3 vezes por semana; não usar chapéus ou bonés; o uso de shampoos que contenham ácido salicílico, zinco e antifúngicos, dentre outros especificados pelo dermatologista”, listou a médica.
Trate de lavar o cabelo na água morna e em um banho rápido, mas deixe secar. “Se o cabelo não tem tempo de secar e você prende ele ainda molhado, pode causar uma caspa fúngica.” Os cremes de tratamento para nutrição também são indicados durante a lavagem.
O que piora a dermatite seborreica no couro cabeludo?
É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade.
É muito comum que pessoas com caspa fiquem na dúvida se devem ou não higienizar os fios todos os dias, com o medo de deixar o couro cabeludo muito sensível. No entanto, na maior parte dos casos, não há restrição quanto à frequência da lavagem dos cabelos, desde que a água não esteja muito quente.
Lavar os cabelos todos os dias pode piorar a dermatite seborreica? | Its Beauty
Quem tem dermatite seborreica precisa lavar o cabelo todo dia?
Não lavar o cabelo regularmente
Um couro cabeludo saudável é um couro cabeludo limpo. Não lavar o cabelo regularmente pode refletir no aumento da oleosidade e, consequentemente, na piora da dermatite seborreica e na formação da caspa.
Lave o cabelo e o couro cabeludo 2 a 3 vezes por semana com um champô suave que contenha: Substâncias ativas antifúngicas para combater a proliferação da Malassezia furfur, Substâncias ativas que eliminem a caspa e regulem a proliferação celular, e.
Xampus antifúngicos: cetoconazol 2%, piritionato de zinco 2%, ciclopirox olamina 1% – podem ser usados diariamente ou em lavagens alternadas conforme a atividade da doença. Deve-se orientar o paciente a aplicar o produto no couro cabeludo, massagear, deixar agir por 3 a 5 minutos e enxaguar.
Seu dermatologista pode prescrever pomadas antifúngicas (contendo cetoconazol ou ciclopirox olamina) que combatem o pityrosporon oval. Os tratamentos locais à base de lítio também são eficazes. Recomenda-se um tratamento de manutenção prolongado para estabilizar os surtos.
cabeludo em adultos. O Lozan princípio ativo cetoconazol possui potente atividade antimicótica (que combate a micose), aliviando o prurido (coceira) e descamação, que geralmente ocorrem em casos de dermatite seborreica.
Xampus que contenham piritionato de zinco, sulfureto de selênio, ácido salicílico e enxofre, ou alcatrão, também são eficazes no controle de caspa e devem ser usados diariamente ou em dias alternados até que a caspa seja controlada e, depois, duas vezes por semana.
O vinagre é uma ótima opção remédio caseiro para caspa porque tem ação anti-bacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, ajudando a controlar a descamação e aliviar os sintomas. Além disso, a acidez do vinagre também ajuda a remover as células de pele mortas e o excesso de oleosidade do couro cabeludo.
Quem tem caspa pode usar secador? Seborreia, cabelo e umidade não combinam. Por isso, quem tem caspa pode usar secador, desde que preste atenção à temperatura, pois o ar muito quente resseca ainda mais a pele, agravando a irritação do couro cabeludo e acentuando a formação de caspas.
As placas brancas que se soltam na base dos fios de cabelo são formadas porque as glândulas sebáceas (que produzem gordura) incham e passam a produzir secreção oleosa em excesso, que se acumula no couro cabeludo. A presença de um fungo (Pityrosporum ovale) também pode provocar a doença.
Quem tem dermatite seborreica deve escolher um shampoo que ajude a controlar a produção de oleosidade no couro cabeludo, evitando a descamação e a irritação. Embora não seja proibido usar outros shampoos, existe o risco de que produtos não adequados possam pioerar a condição da pele no couro cabeludo.
A dermatite seborreica apresenta um caráter crônico, com períodos de melhora e piora que persistem por décadas. A doença costuma agravar-se em tempo frio e seco, em situações de fadiga ou estresse emocional, após ingestão de alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas, em pessoas que fumam ou após banhos quentes.
A falta de sono, o uso de cosméticos inadequados e a superexposição à luz UV são fatores que podem fragilizar a pele. Por outro lado, não convém consumir certas substâncias tóxicas como o tabaco ou o álcool, que podem favorecer os surtos de dermatite seborreica.
Qual o melhor antiinflamatório para dermatite seborreica?
O sal de lítio está indicado para a dermatite seborreica da face. Deve ser aplicado localmente duas vezes por dia, até o desaparecimento dos sintomas. É famoso por sua ação anti-inflamatória, antipruriginosa e antifúngica, e já demonstrou eficácia equivalente à do cetoconazol.
Nesses casos, o dermatologista pode indicar o uso de alguns remédios para ajudar a controlar a inflamação da pele, como: Corticoides na forma de shampoos, cremes ou pomadas, como hidrocortisona, fluocinolona, clobetasol ou desonida, aplicados diretamente sobre o couro cabeludo ou área da pele afetada.
A dermatite seborreica não pode ser transmitida de uma pessoa a outra, não é contagiosa. Na verdade, é uma doença da pele que em alguns casos pode ficar muito visível e afetar consideravelmente a qualidade de vida de do paciente.
Alguns remédios caseiros, como óleo de melaleuca, ou tea tree, vinagre de maçã e chá de tomilho, podem complementar o tratamento da seborreia, porque ajudam a controlar a oleosidade, além de terem ação antibacteriana, cicatrizante e antifúngica.
Qual a melhor tinta de cabelo para quem tem dermatite seborreica?
A tinta temporária mais conhecida é a Henna, um corante alaranjado que é aplicado sob a forma de emplasto de pó e água quente. As tinturas temporárias, em geral, causam menos reações alérgicas ou dermatites de contato. São de fácil aplicação e não agridem o cabelo.
Porque quando coço a cabeça sai uma massinha branca?
O que é essa massinha branca no couro cabeludo? Na maioria dos casos, essa massinha incômoda que aparece no couro cabeludo é a Dermatite Seborreica. É uma espécie de inflamação da pele, ocasionada pela produção desequilibrada de oleosidade.
Os shampoos à base de cetoconazol(1,2,3) são o tratamento de primeira linha em caso de lesões do couro cabeludo causadas pela dermatite seborreica. Devem ser aplicados duas vezes por semana, entre duas e quatro semanas. Seu mecanismo de ação baseia-se em sua ação antifúngica e anti-inflamatória.