Quem tem hipotireoidismo pode comer folhas verdes?
A informação de que comer vegetais crucíferos diariamente é danosa à tireoide (ou de que aqueles com hipotireoidismo devem reduzir ou evitar o consumo de couve, repolho e outros crucíferos) não procede.
Algumas verduras cruas contêm substâncias naturais chamadas glucosinolatos, que podem interferir negativamente com a produção de hormônios da tireóide. Entre essas verduras estão o repolho, brócolis, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor e espinafre.
Porque quem tem hipotireoidismo não pode comer couve?
Esses vegetais contêm compostos chamados glicosinolatos, que podem interferir na produção de hormônios tireoidianos quando consumidos em grandes quantidades e em sua forma crua. Esses compostos podem inibir a captação de iodo pela glândula tireoide, essencial para a produção dos hormônios tireoidianos.
Quais verduras quem tem hipotireoidismo não pode comer?
Moderar o consumo de soja e produtos a base de soja, pois estudos tem verificado associação entre consumo excessivo desses alimentos e hipotireoidismo; As brássicas, brócolis, couve-flor, couve-de- bruxelas, couve-manteiga, nabo, rabanete, repolho, além de alho e cebola são fontes de glicosinolatos.
Evite carnes processadas, alface, beterraba, espinafres, endívias, repolhos, funcho, nabo, cenouras, pepino ou abóbora. Ricos em soja – Leite de soja, molho de soja, tofu e carnes à base de soja.
Mesmo sendo um vegetal crucífero, nome dado devido à forma da cruz de suas flores, a rúcula produz uma quantidade muito baixa de glicosinolatos, ao contrário dos brócolis e da couve-de-bruxelas. Esses últimos devem ser evitados por pessoas com hipotireoidismo.
Também está presente em legumes como a vagem, agrião, cebola, alho poró, rabanete, nabo, no abacaxi e na ameixa. Se você tem hipotireoidismo, aumente também o consumo de alimentos integrais, pois, eles são ricos em magnésio e auxiliam na perda de peso, já que intensificam a saciedade após a ingestão.
O que comer no café da manhã para quem tem hipotireoidismo?
Alimentos com alto teor de antioxidantes, como acerola, abóbora, caju, mamão, morango, tomate, abacate e laranja. Conheça outros alimentos ricos em antioxidantes; Infusões com ervas naturais que ajudam a aliviar os sintomas de hipotireoidismo, como o chá de genciana.
Consuma sal iodado com moderação. cianetos, como: brócolis, couve de bruxelas, couve flor, espinafre, mandioca e rabanete, pois estes diminuem a absorção de iodo. Por outro lado, não devemos deixar de consumi-los totalmente, uma vez que eles atuam na prevenção de algumas doenças.
Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.
Vegetais crucíferos: brócolis, repolho, couve de bruxelas entre outros vegetais, são ricos em antioxidantes e previnem inúmeras doenças. Porém, esses alimentos contém glucosinolatos, compostos que diminuem a produção de hormônios da tireoide, e também podem causar hipotireoidismo.
Qual a melhor vitamina para quem tem hipotireoidismo?
Os nutrientes como, selênio, ômega 3, vitaminas do complexo B, dentre outros, conseguem ajudar na regulação da função tireoidiana. Além disso, é preciso haver um consumo de frutas, verduras e proteínas magras refogadas com óleo de qualidade", explica a nutricionista.
Alguns tipos de alimentos, como a soja, o açúcar, as farinhas refinadas, os alimentos industrializados e alguns vegetais, como brócolis e couve-flor, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o funcionamento da tireoide.
A ingestão de fibras também é muito importante para o controle do peso e alívio de um dos sintomas do hipotireoidismo, a constipação. Alimentos como alimentos, como feijão, arroz e outros grãos, trigo e aveia são ricos em fibras. O consumo da aveia também contribui para o controle do colesterol.
Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína. Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados.
Nesse sentido, a desnutrição ou deficiências nutricionais coexistentes de elementos como iodo, ferro e selênio podem prejudicar a função da glândula tireoide, e já foram apontadas como uma das causas de desenvolvimento e/ou agravamento do hipotireoidismo [5].
Quais verduras quem tem hipotireoidismo pode comer?
Na presença de disfunções tireoidianas ou se houver uma tendência genética, a dieta deve incluir grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Além disso ela deve conter frutas, verduras e legumes ricos em antioxidantes, tais como morango, kiwi, ameixa vermelha, tomate, espinafre e abóbora.
Hipotireoidismo não tem cura. Na maioria dos casos, os níveis de hormônios produzidos pela tireoide voltam ao normal com o tratamento adequado. Contudo, o paciente deverá passar por terapia de reposição hormonal pelo resto da vida.
O abacate e as sementes de chia e linhaça são fontes vegetais de ômegas essenciais, como ômega-3. Ele atua na manutenção da função tireoidiana e contribui para a produção regular dos hormônios.
Quem tem hipotireoidismo não pode comer alho e cebola?
Através da alimentação é possível conseguir uma boa proteção contra o hipotireoidismo, principalmente com a ingestão de alimentos ricos em selênio, como peixes, cogumelo, alho, cebola e pepino.
Além disso, ela contém carotenoides, tipo de pré-vitamina A, boa para essa glândula. A laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide por ser composta de carotenoides e vitamina C. Em relação à quantidade diária, o ideal é consumir uma laranja por dia.