E justamente os dois maiores clubes gaúchos contaram com a maior porcentagem de torcedores que efetivamente ligam para futebol. A pesquisa mostrou que 22,5% dos gremistas são fanáticos, enquanto 19,4% dos colorados se consideram fanáticos.
No Campeonato Gaúcho, o Internacional é o maior campeão, com 45 títulos. O Grêmio, entretanto, é o atual heptacampeão consecutivo e possui 43 conquistas estaduais. Além do Campeonato Gaúcho, o Grêmio venceu a Recopa Gaúcha quatro vezes e a Copa FGF uma vez.
O Internacional é um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, com uma torcida estimada em 6,4 milhões de torcedores espalhados pelo país. É clube pioneiro do país no programa sócio-torcedor, lançado em 2003. Em 2020, contava com mais de cento e vinte mil associados.
TORCIDA DO GRÊMIO É MUITO MAIOR QUE A DO INTERNACIONAL?
Quem tem a maior torcida do Sul?
No Sudeste, região mais populosa do Brasil e onde está sediado o Flamengo, o Corinthians é quem lidera, com 24%. No Sul, o Grêmio é o dono da maior torcida, com 27%.
Vivendo uma boa fase na temporada e com expectativa de crescimento por conta das recentes contratações, o Inter ganhou mais de 18 mil sócios desde o começo de 2024. Atualmente, o clube conta 139 mil torcedores associados, o que representa um recorde histórico.
A torcida mais fiel do Brasil, segundo a pesquisa, é a do Grêmio: 80% dos tricolores do Sul revelaram não ter outro clube de preferência, enquanto 13% deles têm uma segunda paixão.
Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 442 vezes, com 163 vitórias do Inter contra 141 do Grêmio, além de 138 empates. O Colorado já balançou as redes 602 vezes, enquanto o Imortal fez 574 gols.
O instituto, que foi a campo entre os dias 3 e 7 de agosto, revela que o rubro-negro tem 13,8% da preferência dos catarinenses. Em segundo lugar, estão os torcedores do Grêmio (9,7% da preferência), seguido por Corinthians (7,5%), Internacional (6%), Chapecoense (5,3%), Vasco (4,5%) e Palmeiras (3,9%).
O Grêmio comemora um novo recorde em seu quatro social. Nesta terça-feira, o clube divulgou que pela primeira vez na história atingiu a marca de 120 mil sócios. Um objetivo antigo do clube e da atual gestão, impulsionado pela passagem de Luís Suárez na temporada passada.
O Palmeiras é o líder do ranking, com 176.521 sócios-torcedores. O Flamengo, por outro lado, está na quinta colocação da lista, com 77 mil. O Fluminense está na sétima posição, com somente 5 mil torcedores de vantagem em relação ao Botafogo.
Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo no Top4 entre as maiores torcidas do Brasil. A Torcida do Flamengo segue como a maior do Brasil de acordo com nova pesquisa – Foto: Marcelo Cortes e Paula Reis/Flamengo.
No Sul, o Grêmio apresenta o maior percentual. O principal direcionador para a escolha de qual time torcer segue sendo a família, com 69% dos entrevistados afirmando que foram influenciados por algum familiar, com o pai sendo a pessoa de maior influência na decisão (45%).
Segundo o ranking, a torcida do Palmeiras, atualmente, é a mais contente com o time, que conquistou recentemente o bicampeonato da Taça Libertadores da América. As torcidas do Internacional e do Santos também aparecem entre as mais satisfeitas.
Saiba 5 curiosidades sobre o time: – O time foi criado pelo paulista Cândido Dias da Silva e seus amigos. Dias antes da fundação do time, Silva, que estava sempre com sua bola de futebol embaixo do braço, foi assistir a uma demonstração de futebol dos jogadores ingleses e alemães dos times rio-grandenses.
Em 2014, o Lance!, em parceria com o Ibope, divulgou uma pesquisa sobre as maiores torcidas do Brasil e os clubes de maiores destaque foram: Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e ...