Trata-se do Número de Registro do Trabalhador – NIT, inscrição equivalente ao PIS/PASEP que é direcionada ao Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial. O NIT é obtido na Previdência Social, até porque esse cadastro lhe dá direito apenas aos benefícios previdenciários junto ao INSS.
Da mesma forma, se já possui um número de NIT, pode usá-lo para o NIS, PIS e PASEP. Igualmente, se já tem um número de PIS, pode usá-lo para o NIS, NIT e PASEP. E se já tem um número de PASEP, pode usá-lo para o NIT, NIS e PIS.
O NIT é utilizado para reconhecer o trabalhador autônomo que faz suas contribuições e, assim, dar direito aos benefícios concedidos pelo INSS. É importante que você saiba esse código para consultar o seu saldo FGTS ou dar entrada em sua aposentadoria, por exemplo.
Caso você perceba que tem mais de um NIT cadastrado, é aconselhável agendar uma atualização cadastral junto ao INSS, seja pelo site ou pelo telefone 135. Neste contato, você pode solicitar a unificação de todos os números. Assim, suas contribuições ficarão centralizadas em um único cadastro.
O NIT secundário refere-se a um número adicional de identificação que pode ser atribuído a um trabalhador quando já existe um registro principal. Isso geralmente acontece por enganos ou duplicidades no sistema.
Caso o cliente tenha mais de um NIT, é necessário fazer o pedido de unificação no INSS (o que é conhecido também como elo dos NITs), que é realizado da mesma forma do acerto do CNIS. 📞 Basta o advogado ligar no telefone 135 (não é possível fazer pela internet) e solicitar o acerto de vínculos e remunerações.
O que significa NIT na carteira de trabalho digital?
✔ NIT significa Número de Registro do Trabalhador, e é destinado a das as pessoas que nunca tiveram contrato com carteira assinada. Ou seja, é uma modalidade voltada para contribuintes individuais, segurados especiais ou facultativos, empregados domésticos, autônomos e qualquer outras forma de trabalho livre.
O NIT é como se fosse uma espécie de CPF para o trabalhador autônomo, já que é utilizado para identificá-lo de maneira única e individual. Por meio do NIT, o trabalhador que não possui carteira assinada pode contribuir com o INSS.
Para ter direito ao Abono Salarial, o trabalhador deve ter sido informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) até 15 de maio de 2024 ou no eSocial até 19 de agosto de 2024. Caso as informações tenham sido enviadas após essas datas, o benefício será pago no próximo exercício.
Serviço para fazer a sua inscrição no INSS e gerar o número de inscrição do trabalhador (NIT). Se você já é cadastrado no PIS, PASEP ou NIS, esse já é seu número de inscrição também para o INSS. Este serviço é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.
No atendimento 135, o trabalhador pode consultar o cadastro do número do PIS com o CPF. Pelo telefone 0800-7260207, no atendimento do Cartão Cidadão. Nos aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, do Meu INSS, da Caixa Tem ou acessando o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Você também pode consultar o número do seu PIS pelo site do Cnis. Clique no menu "Cidadão" e procure, no canto superior esquerdo, a palavra "Inscrição". Depois, selecione a opção "Filiado". O número do NIT é o mesmo do seu PIS.
Acesse o sistema Processos Digitais; Clique em Solicitar serviço via processo digital; Selecione a área Cadastros e o serviço Cancelar cadastro indevido de atividade econômica.
Entra na Conectividade ICP, nas opções: “Selecione – opção em laranja” clica em “Cadastro NIS”, vai aparecer uma tela de inclusão. Basta preencher com os dados do Empregado e no final clicar em “Confirmar Inclusão”. O número do PIS irá aparecer na tela.
O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso têm diferentes nomenclaturas. O PIS é gerado no primeiro emprego do trabalhador.
Quais são as regras para ter NIT? Ser autônomo, MEI, celetista ou profissional sem carteira assinada. Fazer a inscrição no INSS, caso ainda não tenha PIS, Pasep ou NIS.
Para unificar essas contas o mesmo deverá: Comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e solicitar a emissão de um extrato cadastral no número do PIS e do PASEP, respectivamente.
Quem paga INSS como autônomo tem direito ao PIS/Pasep? Assim como nos casos de quem tem MEI, trabalhadores autônomos não podem receber o PIS/Pasep pois o benefício é destinado a todos aqueles que trabalham em empresas privadas ou são servidores públicos.
O Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) é um cadastro do Governo Federal, voltado para o trabalhador autônomo. O registro permite que os profissionais dessa categoria possam contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ter acesso aos benefícios previdenciários.
Por que tenho dois números de NIT? Não é possível ter dois números de NIT. Cada contribuinte tem apenas um número, que é o mesmo do NIS, do PIS e o Pasep. O primeiro número criado vai continuar sendo vinculado ao trabalhador.