Na Síndrome do Pensamento Acelerado, as origens podem ser quadros de transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e até ser efeito do uso de drogas, como cocaína.
Incapacidade de colocar foco, distração, impulsivo, desempenho inconsciente, presença ou não de hiperatividade. Inquieto e com desempenho inconsistente, sem conseguir colocar foco, dificuldade de memória na escola, abuso de substância, acidentes.
Os sintomas, que incluem hiperatividade, impulsividade ou desatenção, são vistos como uma fraqueza. No entanto, estudos recentes, indicam que pessoas com TDAH costumam ser mais criativas, dinâmicas, têm competência social e emocional, além de possuir ótimas habilidades cognitivas.
Dado a relevância do diagnóstico diferencial entre o TDAH e altas habilidades, cabe-nos apresentar como isto pode ser feito. A princípio, podemos nos afastar da ideia de que indivíduos com TDAH possuem QI acima da média da população geral. De fato, a literatura aponta evidências contrárias.
Pessoas com TDAH tem pensamento acelerado? | NeuroSaber Responde
Quem tem TDAH é considerado inteligente?
O que a Ciência Diz sobre Pessoas com TDAH São Mais Inteligentes. Alguns estudos sugerem que pessoas com TDAH podem demonstrar habilidades cognitivas excepcionais em certas áreas específicas, mas isso não implica que elas sejam mais inteligentes de maneira geral.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) deve ser considerado uma deficiência (PCD) porque se enquadra na definição de deficiência estabelecida pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que abrange impedimentos de longo prazo de natureza mental que podem obstruir a participação plena e ...
Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por ...
Uma boa rotina de sono, exercícios físicos e alimentação saudável são fundamentais para pessoas com TDAH, pois ajudam na diminuição do estresse, acalmam a mente, diminuem a hiperatividade e melhoram a capacidade de manter o foco.
Alimentos ricos em açúcares refinados, como doces, refrigerantes e alimentos processados, podem levar a flutuações nos níveis de açúcar no sangue, o que pode influenciar negativamente a atenção e a hiperatividade.
Quais cursos são adequados para pessoas com TDAH? Alguns cursos de faculdades adequados para pessoas com TDAH incluem Administração, Design, Comunicação, Tecnologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação, Artes Visuais, Marketing, Engenharia e Ciências da Saúde.
Crianças com TDAH têm dificuldade de controlar suas emoções. Isso impacta na vida social diretamente. Eles podem não conseguir compartilhar brinquedos, alternar a vez de jogar, brincar com os outros ou reagir de forma inadequada em uma infinidade de situações.
Além disto, é comum o relato de: desorganização; esquecimento; fala impulsiva; problemas com autoridade; distração; lentidão; e dificuldade para iniciar ou priorizar tarefas28,32.
Para muitas pessoas com TDAH, a busca por estímulos é constante. Isso pode se manifestar também nos relacionamentos amorosos, onde a paixão traz uma dose extra de emoção e excitação. O TDAH acaba levando em uma maior intensidade nas emoções e sentimentos, tornando a paixão uma experiência ainda mais avassaladora.
Com frequência remexem as mãos e os pés nervosamente. Com frequência abandonam seus lugares na sala de aula e outros lugares. Correm por aí ou escalam coisas de maneira excessiva. Têm dificuldades para brincar ou realizar atividades de lazer de maneira quieta.
Crianças com TDAH podem apresentar dificuldade de concentração, especialmente em atividades que requerem esforço intelectual prolongado. É comum o paciente responder perguntas antes de elas serem concluídas, evidenciando a inquietude. Esquecimento também é frequente, dando a impressão da criança estar sempre distraída.
Pessoas com TDAH muitas vezes se sentem atraídas por novas experiências e estímulos, o que pode levar a uma rápida mudança de interesses e, consequentemente, a uma diminuição do interesse nas pessoas ao seu redor.
Além das mudanças de humor, as pessoas com TDAH podem perder o interesse pelas coisas rapidamente, precisam de novidades para sentir estímulos, apresentam uma mistura de incapacidade de manter a energia suficiente e vontade de torcer por algo e ainda enfrentam a inquietação do transtorno.
Alguém com TDAH pode se sentir profundamente atraído por uma pessoa ou atividade em um momento, mas esse interesse pode mudar rapidamente para algo ou alguém completamente diferente. Isso pode ser desafiador em um relacionamento duradouro, mas com compreensão e diálogo aberto, pode ser administrado construtivamente.
O barulho sempre incomoda as pessoas de modo geral. Quanto mais estressados estamos, mais o barulho incomoda e irrita. A sensibilidade auditiva tbm está presente nos quadros de TDA. Algumas pessoas com o transtorno são “tiradas do ar” pelo input visual e outras pelo auditivo.
Estão neste rol: Tom Cruise, Fiuk, Sabrina Sato, Sylvester Stallone, Magic Johnson e até mesmo príncipe Charles, dentre outros. Alguns casos podem surpreender e mostrar que, de fato, portadores de TDAH podem se desenvolver como ótimos líderes e desempenhar muito bem o seu papel na sociedade.
Depois de ler aqui, parece q é o seguinte: - Quem tem TDAH agora é pessoa com deficiência para atendimento prioritário graças ao Ministério dos Direitos Humanos; - O Brasil, contudo, ainda não oficializou o transtorno como deficiência no legislativo.
A resposta é sim. Caso seja comprovado que o TDAH enquadre a pessoa como deficiente, ainda que menor de idade, é possível ter direito ao Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (LOAS). Os requisitos são a comprovação da deficiência e a situação de miserabilidade (baixa renda).
A probabilidade de pais com algum transtorno gerarem filhos também com transtorno é Grande, mas pode não acontecer. Acima de tudo deve existir um trabalho terapêutico com os futuros pais e os pais que descobrem o transtorno no filho... transtorno não é sinônimo de incapacidade.