Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
Em Mateus 11:28, o Senhor diz: 'Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. ' Seu amor é o que mais precisamos nos lembrar em tempos de angústia.”
Deus não corrige o Elias solitário e triste, mas contrapõe à sua solidão, mostrando sua história, atribuindo valor ao seu passado e especialmente o seu comprometimento com o futuro.
Jeremias não entendeu a razão pela qual o Senhor deixou o caminho dos ímpios prosperar. Ele queria saber até quando a terra iria sofrer por causa da perversidade deles que Deus estava aparentemente tolerando. Era especialmente difícil para os santos no velho testamento porque não tinham nítida visão da vida eterna.
COMO DEUS TRATOU A DEPRESSÃO DE ELIAS | Douglas Gonçalves e Fábio Coelho
Quem na Bíblia teve crise de ansiedade?
Outro personagem bíblico de muita relevância e que chegou ao extremo da ansiedade, cogitando, inclusive, dar cabo à própria vida, foi Jonas, o evangelista a contragosto.
A Bíblia nos relata uma história sobre um encontro de Deus com Elias quando este estava profundamente desanimado. O relato está em 1Reis 19, mas, logo antes, no capítulo 17 lemos que Elias falou que não haveria chuva em Israel. A seca se prolongou por três anos.
Ele cuidou de alimentar o profeta Elias, deu descanso para sua alma e confortou-o espiritualmente. Uma das formas de se prevenir a depressão é não deixar que coisas ruins se acumulem em nosso coração. Não podemos guardar mágoas, mas rasgar nosso coração diante de Deus.
Salmo 54. "Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos (Selá).
A TEOLOGIA PRECISA FALAR SOBRE DEPRESSÃO. Não é incomum que o discurso teológico trate a depressão como falta de fé, opressão demoníaca ou, no mínimo, como um assunto irrelevante para a teologia.
“Levando Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: 'Minha alma está triste até a morte. Permanecei aqui e vigiai Comigo'.” (Mt 26,37-38). Quem passou ou passa pela enfermidade da depressão pode entender bem essas palavras do Evangelho.
A depressão de Jonas era fruto de seu pecado. Jonas tem uma teologia correta sobre Deus, mas ela não estava no seu coração. O que Jonas sabia sobre Deus ainda não havia impactado sua alma. Jonas não amava seus inimigos.
Ao que parece, Elias se deprimiu após um drástico choque de realidade. Após perceber que ele, que havia feito cair fogo do céu, não havia alcançado o verdadeiro prêmio que estava em jogo: o coração do povo. Ele, o grande profeta, não era assim tão grande.
Estou encurvado e atormentado; entristecido, ando o dia todo de um lado para o outro. Meu corpo arde em febre, minha saúde está arruinada. Estou exausto e abatido; meus gemidos vêm de um coração angustiado. No Salmo 38, podemos ver um texto no qual Davi fala sobre seu sofrimento.
Apesar do sucesso do dia anterior no monte Carmelo sobre 850 homens, encontramos Elias morrendo de medo de uma mulher. O profeta entrou num estado de depressão que não lhe permitia ouvir a voz de Deus. Tomado de medo, ele fugiu para salvar a vida. Encarou uma jornada de 40 dias pelo deserto até o monte Sinai.
Um bom versículo para falar sobre o que a Bíblia diz sobre depressão é Provérbios 12:25 que diz: “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima”. Salomão sabia que ansiedade e depressão andavam juntas e tinha sabedoria também para apontar um alívio: uma palavra bondosa.
Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.
Apoio de pessoas. Tanto para Moisés como para Elias, Deus mostrou outros em quem podiam confiar. Em situações deprimentes, evite se isolar. Busque pessoas em quem você pode confiar – preferencialmente um cristão maduro que você sabe que vai lhe ouvir e orar por você.