A hérnia de disco é uma das causas da dor no quadril, mesmo que o problema esteja localizado na lombar. Um outro fator que causa dor nessa região é a compressão do nervo ciático, que pode se iniciar na região dos glúteos e prolongar até o posterior da coxa.
1 – Dor forte em uma parte da perna, quadril ou nádegas
No caso da hérnia lombar, é comum sentir uma forte dor em uma parte da perna, geralmente próxima aos quadris e ao se realizar um movimento, como tentar levantar a própria perna.
O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. Causas: Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, da pouca atividade física e do tabagismo.
Geralmente, a dor no quadril irradia-se para a virilha ou coxa, podendo limitar o movimento. Já a dor na coluna pode se espalhar ao longo das costas e ser acompanhada por sensações de formigamento ou dormência.
Minuto Coluna Vertebral – A hérnia de disco tem relação com dor no quadril?
Onde se localiza a dor no quadril?
Os tipos mais comuns de dor no quadril
Dor profunda que atinge a frente do quadril, virilha e região inguinal. Piora com movimentos básicos, como entrar no carro. Geralmente, decorre de algum impacto no quadril ou desgaste na cartilagem.
O que pode ser dor na lombar que irradia para o quadril?
DOR LOMBAR:
Muitos problemas de coluna podem causar dores na região do quadril, sendo que o mais comum são as hérnias de disco e a compressão do nervo isquiático (ciático).
Quais são os sintomas quando a hérnia de disco está inflamada?
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.
Vocês já ouviram falar sobre Síndrome do Piriforme? Pois bem, é uma patologia que pode levar a confusão, pois seu diagnostico pode ser confundido com outras, como por exemplo as Hérnias de disco lombares. A síndrome do Piriforme é uma forma de neuropatia que envolve compressão do Nervo Ciático pelo músculo piriforme.
Qual é a pior posição para quem tem hérnia de disco?
A pior posição para quem tem hérnia de disco, especialmente na região lombar, é permanecer sentado por longos períodos. Esta posição coloca uma pressão adicional sobre os discos da coluna lombar, aumentando a compressão no disco afetado.
Estou sentindo muita dor no quadril. O que pode ser?
A dor no quadril pode ser uma artrose no quadril, uma tendinite ou bursite trocantérica, ou outras doenças, como lesão do lábio acetabular e impacto fêmoro-acetabular. Uma avaliação completa, com exame físico adequado, complementada com exames de imagem é fundamental para que se faça o diagnóstico correto.
Como saber se a hérnia de disco estourou? Uma hérnia de disco não 'estoura', mas pode ocorrer uma ruptura no disco intervertebral (envolvido pelo ânulo fibroso), causando sintomas como dor intensa e, possivelmente, agravamento dos sintomas neurológicos.
A hérnia de disco na coluna, embora não seja uma condição que leva diretamente à morte, é uma condição médica séria que pode causar complicações graves se não for tratada adequadamente. Os sintomas como dor pronunciada, dormência, formigamento e fraqueza nos músculos indicam um problema que requer atenção médica.
Dor ao respirar ou movimento o tronco; Formigamento na região das costelas; Dormência, formigamento ou sensação de queimação nas pernas; Sensação de fraqueza na perna e pé.
O diagnóstico definitivo é feito com a Ressonância Magnética. Problemas no Quadril: Imagem ilustrando a tendinite de isquiotibiais, e Ressonância Magnética evidenciando inflamação importante em um dos tendões isquiotibiais.
Quando a hérnia de disco afeta ou comprime as estruturas nervosas, a dor pode se irradiar da coluna ao membro inferior (nádega, coxa, canela e pé). Os principais sintomas são: Dor ciática. Dor lombar.
Quais são os sintomas da doença? De modo geral, o sintoma mais recorrente em quem sofre de hérnia de disco é a dor intensa na coluna, mas especificamente no local em e que o disco se rompeu. A dor também pode irradiar para outras regiões do corpo.
A dor da Hérnia de Disco pode ser aguda ou crônica, e pode ser intensa o suficiente para afetar a qualidade de vida da pessoa. Já a Dor nas Costas, quando não está associada a uma Hérnia de Disco, pode variar de leve a grave, ser aguda ou crônica, e pode ser acompanhada de outros sintomas, como rigidez muscular.
Qual é o melhor antiinflamatório para hérnia de disco?
Normalmente, são prescritos anti inflamatórios (como Ibuprofeno e Cetoprofeno), analgésicos (desde os mais comuns, como a Dipirona, até os mais potentes, como a Codeína) e relaxantes musculares (como a Ciclobenzaprina). Em casos mais severos, o médico pode aplicar corticóides, como a Prednisona, direto no local.
Além disso, sintomas como cãibras, formigamento, fraqueza e dormência na perna e no pé podem ser sinais de uma hérnia de disco grave. Esses sintomas surgem devido à compressão do nervo ciático pelo disco herniado, o que pode levar a disfunções neurológicas e a um quadro clínico mais sério.
Quem tem hérnia de disco na lombar pode ficar paralítico?
Nesses casos, podem acontecer rupturas do disco cervical, torácica ou lombar. E essas rupturas podem comprimir a medula de forma aguda e importante, podendo deixar o paciente paraplégico.
Quando a dor no quadril pode ser preocupante? Ao sofrer um trauma ou quando a dor é muito forte, repentina, duradoura e limitante, é fundamental procurar um médico.
A hérnia de disco é uma das causas da dor no quadril, mesmo que o problema esteja localizado na lombar. Um outro fator que causa dor nessa região é a compressão do nervo ciático, que pode se iniciar na região dos glúteos e prolongar até o posterior da coxa.
O diagnóstico da hérnia de disco é realizado a partir de exame físico em que o médico realiza testes de função neurológica, avalia sensibilidade, reflexos e força motora. Além disso, a investigação conta com exames de imagem como a ressonância magnética, indicada quando há suspeita clínica da hérnia de disco.