Entre os que devem tomar a vacina estão as pessoas com mais de 60 anos de idade que estejam acamadas em casa; que residam em instituições fechadas, como asilos, casas geriátricas e casas de repouso, mesmo que não estejam acamadas; ou ainda que estejam hospitalizadas.
É indicada para crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos. Ela faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação e é oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ela é indicada de rotina para pessoas a partir de 60 anos de idade. Também pode ser recomendada para crianças (a partir de 2 anos), adolescentes e adultos que apresentem algum risco maior para doença pneumocócica, como pessoas imunodeprimidas ou com doenças crônicas, por exemplo.
Disponível em: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Saúde (CS); Serviços de Atendimento Especializado (SAE) e Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para pessoas com algumas condições de risco.
Posso tomar a vacina da Pneumo 23 no posto de saúde?
Para quem é indicada a pneumo 23?
- Prevenção de infecções pneumocócicas, particularmente do tipo respiratório, em pessoas acima de dois anos de idade que apresentam maior risco. - Indicado para pessoas com anemia falciforme, asplênicas ou esplenectomizadas ou ainda aquelas que aguardam esplenectomia.
PROJETO DE LEI Nº , DE 2024. Inclui as vacinas pneumocócica conjugada VPC 15 e contra a herpes zóster no Calendário Nacional de Vacinação do Adulto e Idoso, amplia a sua cobertura por planos de saúde e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art.
Ela está disponível gratuitamente nos Centros de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) e é indicada para pacientes com condições específicas, como infecção pelo HIV, doença pulmonar ou cardiovascular crônica grave, insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica, diabetes mellitus insulinodependente, cirrose hepática e ...
Para crianças que iniciarem a vacinação entre 12 e 23 meses, recomendam-se 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas. A partir dos 2 anos, recomenda-se dose única.
Quanto tempo dura a imunidade da vacina pneumo 23?
A persistência da imunidade não é muito boa e, dependendo da população vacinada e da faixa etária, existe indicação de apenas uma revacinação após cinco anos.
A 23 é melhor que a 13 e a 15? Quanto à quantidade de sorotipos contra os quais a vacina protege, sim, a pneumocócica 15 protege contra 2 tipos a mais, mas ambas possuem excelente eficácia e memória imunológica.
Ela pode ser aplicada em todas as faixas etárias e é considerada um imunizante que fornece uma imunidade bastante robusta contra essas doenças. Por outro lado, a vacina pneumo 23 contém 23 sorotipos de pneumococo – uma variedade maior de tipos em comparação à pneumo 13.
Outras vacinas recomendadas são a pneumocócica conjugada 13 [valente] e a pneumocócica polissacarídica 23 [valente], ambas oferecem proteção contra a pneumonia, que pode ser fatal para pacientes asmáticos”, conta a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino.
Dupla adulto, Influenza e Covid-19 estão entre os imunizantes recomendados aos mais velhos; Dia Internacional da Pessoa Idosa é oportunidade para reforçar a relevância do produto, que também impede a evolução de quadros mais graves das doenças.
É importante notar que essas reações costumam ser leves e de curta duração. Elas geralmente começam dentro de um dia após a vacinação e desaparecem por conta própria em poucos dias. Reações graves a esta vacina são extremamente raras.
Para receber a vacina pneumocócica 23 valente, bem como os demais imunobiológicos ofertados no CRIE, o paciente precisa apresentar laudo médico que justifique a indicação da vacina.
A vacina Pneumocócica 23-valente protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. Pode ser administrada em crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos.
Reações comuns: cansaço, dor muscular, febre baixa. Reações incomuns: inchaço importante que pode chegar até o cotovelo, associado a dor, coceira e calor no membro onde foi aplicada a vacina (reação de Arthus), hematoma e manchas vermelhas no local de aplicação.
Os pacientes reumáticos passaram a integrar o grupo prioritário do SUS, pois são mais vulneráveis às infecções que comprometem o sistema imune. Para receber a vacina, é necessário apresentar a prescrição com indicação médica e um relatório clínico.
Como os pacientes com doença pneumocócica são tratados no SUS? A vacina VPP-23 também é disponibilizada para pessoas a partir de 60 anos de idade quando internadas em hospitais, residentes em instituições fechadas ou povos indígenas.
A vacina estará disponível em todas as unidades públicas de saúde até o dia 30 de novembro e é dose única, não devendo ser administrada mais de uma vez para evitar a potencialização de efeitos adversos.
As vacinas pneumocócicas são recomendadas para crianças até os 6 anos de idade e para idosos maiores de 60 anos. Para pessoas com imunossupressão, como é o caso de asma grave e diabetes, em que o risco de infecção pneumocócica é maior que na população geral, recomenda-se tomar a vacina em qualquer faixa etária.