Quem tira o Habite-se?

O Habite-se é um documento emitido pela prefeitura ou órgão responsável que atesta a conclusão e a regularidade de uma construção. Ele garante que a construção esteja de acordo com as normas técnicas, de segurança e de urbanismo estabelecidas pelos órgãos competentes.
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Quem deve tirar o Habite-se?

A solicitação deve ser feita pelo dono da propriedade ou construtora, antes do início das obras.
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Como tirar o Habite-se de um imóvel já construído?

A solicitação é feita pelo proprietário da casa ou a construtora do empreendimento. O pedido deve ser realizado no começo da obra, com a indicação do prazo de conclusão. Esse aviso é necessário para os casos em que os agentes municipais vão visitar a obra ou fazer a vistoria do imóvel.
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De quem é a responsabilidade pelo Habite-se?

Em geral, a construtora ou incorporadora responsável pela construção de um imóvel providencia a emissão do Habite-se.
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Qual o valor da taxa de Habite-se?

O processo para se obter o habite-se de uma casa, por exemplo, e regularizar esse imóvel junto à prefeitura leva entre 12 e 18 meses, custando, em média, os honorários do arquiteto, que variam entre R$4.000 e R$10.000. Esses valores dependem do tamanho do imóvel e de especificidades dele.
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Tudo sobre HABITE-SE, o documento municipal para REGULARIZAR IMÓVEIS

Quem paga a taxa Habite-se?

Quem deve pagar o Habite-se? Alguns contratos com construtoras já incluem o pagamento dessa taxa na assinatura ou nos valores da obra. Portanto, certifique-se de ler e entender quem deve realizar o pagamento: você ou a construtora.
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Quanto tempo demora para sair o Habite-se?

Quanto tempo demora a emissão do habite-se? Entre 12 e 18 meses até a entrega do documento para o responsável pela construção.
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O que é preciso para tirar o Habite-se?

Documentos necessários para tirar o Habite-se
  1. Projeto assinado por um profissional responsável, como um arquiteto ou engenheiro, incluindo CREA e Inscrição Municipal;
  2. IPTU;
  3. Escritura de compra e venda do terreno;
  4. Alvará de construção;
  5. Matrícula do imóvel;
  6. Comprovante de quitação do Imposto sobre Serviços (ISS);
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Pode morar na casa sem o Habite-se?

Sim, mas você terá alguns problemas, ou seja, o primeiro deles é que boa parte das empresas que fazem financiamentos, como a Caixa, exigem essa documentação. Além disso, o imóvel sem habite-se é considerado irregular e vale menos no momento da revenda.
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O que fazer depois que sai o Habite-se?

Após obtenção do habite-se é necessário regularizar a construção na matrícula do imóvel, sendo que nela constará todas as informações, averbação de imóvel, ônus, modificações etc. que tenham ligação com o imóvel, ou seja, elementos relacionados ao direito real do bem ou dos seus proprietários.
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O que acontece se eu não pegar o Habite-se?

O Habite-se é o documento emitido pela prefeitura de cada município, que atesta a legalidade do imóvel novo ou que passou por reforma. Porém, sem a certidão, a propriedade não pode ser registrada, o que pode prejudicar uma futura venda, impede inclusão na herança, a aquisição de financiamento e de seguros.
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Como tirar o Habite-se de graça?

A segunda maneira de obter o Habite-se é pela Anistia.

O imóvel que está dentro dos requisitos da Lei da anistia pode ser regularizado. Dessa forma, um profissional habilitado executa um levantamento desse imóvel e, além disso, realiza um projeto de acordo com as normas do local de origem.
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Qual documento equivale ao Habite-se?

O Certificado de Conclusão (Habite-se) é o documento que atesta que o imóvel é habitável, enquanto o Certificado de Regularização é o documento equivalente ao Auto de Conclusão, ao Habite-se, ao Auto de Vistoria e ao Alvará de Conservação.
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Como tirar o Habite-se na prefeitura?

Entre em contato com a prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado e solicite informações sobre a existência de Habite-se para aquele endereço específico. A prefeitura geralmente mantém registros sobre os imóveis e pode informar se o Habite-se foi emitido para determinada construção.
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Quando é dispensado o Habite-se?

É dispensado o habite-se expedido pela prefeitura municipal para a averbação de construção residencial urbana unifamiliar de um só pavimento finalizada há mais de 5 (cinco) anos em área ocupada predominantemente por população de baixa renda, inclusive para o fim de registro ou averbação decorrente de financiamento à ...
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Como saber se o Habite-se está pronto?

Além de proporcionar muita praticidade na rotina do cidadão, a consulta do Habite-se pela internet não é a única maneira de acessar o serviço. Você também pode verificar a regularização pessoalmente, dirigindo-se ao Cartório de Registro de Imóveis, ou órgão responsável, ou ligando para o atendimento da instituição.
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Pode ter IPTU sem Habite-se?

“A decisão recente do TJSC foi bem clara e trouxe o raciocínio condizente com a nossa tese de que não pode haver cobrança do IPTU Predial sem o Habite-se porque não existe a autorização para habitação.
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Quem é responsável pelo Habite-se?

Tanto o proprietário do imóvel quanto o responsável pela construção podem fazer a solicitação do Habite-se. Por conta disso, caso a sua construção seja feita por uma empresa especializada, é necessário observar o contrato de prestação de serviços.
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Qual o risco de comprar casa sem Habite-se?

Comprar um imóvel pronto sem habite-se é um investimento de altíssimo risco para o adquirente. E nunca recomendado. Um imóvel sem certidão de habite-se não pode ser financiando pelo banco, correr o risco de receber multa da Prefeitura pois o projeto está em desacordo com as normas municipais.
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Quais são as exigências para tirar Habite-se?

  • DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (conforme Decreto 33.920/94)
  • - Formulário de Declaração (anexo) preenchido, autenticado e com firma.
  • reconhecida.
  • - Para pessoa física: cópia do CIC e RG em folha inteira com frente e verso na.
  • mesma face da folha.
  • - Cópia autenticada do Alvará de Construção.
  • - Original do ISS da obra – pago.
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Qual o prazo de validade de um Habite-se?

Então, uma vez emitido, o Habite-se tem validade indeterminada. Entretanto, se for realizado um aumento/anexo ou reforma, é preciso informar à Prefeitura novamente para obter um certificado atualizado.
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Como averbar o Habite-se na matrícula do imóvel?

Para fazer a averbação, você deve ir ao mesmo cartório de registro de imóveis do seu bem. É necessário apresentar a documentação solicitada, que varia de acordo com o tipo de averbação que precisa ser feita.
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O que fazer depois de tirar o Habite-se?

Com o habite-se emitido você já pode regularizar a sua obra, o seja, realizar a aferição (avaliação) dos valores relativos à contribuição social devida, em razão do trabalho executado. Após a regularização, basta efetuar o pagamento residual (o que ainda estiver faltando) e pronto!
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Quando o Habite-se pode ser negado?

E se o Habite-se for negado? Pode acontecer de o certificado de Habite-se ser negado após a vistoria. Caso isso aconteça, procure o construtor ou responsável pela obra para adequar o projeto à construção.
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Qual o valor de habits de um imóvel?

Como o Habite-se é uma norma municipal, o valor do Habite-se varia conforme a prefeitura, bem como o prazo e a forma de solicitação. Na maioria das prefeituras, o requerimento pode ser feito on-line. Além disso, o preço médio é de R$ 60,00 por metro quadrado construído. O prazo de emissão gira em torno de 30 dias.
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