Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Jesus dizia-lhes: “Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem”.
O que Deus fala por meio da sua Palavra é atual e pertinente. Além disso, traz consequências, tanto para os que ouvem e obedecem quanto para os que permanecem indiferentes. Disse Jesus: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mt 11.15).
O que Jesus quer dizer com quem tem ouvidos para ouvir ouça?
Algumas vezes, depois de ter contado uma parábola, Jesus acrescentava: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. O provérbio usado por Jesus quer dizer que uma pessoa pode ouvir, mas não querer compreender o que está ouvindo, fazendo de conta que não ouviu.
Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz à igreja.?
“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vitorioso, darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca, e nela estará gravado um nome novo, que ninguém conhece, a não ser aquele que o recebe.”
Também o Senhor Jesus já chamava a atenção dos discípulos: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mt13. 9) e ainda “Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus" (Jo 8.47).
Aquele que está tendo um ouvido, ouça ele o que o Espírito (Santo) diz às assembleias: àquele que está vencendo, Eu mesmo lhe darei comer proveniente- de- dentro- da árvore da Vida, a qual (árvore) está no meio do Paraíso de Deus.
Jesus disse essas palavras mais de uma vez. Por oito vezes somos lembrados nos Evangelhos e no livro do Apocalipse (Mt 11.15, 13.9, 13.43; Mc 4.9, 4.23, 8.18; Lc 8.8, 14.35; Ap 2.7, 2.11, 2.17, 2.29, 3.6, 3.13, 3.22, 13.9) que não basta apenas ter ouvidos, é necessário usá-los.
Escutar significa “ouvir o Senhor” — ouvir o que o Salvador diz e depois obedecer a Seu conselho. Com estas duas palavras — “Ouve-O” — Deus nos mostra o padrão para obtermos sucesso, felicidade e alegria nesta vida. Precisamos ouvir as palavras do Senhor, escutá-las e obedecer ao que Ele nos pede!
Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir Jesus?
Pois a mente deste povo está fechada: Eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e eu os curaria! — disse Deus.”
O que Jesus quis dizer com quem tem ouvidos para ouvir ouça?
É uma expressão proverbial, implicando que a maior atenção deve ser dada ao que foi falado. Todo homem tem audição natural, mas somente o que tem ouvidos espirituais pode ouvir o que Deus fala.
O que a Bíblia fala sobre quem não quer ouvir a palavra?
2 Timóteo 4:3-5 NBV-P. Porque chegará uma época quando as pessoas não suportarão a verdade, mas andarão de um lado para outro procurando mestres que lhes digam apenas aquilo que desejam ouvir. Elas se recusarão a ouvir aquilo que as Escrituras dizem, mas seguirão suas próprias ideias desorientadas.
A Tradução de Joseph Smith de Mateus 13:23 nos ajuda a entender que as plantas na boa terra resistem. Observe também que as plantas na boa terra foram expostas ao mesmo calor do Sol (que representa as tribulações, as perseguições e as tentações) que as plantas secas no pedregal.
Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha. A vontade de viver mantém a vida de um doente, mas, se ele desanima, não existe mais esperança. A pessoa sábia está sempre ansiosa e pronta para aprender.
12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
Estabelece-se uma estreita relação entre Yaweh (Javé) e as pessoas por meio de um verdadeiro ouvir e ser ouvido, pois pressupõe-se naturalmente que Deus também tenha ouvidos capazes de ouvir. Como símbolo de obediência (faz lembrar o nosso “puxão de orelhas”!), pois, há que se seguir a voz do Senhor.
Ouvir é um processo mecânico referente ao sentido da audição, é além de sua vontade, a não ser que tape os ouvidos. Já escutar é uma ação que depende da sua vontade em prestar atenção, tentar entender o que está sendo dito, refletir, e, depois de assimilado o conteúdo, concordar ou não.