Musofobia (do latim mus, camundongo, e phobos, medo) é a fobia ou medo patológico de ratos e camundongos. O segundo nome é de origem latina (mus significando camundongo).
“Mus” vem de rato, o que sugere que musofobia seja fobia de ratos. As pessoas que sofrem dessa condição acham os roedores asquerosos e transmissores de doenças. Na verdade estão certas, já que esses animais podem transmitir enfermidades como leptospirose e hantavirose, por exemplo.
O historiador romano Plínio, o Velho, relatou, em sua enciclopédia História Natural, que os elefantes têm tanto “ódio” dos ratos que recusam o feno em que um roedor tenha passado.
Praticar técnicas de respiração profunda e meditação pode ajudar a reduzir a ansiedade. Além disso, educar-se sobre ratos e suas características pode ajudar a desmistificar o medo. Conversar com amigos ou familiares sobre a fobia também pode proporcionar apoio emocional e encorajamento para enfrentar o medo.
Afinal, os ratos são daltônicos. As pastilhas de naftalina contêm uma pequena quantidade de um produto chamado “naftaleno”. Sim, o naftaleno costuma incomodar pequenos animais e insetos, mas não é suficiente para se livrar deles ou espantá-los.
Uma das maneiras mais eficazes de como eliminar ratos é usando um produto eficaz e seguro contra roedores.Racumin® Soft Bait é o mais indicado. Trata-se de uma isca raticida que combate camundongos, ratazanas e ratos de telhado. Para garantir a segurança no manuseio, o produto já vem pronto.
Musofobia (do latim mus, camundongo, e phobos, medo) é a fobia ou medo patológico de ratos e camundongos. O segundo nome é de origem latina (mus significando camundongo).
Não dê ABRIGO: entulho e frestas nas paredes servem de ninho para os ratos. Dificulte o acesso à ÁGUA: qualquer vazamento deve ser consertado. E lembre-se de manter em dia a manutenção da caixa d'água! Corte o ALIMENTO: do lixo à ração de animais, muita coisa pode virar comida para rato.
Assim como o óleo de pimenta, o de hortelã também causa o mesmo efeito sobre os ratos. Basta aplicar borrifando nos locais, ou aplicando em bolinhas de algodão e deixando em locais estratégicos. Mantenha uma frequência de aplicação até que perceba que os roedores não estão mais frequentando o local.
Ele explica que ratos têm aversão a alguns odores desagradáveis, como o óleo de citronela, que possui um aroma forte capaz de afastar diversas pragas. Outros aromas repelentes, como o hortelã-pimenta, cravo-da-índia e menta também ajudam a alcançar este objetivo.
Timidez e medo: O rato é frequentemente associado à timidez e ao medo, especialmente quando é visto como uma presa em relação a outros animais maiores ou predadores.
Segundo a etóloga Joyce Poole, especialista em elefantes e diretora das organizações ElephantVoices e Global Sanctuary for Elephants, esses animais não costumam ter medo de roedores. “O que pode acontecer é eles tomarem um susto se algum rato ou camundongo passar correndo diante deles”, esclarece.
Medo de ratos, baratas e altura são comuns e frequentemente colocam muitas pessoas em situações desesperadoras. Quando esses medos se tornam algo excessivo e persistente é um forte indício de desenvolvimento de fobia – um tipo de transtorno de ansiedade generalizada.
Limpe bem a casa para evitar resíduos de alimentos, especialmente a área da cozinha e onde ficam os lixos. Isso é necessário porque o odor dos restos de comida pode chamar os indesejados roedores. Também procure deixar as lixeiras o mais longe possível da casa e retire o lixo com frequência.
Pulverizar o óleo no ambiente pode ajudar a coibir essa presença”, afirma. De acordo com a veterinária Dayenne Pirozi, existem outros repelentes naturais que podem ser adotados. “Hortelã-pimenta, cravo-da-índia e óleo essencial de menta são ótimas ferramentas contra os ratos”, sugere.
Como fazer o Rato Sair do Esconderijo? É preciso tirar o rato de sua zona de conforto e forçá-lo a deixar seu esconderijo. Para tanto, é necessário eliminar as fontes disponíveis de alimento, água, acesso e abrigo.
Algumas coisas como comidas expostas, buracos, entulhos, rações de animais sem proteção, ralos abertos e falta de higienização podem atrair os roedores. Logo, é necessário ter alguns cuidados para não ter uma infestação. Os animais preferem locais seguros, quentes e com comida para seus abrigos.
Embora seu cheiro seja adorável para os humanos, os ratos detestam absolutamente a hortelã-pimenta. Especialistas em jardinagem afirmam que os roedores "passam longe" do poderoso aroma da planta e "evitarão qualquer área do seu quintal" em que esta planta seja cultivada.
Não enxergam todas as cores como nós os seres humanos. A faixa de visão desses animais vai do amarelo ao ultravioleta, passando pelo verde e pelo azul. Por tanto não enxergam o vermelho e suas variações.
Óleo de pimenta. O óleo de pimenta não causa danos à saúde das pessoas e mantém os ratos afastados. Para tal, basta borrifá-lo em locais estratégicos que poderiam servir de esconderijo para os animais. Também é interessante usar o óleo próximo das portas e em fendas.