Quem tem direito a prova adaptada?

Art. 22. À pessoa com deficiência internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante ou a atendente pessoal, devendo o órgão ou a instituição de saúde proporcionar condições adequadas para sua permanência em tempo integral.
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Quem tem direito a atividade adaptada?

Todos os alunos que possuem um transtorno ou deficiência têm direito a realizar atividades ou avaliações adaptadas? A Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência determina que pessoas que possuem deficiência ou transtorno têm direito ao acesso à Educação, o que também contempla o direito de aprender.
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Quem tem direito à adaptação curricular?

A adaptação curricular deve ser flexível a todos os alunos que apresentam necessidades educativas especiais, assim o currículo não deve ser modificado e sim reorganizado de uma forma em que o aluno possa interagir dentro do mesmo contexto em que seus colegas estão aprendendo.
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Quem deve fazer a prova adaptada?

=> Provas adaptadas - O aluno com deficiência tem direito à prova adaptada de acordo com suas necessidades, o questionamento deverá ser ajustado especificamente para o estudante com deficiência, o tempo para a realização da prova também deve se adaptar ao aluno, o estudante também tem o direito de realizar a prova em ...
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Como funciona a prova adaptada?

Esse tipo de adaptação envolve, tempo que o aluno pode concluir a prova, estrutura da abordagem, com frases simplificadas, desenhos lúdicos com fim de assimilar o conteúdo, entre outras intervenções especificas para outras particularidades do estudante.
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Como fazer avaliação adaptada?

Como fazer avaliação inclusiva? Confira 6 dicas!
  1. construa um ambiente de confiança;
  2. separe o conteúdo e a avaliação em pequenas partes;
  3. revise o material antes da avaliação;
  4. ajude com o conteúdo, caso necessário;
  5. envolva os pais.
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Como é uma prova adaptada para TDAH?

As provas devem ser enxutas, objetivas, curtas, sem pegadinhas. Como este aluno se distrai e se perde nos detalhes, é importante ao final da prova que seja dado um tempo complementar para que reveja as questões em busca de possíveis lapsos ou distrações e dada à oportunidade de corrigir ou refazer a questão.
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Quem tem TDAH tem direito a prova adaptada?

A pessoa diagnosticada com o TDAH, embora apresentem a dificuldade de realizar algumas atividades, não possuem uma incapacidade que pode ser considerada um impedimento. Nesse caso, as condições especiais para a aplicação da prova para os deficientes não se aplicarão a você.
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Quem tem TDAH tem direito a professora de apoio?

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.
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Quais os direitos de quem tem TDAH na escola?

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.
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O que diz a lei sobre adaptação escolar?

LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021

Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
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Quando o aluno tem direito a um professor de apoio?

Quem tem direito? A LBI assegura a oferta de profissional de apoio para estudantes com deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou com autismo matriculados em qualquer nível ou modalidade de ensino de escolas públicas ou privadas.
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Quem deve fazer as atividades adaptadas?

Alunos com Deficiências: Alunos que possuem deficiências físicas, sensoriais, intelectuais ou múltiplas frequentemente necessitam de atividades adaptadas. As adaptações podem variar desde a simplificação do conteúdo até a oferta de recursos assistivos ou formatos alternativos.
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O que a LDB fala sobre adaptação curricular?

Em 1996, a LDB nº 9394/96 no seu artigo 59, atribui aos sistemas de ensino o dever de assegurar aos educandos com necessidades especiais, currículos, métodos, técnicas, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades.
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Quais são os direitos de uma mãe com filho especial?

Qual direito dos pais de filhos especiais na CLT e no INSS?
  • um dia por ano para acompanhar o seu filho de até seis anos em consulta médica ( Inciso XI, Art. 473, CLT);
  • Os pais de crianças de até quatro anos terão prioridade em ocupar as vagas de teletrabalho quando oferecidas ( Art. 75-F, CLT).
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Quem tem TDAH tem direito a monitora escolar?

A Lei nº 14.254/2021 é um marco legal que reforça esse direito, estabelecendo a obrigatoriedade do Estado em fornecer acompanhamento educacional especializado para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
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Qual a nova Lei para quem tem TDAH?

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce aos alunos da educação básica com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem. Não houve vetos.
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Quem tem TDAH é considerado PCD?

Ainda há muito preconceito e falta de informação a respeito. Não somos considerados nem PCD nem neurotípicos no Brasil.
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Quais são os CID que dão direito a professor de apoio?

Segundo a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), essas condições podem ser identificadas por vários códigos, como F81 para transtornos específicos de aprendizagem, F84 para Transtorno do Espectro Autista, ou F70 a F79 para deficiência intelectual.
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Como deve ser uma prova adaptada para TDAH?

A prova escrita deve ser objetiva e com textos curtos, podendo-se fazer uso de testes de múltipla escolha. Quando achar necessário, o professor pode ler as perguntas para o aluno e aplicar avaliação oral ao invés de escrita.
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Quem tem TDAH tem prioridade na escola?

AGORA É LEI: ALUNOS COM TDAH TERÃO ASSENTOS RESERVADOS EM SALA DE AULA. As escolas públicas e privadas serão obrigadas a reservar assentos para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah), de forma que fiquem afastados de janelas e de outros elementos que possam causar distração.
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Quem tem TDAH pode usar o cordão de girassol?

Quem pode usar o Cordão de Girassol? O cordão pode ser utilizado por pessoas que convivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansiedade, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de humor, Doenças crônicas, entre outros.
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Quem tem TDAH tem direito a prova adaptada na faculdade?

Não há legislação específica no Brasil que garanta direitos automáticos a pessoas com TDAH para adaptações em provas. Segundo Camila Varella, presidente da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB-SP, é possível solicitar adaptações por meio de processos judiciais.
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Quais são os direitos de quem tem TDAH na escola?

Na esfera educacional, os estudantes com TDAH têm direito a um ambiente de aprendizado inclusivo e adaptado às suas necessidades específicas. Instituições de ensino, desde a educação básica até o nível superior, são obrigadas a implementar medidas que facilitem o processo de aprendizagem para esses alunos.
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Pode reprovar aluno com laudo de TDAH?

A resposta curta é sim, um aluno com TDAH pode ser reprovado. No entanto, há muitas nuances que precisam ser consideradas: 1️⃣ A escola sabia do diagnóstico? Se a escola foi informada e tinha conhecimento do laudo, ela é responsável por garantir que o aluno receba as adaptações necessárias.
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