Os servidores públicos federais aposentados têm direito a receber uma gratificação denominada de "Gratificação de Desempenho" (vg.: GDPST, GDASST, GDATA) que foi concedida a uma grande parte dos servidores federais ativos (excetuados os policiais rodoviários federais).
A gratificação por produtividade fiscal é devida em razão do desempenho da função e dos resultados apresentados. Dessa forma, só deve ser paga enquanto o servidor público estiver prestando o serviço que a justifica. Uma vez encerrada a atividade, também é extinto o direito ao recebimento de tal valor.
O servidor público que perdeu gratificação e estiver se sentindo excessivamente sobrecarregado com as dívidas tem direito à suspensão dos descontos bancários, à redução das parcelas para um patamar saudável, assim como pode usufruir de outras medidas que visem a garantia de sua dignidade. Isso ocorre em virtude do art.
Quais são os tipos de gratificações dos servidores públicos?
7 São elas: (i) gratificação natalina; (ii) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas e penosas; (iii) adicional pela prestação de serviço extraordinário; (iv) adicional noturno; e (v) adicional de férias.
Servidor público tem direito subjetivo às gratificações adicionais
Quais são os três tipos de gratificações legais?
Ou seja, tudo vai depender do acordo realizado entre empresa e colaborador e da situação em específico. Entre os tipos de gratificação legal pela reforma trabalhista estão a participação nos lucros, a bonificação natalina, prêmios por desempenho e resultados, entre outras.
Trata-se de uma verba concedida por liberalidade do empregador ao empregado que exerce uma função específica. As únicas gratificações de função previstas na lei são: gratificação de função aos radialistas que acumulam funções e gratificação de função aos vendedores pracistas que acumulam função de inspector ou fiscal.
O que é uma gratificação salarial? A gratificação salarial é um tipo de benefício proposto pela empresa contratante pelos serviços prestados por um colaborador. Em outras palavras, essa é uma bonificação financeira como forma de reconhecimento e agradecimento pelo bom desempenho do profissional ou pelo tempo de casa.
Com isso, conclui-se que a gratificação salarial de função referente ao ocupante de cargo de gestão somente pode ser retirada quando ele for afastado do cargo de confiança antes de completar 10 anos de ocupação dele.
Art. 1º - No mês de dezembro de cada ano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus.
Quanto tempo uma gratificação incorpora no salário servidor público?
Parágrafo Único - Quando o exercício da função ou cargo em comissão de maior valor não corresponder ao período de 2 (dois) anos, será incorporada a gratificação ou remuneração da função ou cargo em comissão imediatamente inferior dentre os exercidos.
Como funciona a gratificação na folha de pagamento?
A gratificação de função ocorre quando o colaborador está no mesmo cargo há um bom tempo, por isso, a organização decide recompensá-lo pelo exercício do cargo. Funciona como um símbolo para comemorar o aniversário do profissional na empresa ou na atividade.
Qual tipo de gratificação não incorpora ao salário?
A 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decisão proferida no processo TST-RR-20698-18.2019.5.04.0004, definiu que a gratificação de função, mesmo se paga por mais de 10 anos, não incorpora ao salário do empregado.
O Adicional de Desempenho – ADE – é uma vantagem remuneratória vinculada aos resultados da avaliação de desempenho individual, com valor determinado a cada ano e devido, mensalmente ao servidor que houver concluído o período de estágio probatório e obtiver resultado satisfatório na Avaliação Especial de Desempenho – ...
#03 – QUEM TEM DIREITO A RECEBER O PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE? Todos os servidores públicos que estavam ativos nos anos de 2013, 2014 e 2015, sendo efetivos ou contratados, integrantes dos órgãos que eram signatários do acordo de resultados daqueles anos, têm direito ao prêmio por produtividade.
A maioria dos Tribunais trabalhistas entende que se o empregado tiver exercido a função de confiança por 10 anos ou mais, de forma ininterrupta, até 2017 (quando a Reforma Trabalhista começou a valer), existe o direito à incorporação da gratificação se o trabalhador não cometeu falta grave.
Entretanto, é importante dizer que existem diferentes tipos de gratificação salarial, como as gratificações legais, previstas em folha de pagamento, e as gratificações ajustadas. Fora isso, também podem ser oferecidas bonificações como prêmio, em diversos formatos e produtos.
Para cada mês que o empregado trabalhou durante o ano, soma-se 1/12 avos do valor de seu salário bruto mensal médio. Ou seja, o trabalhador recebe 1/12 avos do 13º para cada mês que ele trabalhou no ano. Dessa forma, o pagamento é proporcional ao trabalho feito.
As gratificações não têm valor mínimo ou máximo definido, exceto uma: o 13° salário. Nesse caso, o cálculo do valor deve se basear em parâmetros exatos definidos pela CLT, o que retira do empregador a liberdade de escolher qual o montante será pago a cada colaborador.
A Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa (GDATA) foi criada com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços mediante o reconhecimento profissional e a avaliação do desempenho indivi- dual e institucional.
GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO. Não é preciso que o empregado exercente de cargo de confiança receba gratificação de função, mas sim que perceba salário 40% superior ao do cargo efetivo (artigo 62 , parágrafo único , da CLT ).
A norma da empresa fixa o adicional “pela média dos valores das funções exercidas nos últimos 10 anos, com início a partir de 50% desse valor, após o 10º ano, e somente atingindo 100% após 19 anos”.
A gratificação é uma forma de pagamento adicional concedida aos colaboradores. Geralmente, pode ser pago como reconhecimento por um trabalho bem feito, cumprimento de metas ou pela aceitação de responsabilidades extras.