Motorista de aplicativo vítima de assalto tem direito a indenização. O aplicativo de transporte de passageiro deve indenizar por danos morais motorista credenciado que foi vítima de assalto.
Invalidez permanente total ou parcial por Acidente: até R$ 100.000,00 (cem mil reais), dependendo do grau de perda ou redução funcional do membro afetado; Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas: até R$ 15.000,00 (quinze mil reais) de reembolso.
A maneira mais fácil de fazer isso é pelo app de parceiro. Toque no símbolo de escudo azul no canto inferior esquerdo do mapa para selecionar os Recursos de segurança. Escolha Reportar um incidente, informe o que aconteceu e envie seu pedido de indenização.
INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE DE TRÂNSITO - Saiba como ganhar
Quais são os meus direitos quando alguém bate no meu carro?
Direito à reparação dos danos materiais
Se a outra pessoa foi a responsável pelo acidente, ela deve arcar com os custos do reparo. Isso pode ser feito diretamente, por meio de um acordo entre as partes, ou, se o outro motorista tiver seguro, a seguradora dele pode cobrir esses custos.
Na dúvida, basta lembrar da premissa deste conteúdo: quem deu causa ao acidente é o responsável por pagar os prejuízos. Se outra pessoa os pagou, tem direito a cobrar do causador.
Não há a necessidade de se cadastrar para a cobertura deste serviço pela Uber. A partir do momento em que o motorista se torna um parceiro oficial da empresa, o usuário e seus passageiros passam a ter acesso ao seguro contra Acidentes Pessoais de Passageiros (APP).
Para fazer uma reclamação na Uber, é possível usar a central de atendimento no aplicativo ou site da empresa. Não há uma linha de telefone ou número de WhatsApp para entrar em contato. Saiba o que fazer para pedir ajuda à plataforma.
Quem é responsabilizado quando ocorre um acidente com um motorista de aplicativo vinculado ao Rappi ou Uber?
A empresa UBER tem responsabilidade solidária com o motorista pelo acidente de trânsito, pois participa, de forma determinante, da cadeia de consumo (arts. 14 , c/c o 7º, parágrafo único, do CDC ).
Os usuários são responsáveis pelos danos que causarem ao interior ou exterior do veículo, seja ao estofado ou à carroceria. Taxas de danos ao veículo: Elas são pagas integralmente ao motorista parceiro do veículo. Aparecerão em um recibo de viagem atualizado, se for o caso.
Você pode adquirir o Seguro Renda Protegida em seu aplicativo Uber Driver. Você pode encontrar o Seguro Renda Protegida em sua Central de Seguros nas configurações da sua conta. Sua cobertura começa 24 horas após habilitá-la no aplicativo Uber Driver.
Para agilizar o atendimento, use o formulário correto para informar o incidente. Caso você seja testemunha de um incidente grave envolvendo um veículo, usuário ou motorista parceiro ou seja um dos usuários, preencha o formulário abaixo se quiser informar à Uber e nos ajudar a identificar essa viagem.
Zelamos pela segurança de todos que usam o nosso app. Caso tenha se envolvido em um acidente, confirme se você e todos os envolvidos estão bem. Se necessário, entre em contato com os serviços de emergência, como a polícia ou os profissionais de saúde. Compartilhe todas as informações para podermos ajudar você.
Motoristas profissionais tem direito a lucros cessantes, a serem pagos pela seguradora, em decorrência de acidente de trânsito ao qual veículo fica por vários dias parado aguardando conserto. Isso está previsto nos artigos 776 e 779 do Código Civil.
Prescreve em três anos a pretensão de indenização por danos materiais, na modalidade de lucros cessantes, quando a mora decorre de contrato de promessa de compra e venda de imóvel.
“A obrigação de fazer deverá ser cumprida no prazo de 6 meses, a contar do trânsito em julgado e intimação para início de prazo”, diz a sentença. O MPT-SP ajuizou ação civil pública em novembro de 2021 solicitando à Justiça o reconhecimento do vínculo empregatício entre a empresa de transporte e seus motoristas.
A Uber reiterou pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que suspenda todos os processos individuais e coletivos em curso no país sobre vínculo empregatício entre a empresa e os motoristas que usam o aplicativo para trabalhar até a decisão da corte sobre o tema.
A seguradora poderá questionar a utilização do veículo observando, por exemplo, o modelo, a quilometragem e o estado de conservação. Os automóveis comerciais atingem quilometragens elevadas em comparação à média dos outros carros. Diante de muitos perigos, não vale a pena omitir informações.
A XCover é de propriedade da Cover Genius, uma tecnologia de seguros para proteção incorporada que foi recentemente classificada em 1º lugar na lista do Financial Times de empresas de maior crescimento.
Quanto custa um seguro Uber? O preço do seguro varia de acordo com cada motorista, porém o valor do Seguro para Uber pode ser um pouco maior comparado ao seguro de um veículo de uso convencional, variando de 30% a 40% a mais.
O que fazer quando alguém bate no seu carro e não quer pagar o prejuízo?
Mesmo que o outro motorista seja o culpado, muitas vezes você pode acionar o seguro e ele buscará o ressarcimento posteriormente. Em casos onde o outro motorista é o culpado, mas não tem seguro ou se recusa a pagar pelos danos, acionar seu próprio seguro é fundamental para garantir que você não fique sem cobertura.
Para ficar fácil de entender, costumo dizer que a indenização envolve basicamente os seguintes direitos: 1) indenização pelos danos morais sofridos; 2) ressarcimento por quaisquer despesas que teve; 3) indenização por aquilo que deixou de ganhar.
Pode descontar do funcionário batida de carro? É imprescindível comprovar que o empregado teve culpa no acidente de trânsito envolvendo o veículo da empresa para que seja permitido o desconto em seu salário como forma de reparação pelos danos causados, desde que isso tenha sido acordado em contrato por ambas as partes.