Quem tem transporte gratuito?

Idoso tem direito à gratuidade em ônibus ou trens e assentos preferenciais. O estatuto do idoso, lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem tem direito ao transporte público gratuito?

Pessoas desempregadas há mais de 30 dias podem requisitar a Credencial para Trabalhadores Desempregados no sistema de trilhos, que oferece acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saopaulo.sp.gov.br

Quem tem direito a transporte gratuito?

Tem direito à gratuidade, de acordo com a lei estadual, pessoas com deficiência e idosos a partir de 60 anos, que tenham renda familiar até dois salários mínimos, com a disposição de dois assentos reservados (se ocupados, é concedido o desconto de 50% no valor das passagens).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sead.ms.gov.br

Como saber se tenho direito a gratuidade do transporte?

Como solicitar a gratuidade na passagem (Passe Livre)?

Para fins de liberação da gratuidade a renda familiar per capita, calculada pelo CadÚnico, deverá ser inferior a 1,5 salários-mínimos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em duvidas-sptrans.documentodoestudante.com.br

Quem tem direito a não pagar passagem de ônibus?

Assim, a idade mínima para entrar no ônibus sem pagar pode variar entre 60 e 65 anos, já que o Estatuto estabelece a obrigatoriedade só a partir dos 65 anos, e deixa a critério das administrações a decisão sobre incluir ou não os que têm mais de 60 anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mobilize.org.br

Transporte gratuito para quem perde mobilidade

Quais as doenças que dá direito ao transporte gratuito?

88, dispõe: "A gratuidade no transporte público coletivo, no transporte público alternativo e no metrô será assegurada para pessoas com insuficiência renal e cardíaca crônica, portadores de câncer, de vírus HIV e de anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia) e para pessoas de ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem pode andar de ônibus de graça?

No Brasil, o Passe Livre é uma lei regulamentada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Dessa forma, a resolução assegura a gratuidade na passagem de ônibus para idosos (a partir de 60 anos), pessoas com deficiência, jovens de baixa renda de 15 a 29 anos e crianças de até 6 anos incompletos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portaldotransito.com.br

Qual cartão dá direito a transporte gratuito?

A Carteira da Pessoa Idosa é uma das formas de comprovação de renda para acessar o direito do acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Como fazer para ter gratuidade no transporte público?

É possível solicitar o Bilhete Único com Nome Social pelo atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento. Pessoas com 60 a 64 anos Pessoas com 60 a 64 anos também têm direito à gratuidade, para isso basta carregar o benefício no Bilhete Único Comum que já possuem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sptrans.com.br

Qual o valor para ter direito à justiça gratuita 2024?

Ou seja, caso a parte tenha renda de até R$ 2.335,78 presume-se como comprovada a necessidade da concessão do benefício. Se, porém, ela tiver renda superior, é preciso provar a necessidade, demonstrando, por exemplo, mediante documentos sua renda e os gastos que possui.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como conseguir passagem de graça pelo CRAS?

Não existe a possibilidade dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) fornecerem o direito da passagem de graça para uma pessoa. O que eles podem fazer é verificar, também com as prefeituras ou com outros órgãos, a possibilidade que ela consiga a passagem de graça durante um período.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Quem tem direito à gratuidade no transporte intermunicipal?

Tem direito à gratuidade, de acordo com a Lei Estadual 4.086/2011, pessoas com deficiência e idosos a partir de 60 anos, que tenham renda familiar até dois salários mínimos, com a disposição de dois assentos reservados. Caso ocupados os assentos gratuitos, é concedido o desconto de 50% no valor das passagens.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sead.ms.gov.br

Quem tem o direito de gratuidade?

Idoso tem direito à gratuidade em ônibus ou trens e assentos preferenciais. O estatuto do idoso, lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como saber se eu tenho direito ao passe livre?

Quem tem direito

Conforme prevê a legislação em vigor, o solicitante deve ter renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional (R$ 2.118,00), ou integrante de bolsas como Fies, Prouni, cotas sociais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saopaulo.sp.gov.br

Estou desempregada tenho direito ao passe livre?

Para acessar o benefício das viagens gratuitas, os interessados precisam estar desempregados há, pelo menos, 30 dias. A credencial também não é válida para pessoas sem emprego há mais de 180 (equivalente a cerca de seis meses). O documento tem validade de 90 dias não renováveis e é intransferível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mobilidade.estadao.com.br

Como conseguir o Bilhete Único gratuito?

Agende uma entrevista em um posto do CadÚnico para obter um NIS (Número de Identificação Social) que contemple uma renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Importante: após a entrevista, insira o NIS em seu cadastro e aguarde o prazo de análise e validação, que leva até 45 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sptrans.com.br

O que é condução gratuita?

Aqueles que não possuem o cartão poderão entrar nos ônibus sem custos, sendo liberados na catraca pelo cobrador ou motorista. “A catraca ficará utilizável e o passageiro que encostar o bilhete único terá o acesso liberado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em suno.com.br

Quem tem direito ao passe livre de ônibus?

Todas as pessoas comprovadamente carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício, que é a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem. A definição de deficiência é estabelecida pelo Decreto nº 3.298/1999.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Como deve ser o laudo para passe livre?

O atestado médico tem que ser no modelo do SUS? Sim, o Atestado/Relatório Médico Padrão do PASSE LIVRE para concessão do PASSE deve ser o modelo da equipe multiprofissional da rede de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS definido de acordo com a Portaria nº 502, de 28/12/2009, do Ministério da Saúde.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ricardoshimosakai.com.br

Quem tem direito de viajar de avião de graça?

Quem pode utilizar este serviço? - Todos os aposentados pelo INSS (ativos na base de dados do INSS em junho de 2024) e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Como ter direito a transporte gratuito?

Os portadores de necessidades especiais física, mental, visual ou auditiva, comprovadamente carentes, têm direito à gratuidade em dois assentos em cada veículo do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quem tem direito ao transporte gratuito?

O que é Cartão que garante gratuidade nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo, concedido às pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Ou seja, pessoas nessa faixa etária, ficam dispensadas do pagamento da passagem de ônibus.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em servicos.sp.gov.br

Como fazer a carteirinha para viajar de graça?

Caso a pessoa idosa não tenha o NIS, pode obtê-lo no CRAS ou em um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se já possuir o NIS, basta solicitar a carteira em um órgão de assistência social municipal ou no próprio CRAS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em adimplere.com.br