Na verdade, a resposta depende de alguns fatores. O uso de óculos para correção da miopia depende do grau e das atividades que a pessoa está realizando. Alguém com miopia significativa pode precisar usar óculos o dia todo para enxergar com clareza.
Não usar os óculos de grau não piora a miopia. O que acontece nesse caso é que essa é uma doença progressiva. Ou seja, ela continua evoluindo durante um tempo até que se estabilize. Esse movimento natural pode ser confundido com uma consequência do mau uso de óculos.
Na verdade, não há mal algum e o uso prolongado é muito mais uma questão de preferência! Afinal, os acessórios minimizam os desconfortos provocados pela miopia. Ou seja, quando a dúvida é se quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo, saiba que não há uma regra!
Estilo de vida. Segundo pesquisas, já se estima que passar mais tempo em ambientes internos propicia o desenvolvimento e o aumento da miopia. Os estudos ressaltam que o perigo maior está no tempo em que as crianças passam nesses tipos de ambientes, expostas mais à luz artificial do que à natural.
Quem tem miopia precisa usar óculos para mexer no celular?
Quem usa óculos para miopia também deve usá-lo para atividades na frente de computador/celular? Sim. Devem usar diariamente e nas atividades do dia a dia.
Por estar relacionado com o aumento do tamanho do globo ocular, a Miopia costuma progredir até a idade de 21 anos, momento em que cessa a chamada fase de crescimento.
Geralmente, a miopia é corrigida com óculos de grau ou lentes de contato, que costumam estabilizar o problema. O que muitas pessoas não sabem é que existem casos onde o grau da miopia pode regredir.
Míopes são, de maneira geral, pessoas com aptidão para leitura, trabalhos manuais e, em décadas recentes, também para jogos e atividades em telas de eletrônicos. Pessoas míopes podem ver melhor com óculos, lentes de contato e optar em algum momento, após a estabilização do grau, pela cirurgia de correção da miopia.
Miopia: genética é a principal causa, mas cresce por conta do estilo de vida. A miopia é um dos problemas oftalmológicos mais comuns. Ela causa dificuldades na visão à distância e geralmente progride continuamente até a idade adulta, quando se estabiliza. Saúde dos olhos: tudo o que você precisa saber!
A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo.
E a resposta é: Não! Usar óculos não altera o grau da sua visão. Felizmente, não é possível que nossos olhos sejam alterados com o uso dos óculos de grau. Eles servem apenas para alterar as imagens percebidas por eles, tornando-as mais nítidas sem esforço visual ou desconforto.
Dito isso, o valor da cirurgia de miopia depende de diferentes fatores, como o médico que realizará o processo, o local (clínica), a região (estado e cidade) e assim por diante. Mas, em geral, uma cirurgia de miopia custa em média R$ 6.000, para ambos os olhos (valor atualizado para 2023).
Hoje há tecnologia disponível para a correção da sua miopia, com expectativa de "zerar" o seu grau, ou seja, permitir que tenha uma vida sem a necessidade absoluta da utilização de óculos. Para se ter certeza do resultado procurado, o primeiro passo é procurar o seu oftalmologista.
Os riscos de cegueira relacionados à miopia degenerativa se devem ao crescimento excessivo do globo ocular, o que vai “esticando” e afinando a retina e as estruturas oculares. E é exatamente a evolução não controlada desses efeitos que pode progressivamente ir limitando a capacidade de visão do paciente.
Apesar de muitas vezes ocorrer por motivos incontroláveis, como fatores genéticos, o grau de miopia aumenta quando passamos muito tempo em frente às telas e não exercitamos a visão de longe.
Quantos graus é considerado miopia alta? A miopia alta é quando o paciente apresenta grau maior que -6.00. Esta condição pode estar associado a complicações significativas para a saúde ocular.
Aumentar o tempo em ambientes abertos, fora de casa e longe de 4 paredes. Quanto mais tempo em ambientes abertos, menos chance de aumentar o grau. Os estudos recomendam que, idealmente, as pessoas fiquem pelo menos 2 horas por dia nesses locais. Seja para fazer uma atividade física, caminhar, brincar, o que for.
O procedimento mais comum para a correção da miopia atualmente é a cirurgia a laser, porém não é indicada para casos de alta miopia. Para sua realização – ou de qualquer outro procedimento que vise esse objetivo – é recomendável esperar o grau estabilizar, o que acontece mais ou menos aos 21 anos.
Nos casos em que há progressão rápida da miopia, uma das estratégias é o uso de colírio de atropina. Outra opção é a ortoqueratologia, uma adaptação de lentes de contato gás-permeáveis, especialmente projetadas (chamadas lentes orto-k), para usar durante a noite.
Cirurgias são comuns para corrigir a miopia, mas assim como as lentes de contanto, não é indicada para qualquer tipo de pessoa. O indicado é que os pacientes tenham 21 anos ou mais, porque nessa idade, o grau já se estabilizou e o oftalmologista poderá remodelar a córnea para realizar o procedimento.
A aplicação de baixas doses de colírio de atropina nos olhos é apontada como medida eficaz para reduzir o aumento da miopia. Segundo a OMS, uma dose de 0,01% tem poucos efeitos colaterais.
As causas da miopia ainda são pouco conhecidas pelos especialistas. Mas, estudos apontam fatores genéticos como principais causas da miopia, ou seja, pessoas com histórico familiar de miopia podem apresentar maior probabilidade de vir a desenvolvê-la. A miopia afeta homens e mulheres de igual forma.
A resposta curta e grossa: nenhuma. Os exercícios para os olhos são constantemente divulgados pela internet como uma técnica eficaz para reverter a miopia. No entanto, eles não encontram respaldo na comunidade de médicos oftalmologistas.