MOTIVO. "O ovo é a fonte de proteína de fácil digestibilidade. O conjunto de nutrientes presente no ovo contribui para prevenção (do câncer de próstata) juntamente com uma alimentação que seja equilibrada.
Evitar também a manteiga; todas as margarinas e pastas que contêm gordura trans. Evitar também a maioria dos óleos refinados, especialmente os processados com calor. Bebidas: Bebidas carbonadas; soda; chá preto; álcool; suco de frutas cítricas.
É fato que ingerir as quantidades normais de cálcio e laticínios não aumentam o risco de câncer de próstata avançado. Mas fica um alerta: determinados estudos sugerem que comer muito cálcio pode aumentar o risco de crescimento da próstata de forma maligna, disseminando então o câncer de próstata.
Alimentos ricos em gorduras saturadas, como carne vermelha e produtos lácteos gordurosos, estão associados a um risco aumentado de câncer de próstata. Alimentos ricos em gorduras trans, como alguns produtos de panificação, também são considerados de alto risco.
– Frutos vermelhos: como mirtilos, framboesas e morangos, também têm sido associados a benefícios para a saúde da próstata por contarem também com o licopeno. Esses frutos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação na próstata.
Vegetais verdes escuros. Não é novidade para ninguém que vegetais fazem bem para a saúde. Entretanto, se você quer prevenir o surgimento do câncer de próstata, a aposta certa são os verdes escuros, como o brócolis, o espinafre e a couve-flor.
Quem tem problema na próstata pode comer macarrão?
Estudos indicam que o consumo de macarrão pode diminuir casos de câncer de mama e câncer de próstata, além de prevenir contra AVC e obesidade. Pode ajudar, também, no controle do diabetes.
A banana não faz mal para a próstata e, por isso, pode ser consumida em uma dieta equilibrada para manter a saúde e evitar o surgimento de problemas nesse órgão.
Qual o suco que é bom para desinflamar a próstata?
Uma nova pesquisa feita nos Estados Unidos indica que o suco de romã pode ajudar a diminuir o avanço do câncer de próstata. O novo estudo, da Universidade de Wisconsin, publicado na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences.
Um componente das pimentas-vermelhas chamado capsaicina, além de fazer a língua arder, faz as células de tumores de próstata se suicidarem, de acordo com um estudo publicado na edição de 15 de março da revista Cancer Research.
Quem tem problema de próstata pode tomar suco de limão?
Entre os alimentos que devem integrar a dieta de um paciente com câncer de próstata, a especialista destaca o tomate (sempre cozido com azeite), frutas vermelhas (goiaba, acerola, pitanga, morango e romã), o limão, vegetais verdes (couve), castanhas, grãos, frutas em geral e chá verde.
Quem tá com a próstata inchada pode fazer caminhada?
Na fase aguda, nos primeiros dias, recomenda-se repouso, pois a prostatite é uma infecção e o resguardo ajuda a economizar o gasto energético que será direcionado para o combate à infecção.
Quem tem próstata aumentada pode comer batata doce?
Existem mais de 400 variedades, das quais são cultivadas comercialmente cerca de metade delas. O consumo de batata-doce pode diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, como da próstata e do colo.
Frango. Frango assado, frito ou curado estão no topo da lista de alimentos ruins para próstata. Em um estudo realizado com 1.294 homens com câncer de próstata, o maior consumo de aves com pele foi associado a um aumento do risco de progressão da doença.
Moderação no consumo de álcool e cafeína: O consumo excessivo de álcool e cafeína pode irritar a bexiga e a próstata, agravando os sintomas de problemas relacionados à próstata. É recomendado consumir essas substâncias com moderação.
Salmão, atum e sardinha – os chamados peixes gordos ou oleosos – são considerados benéficos para a saúde da próstata por serem ricos em ômega-3. Esse ácido graxo é anti-inflamatório, ajudando a reduzir inflamações como prostatite e hiperplasia benigna da próstata (HBP).
Azeite de oliva, frutas, vegetais frescos, nozes ou sementes. Procure evitar gordura animal, que pode aumentar o risco de câncer, encontrada em carnes, manteiga e queijo. Também evite doces e alimentos industrializados.
Inibidores da 5-alfa redutase: usados em próstatas volumosas, estes medicamentos (finasteride, dutasteride) têm uma acção hormonal, bloqueando o efeito da testosterona na próstata, o que faz com que o seu crescimento diminua ou seja interrompido ou mesmo reduza o seu tamanho.
Comer frutas, legumes e cereais integrais; Realizar exercícios de fortalecimento pélvico; Manter o peso em equilíbrio; Atentar-se ao uso de determinados medicamentos, como por exemplo, antidepressivos ou descongestionantes, pois eles podem piorar os sintomas urinários e o aumento da próstata.
Como fazer o suco de tomate para desinchar a próstata?
Para fazer o suco de tomate, deve-se passar os tomates pela centrifugadora ou bater no liquidificador com cerca de 250 ml de água e tomar 1 copo por dia.