Sim! Um profissional com título MBA é um especialista na área de gestão e administração, portanto, ele está habilitado para dar aulas à estudantes universitários. Contudo, é importante saber que isso só é possível em instituições privadas, onde ter uma titulação lato sensu é o suficiente para lecionar.
Tanto a especialização quanto o MBA têm carga horária mínima de 360 horas, atendendo às exigências do MEC. Os dois tipos de curso conferem aos profissionais concluintes um certificado com titulação de especialista, não um diploma.
MBA é a sigla para Master of Business Administration, uma formação em nível de pós-graduação voltada a executivos. Fora do Brasil, o aluno finaliza o curso recebendo título equivalente ao de mestre em administração de empresas.
Existem algumas maneiras de se tornar um profissional especialista, como se dedicar por bastante tempo na mesma área de atuação. Contudo, a única forma de oficialmente receber o título de especialista é por meio da conclusão de uma pós-graduação.
Após a conclusão do curso de MBA, o estudante não recebe uma titulação, como as demais. No stricto sensu, um dos tipos de pós-graduação é o mestrado. Nessa categoria há o mestrado profissional, voltado para o mercado de trabalho, e o acadêmico, para pessoas com interesse em pesquisas ou em ser docente.
ESPECIALISTA: profissional graduado que acumula conhecimentos de uma área especifica por atuação identificada com sucesso na referida área e reconhecida por entidade técnico- cientifica. Profissional deve utilizar a expressão “Especialista em Nutrição Clínica”, por exemplo.
O que é um profissional especialista? Um profissional considerado especialista em algo ou em uma área de atuação, basicamente, é aquele que está a par de todas as novidades desse setor. Além disso, as certificações e estudos também estão inclusos para que alguém se torne expert.
De maneira simples, podemos dizer que um especialista é aquele profissional que demonstra domínio sobre uma determinada área. Para isso, ele deverá dedicar a sua carreira, o seu tempo no mercado e as suas experiências acadêmicas de modo a absorver um vasto conhecimento sobre aquele assunto, tornando-se um “expert”.
Um profissional especialista é aquele que tem conhecimento teórico e aplicado de forma aprofundada em uma área específica de atuação, e é reconhecido por outros profissionais por esse domínio e habilidades técnicas.
Portanto, a diferença entre pós e MBA está na qualificação para liderar que os cursos de MBA oferecem. Assim, se está em seus planos comandar uma empresa ou ser promovido a cargos mais elevados, então, os cursos de MBA são mais indicados.
Como colocar MBA no currículo? O MBA pode ser incluído no currículo da mesma forma que qualquer outro curso de pós-graduação lato sensu ou stricto-sensu.
As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.
A diferença entre especialização e pós-graduação tem a ver com a abrangência de cada termo. Isso porque a pós-graduação, que é o nível de estudos realizado após a conclusão de uma faculdade, é ofertada no Brasil em formatos diferentes de cursos — e a especialização é apenas um deles.
Quem realizou um MBA, por exemplo, posteriormente pode investir em um mestrado. O mesmo é válido para os concluintes do mestrado, que podem dar seguimento ao doutorado. Outra possibilidade é se dedicar a cursos de idiomas, intercâmbio profissional e/ou cultural ou até mesmo buscar um novo cargo.
Um MBA enriquece o currículo de maneira significativa. A especialização em administração de empresas, aliada à ênfase em liderança e gestão estratégica, coloca o profissional em destaque aos olhos dos empregadores.
O Título de Especialista constitui a forma oficial de reconhecer o profissional médico com formação acadêmico-científica adequada e apto a exercer uma especialidade com ética, responsabilidade e competência.
Muito se fala sobre júnior, pleno e sênior, mas poucos conhecem a nomenclatura “Especialista”. Ela está um nível acima do sênior e é uma pessoa que ajuda a alta liderança a tomar decisões estratégicas de alto impacto no negócio.
Para ser especialista, não basta apenas ter títulos e um currículo farto. Você também precisa estar constantemente atualizado sobre todas as novidades da sua área profissional. Afinal, se uma pessoa com o título de doutor não souber falar sobre as inovações do seu campo de atuação, ela perderá toda a autoridade.
Especialista: profissional aprovado em exame e tem o título emitido pela entidade de especialidade e pelo CFMV. Especializado: profissional que atua em uma área específica de conhecimento, mas não tem o título de especialista emitido por uma entidade de especialidade e pelo CFMV.
Especialista: o que é? Um profissional especialista é aquele que decide basear todo o seu estudo em uma área específica, aprofundando seu conhecimento ao máximo e estando sempre atualizado em relação às novidades de sua área de atuação.
Ao começar as aulas da pós-graduação, o estudante poderá ser chamado de pós-graduando. Mas, ao finalizar o curso, que poderá ter duração de 1 a 2 anos, o aluno terá o título de pós-graduado ou especialista.
MBA é a sigla para Master of Business Administration. Trata-se de uma pós-graduação, originalmente voltada para estudantes da área de administração e negócios, mas que hoje existe em vários formatos e com alunos de diversas áreas de origem na graduação.
O certificado ou diploma da sua pós deve estar na parte de formação acadêmica. Mesmo que o seu curso de pós seja lato sensu — também conhecidos como especialização e MBAs — devem constar nessa parte. Ter esse certificado no currículo é importante para mostrar o seu domínio no assunto.