O nariz entupido ou um leve chiado podem impedir que você adormeça, ou você pode acordar com acessos de tosse. A congestão também pode criar muita pressão nas vias aéreas superiores, o que pode te deixar cansado, pontua Joyce Yu, alergista e imunologista pediátrica do Centro Médico Irving da Universidade Columbia.
A reação provoca os sintomas que caracterizam a rinite: nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro. É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não.
Em grande parte dos casos, a rinite alérgica está associada à asma. Desse modo, quem sofre de ambas as doenças pode ter sintomas mais severos, como dificuldade para respirar, dor no peito e respiração ofegante.
As alterações do sono mais frequentes que resultam da má respiração nasal provocada pela rinite alérgica são: redução do tempo de sono, prejuízo do sono profundo, microdespertares, apneia obstrutiva ou hipopneia, podendo também se acompanhar de alterações do eletroencefalograma.
Meu filho tem crise de tosse e fica cansado em pouco tempo. Isso é ASMA ou RINITE? Pneumo responde
Porque a rinite causa cansaço?
O nariz entupido ou um leve chiado podem impedir que você adormeça, ou você pode acordar com acessos de tosse. A congestão também pode criar muita pressão nas vias aéreas superiores, o que pode te deixar cansado, pontua Joyce Yu, alergista e imunologista pediátrica do Centro Médico Irving da Universidade Columbia.
Como ressalta a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, "a inflamação repetida da mucosa nasal na rinite alérgica pode resultar em acometimento de olhos, ouvidos, seios da face, amígdalas, faringe e pulmões"4.
Angina, pneumotórax ou a chegada de uma gripe podem ter esses sintomas como aviso. Mesmo assim, quando os dois sintomas são sentidos juntamente, a resposta do organismo pode estar querendo alertar para um possível ataque cardíaco.
A rinite é inflamação e inchaço da membrana mucosa do nariz, caracterizada por corrimento nasal e entupimento, geralmente causados pelo resfriado comum ou uma alergia sazonal. Resfriados e alergias são as causas mais comuns de rinites. Os sintomas da rinite incluem corrimento nasal, espirros e congestão nasal.
A rinite crônica é um tipo de rinite que provoca sintomas, como tosse e espirros, nariz entupido e/ou escorrendo, diminuição do olfato, coceira no nariz e voz anasalada, que podem durar semanas ou serem persistentes, nos casos mais graves.
Trigo e cereais – A farinha de trigo, milho, aveia, centeio e cevada contêm partículas que, quando inaladas, podem desencadear doenças respiratórias, como a rinite e asma.
Além disso, um estudo do National Agriculture and Food Research Organization, do Japão, mostrou que compostos do chá verde têm efeitos para amenizar sintomas de rinite e problemas respiratórios. “Entre os chás que aumentam a imunidade, podemos citar o chá de limão, gengibre, de canela, de alho e de romã.
O cansaço ou fadiga geralmente é causado por esforço físico ou mental. Na maioria dos casos, significa que a pessoa está sobrecarregada e precisa de um bom tempo de descanso. Mas, saiba que cansaço em excesso também pode ser indicativo de alguns problemas de saúde que merecem atenção redobrada.
Quando a pessoa se sente muito cansada, o que pode ser?
“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr.
Algumas maneiras pelas quais problemas nessas áreas podem levar à sensação de falta de ar e cansaço respiratório são: obstrução física devido a alergias, pólipos nasais ou desvio de septo, inflamação e edema, apneia do sono, disfunção da laringe, refluxo gastroesofágico (DRGE) ou inflamação crônica.
A rinite alérgica, de forma bem resumida, é uma inflamação da mucosa nasal, que ocasiona espirros, coriza, congestão nasal, coceira no nariz, garganta e olhos, podendo ainda estar associada à sensação de cansaço, dor de cabeça e, até mesmo, perda de olfato.
A rinite pode evoluir para algo mais grave? Eventualmente, pode ocasionar sinusite, quando o acúmulo de secreção nos seios da face é contaminado por algum tipo de bactéria. Também pode aumentar a incidência de otites e, em casos mais sérios, até pneumonias.
A rinite se caracteriza como uma inflamação da mucosa nasal, de modo a provocar irritação, inchaço e obstrução do nariz, o que dá origem à coriza e a uma série de espirros.
O problema causa inflamação na mucosa do nariz, podendo ocorrer em algumas crises ou diariamente dependendo da exposição do paciente a alérgenos como poeira ou mudança de tempo. A alergia é crônica, ou seja, não há cura, mas pode ser controlada com tratamento contínuo.