Casos graves de Esporão Calcâneo em adultos podem levar a uma incapacidade de trabalho em profissões que requerem mobilidade plena, enquanto casos leves podem permitir um grau de autonomia com adaptações.
Em alguns casos, o esporão do calcâneo pode ser assintomático (sem sintomas). Noutros casos, pode provocar dor no calcanhar que pode ser em alguns casos bastante intensa e gerar até problemas de mobilidade, pela dor ao colocar o pé no chão para andar.
A maior parte das pessoas com fascite plantar de origem recente se recupera completamente após dois ou três meses de tratamento não-cirúrgico, incluindo o afastamento de atividades desencadeantes, gelo, uso de calçados adequados, fortalecimento e alongamento.
Quem tem esporão pode pegar peso? Pessoas com esporão de calcâneo podem levantar peso, desde que adotem as precauções necessárias para proteger o calcanhar e reduzir a dor.
O esporão no calcanhar surge devido ao acúmulo de cálcio debaixo do pé ao longo de vários meses, que acontece devido ao excesso de pressão sobre o mesmo local e principalmente devido ao aumento da tensão sobre a fáscia plantar, que é um tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos.
Muita gente confunde as duas patologias, mas elas são diferentes. Basicamente, enquanto a fascite plantar inflama o tecido fibroso (fascite), o esporão é um crescimento do osso que causa protuberância óssea no osso calcâneo. Como esse crescimento acontece próximo à fáscia, muitos confundem os dois problemas.
Se você quer saber se quem tem esporão pode fazer caminhada, a resposta é sim. Pode e deve, afinal esta prática de atividade é útil para o organismo e o corpo como um todo. O que deve ser evitado, por pessoas com esporão, são atividades físicas de grande impacto, como corrida em esteira ou caminhadas longas.
O código é M773, a descrição é esporão do calcâneo, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito pouca probabilidade de causar óbito, com referência não há e os códigos que agora são M773 não há nenhum.
O código é M722, a descrição é fibromatose da fáscia plantar, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são M722 não há nenhum.
Recomenda-se evitar qualquer atividade de suporte de peso extenuante ou prolongada durante os dois primeiros dias após cada aplicação. Você poderá retornar ao trabalho e atividades diárias normais imediatamente após o procedimento.
Os sintomas do esporão do calcâneo geralmente incluem dor no calcanhar, especialmente durante atividades que exercem pressão sobre o pé. A dor é frequentemente localizada na parte inferior do calcanhar, podendo se estender ao longo da sola do pé.
O tempo necessário para desinflamar um esporão de calcâneo com fisioterapia pode variar conforme a gravidade do quadro, a adesão ao tratamento e a resposta individual de cada paciente. Em geral, pode levar de algumas semanas a alguns meses para observar melhorias significativas.
Raio-X do pé (radiografia) – É um exame bastante útil para confirmar o diagnóstico. Com a radiografia, é possível verificar a presença ou não do esporão.
Os calçados certos são importantes não somente para ajudar quem tem esporão, mas também para prevenir a evolução para quadros mais graves e evitar a reincidência. A recomendação é evitar o uso de calçados desconfortáveis, muitos velhos ou apertados por um longo período.
Ambos o gelo e a água quente podem ser eficazes para aliviar a dor de um esporão no pé. No entanto, o gelo é geralmente o método mais recomendado para tratar a inflamação e a dor causadas por esporões. O gelo ajuda a reduzir a inflamação e a dor ao diminuir o fluxo sanguíneo para a área afetada.
Uso de calçados adequados, com bom amortecimento; Medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, para aliviar a dor e inflamação; Aplicação de gelo na área dolorida; Injeções de corticosteroides para reduzir a inflamação.
O esporão do calcâneo pode, ainda, estar associado à dor aguda e penetrante como a de uma facada, quando o centro do calcanhar é pressionado. Importante registrar que, nesses casos, o esporão não é a causa da dor nos pés. Ela é provocada pela inflamação crônica que se instalou nos tecidos ao redor da lesão óssea.
Os esporões calcâneos são frequentemente causados por tensões nos músculos e ligamentos do pé, alongamento da fáscia plantar ou microtraumas repetidos na região plantar. A protuberância no calcanhar é especialmente comum em atletas cujas atividades incluem corridas e saltos em grande quantidade.
A fascite plantar é uma dor nas solas dos pés que pode causar muito sofrimento. Não é incomum que as pessoas que sofrem de fascite plantar também possam ter problemas emocionais. A dor nas solas dos pés pode ser muito incapacitante e isso pode levar à depressão, ansiedade e estresse.
10. Injeção de corticoide. A injeção de corticoide diretamente no local do esporão do calcanhar pode ser feita pelo ortopedista, para ajudar a combater a inflamação e aliviar os sintomas rapidamente.
É uma cirurgia que pode ser feita por artroscopia ou aberta. Em ambos os casos, é aplicada anestesia regional. Apesar de ser considerada uma cirurgia segura, algumas complicações podem ocorrer, como em qualquer outro procedimento. Assim, pode haver lesão do nervo, alterações de sensibilidade, fibrose e infecções.
Apesar de a fascite plantar ser a causa mais comum da dor no calcanhar ao pisar, é preciso consultar um médico especializado para garantir o diagnóstico correto. As causas mais comuns da dor no pé ao pisar estão diretamente relacionadas ao estilo de vida do paciente.