O chocolate amargo também tem propriedades anticoagulantes, o que significa que são de grande ajuda para melhorar a circulação sanguínea, oferecendo resultados muito parecidos com os efeitos das aspirinas.
O que a pessoa que está tomando anticoagulante não pode comer?
Os alimentos que contém vitamina K interferem no funcionamento dos anticogulantes como a varfarina (Marevan ® ou Coumadin ® ou Marfarin ®): essa é a primeira coisa que a pessoa precisa saber quando recebe uma receita do seu médico que contenha esse tipo de medicamento.
Além dos alimentos, chá preto e, principalmente, chá verde também contêm vitamina K. O consumo excessivo de álcool, principalmente em doses altas esporádicas, também pode interferir no controle da anticoagulação e, portanto, deve ser desencorajado.
Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.
Não há contraindicações alimentares para quem teve ou está tratando uma trombose venosa profunda em uso de anticoagulação oral com Xarelto. Pode comer ovos sem problemas!
Avise a seu médico. É normal o aumento do fluxo menstrual durante o uso de anticoagulantes. No entanto, se o fluxo não cessa, avise a seu médico, podendo ser necessário trocar dose do remédio ou mesmo suspendê-lo. Para quem toma Xarelto, Pradaxa, Eliquis e heparina, não há restrição alimentar.
Evitar atividades de risco de sangramento e trauma. Não compensar a dose esquecida no dia seguinte; se perder mais doses, entrar em contato com seu médico. A varfarina pode causar hematomas e sangramento; em caso de hematomas em excesso e/ou sangramentos, entrar em contato com seu médico.
Outros efeitos colaterais dos anticoagulantes podem ser: diarreia ou constipação, sentimento de estar doente, indigestão, tontura, dores de cabeça, erupções cutâneas, comichão na pele, quedas de cabelo e icterícia (amarelado da pele e do branco dos olhos).
Carbamazepina, fenitoína, erva de São João e rifampicina diminuem a eficácia dos inibidores do fator Xa. A rifampina, ao aumentar os níveis da enzima 3A4 do citocromo CYP450, aumenta o metabolismo hepático de vários medicamentos, o que pode diminuir sua eficácia.
“A cafeína pode aumentar, por exemplo, a concentração de varfarina no organismo, que é um anticoagulante, aumentando o risco de sangramentos”, cita o professor.
O álcool interage com um grande número de medicamentos, incluindo os anticoagulantes. Quando tomado com anticoagulantes, o consumo excessivo de álcool pode interferir no tempo de coagulação. Recomenda-se que pacientes em uso de anticoagulantes bebam duas ou menos bebidas alcoólicas por dia.
Outra propriedade da vitamina C é que ela é anticoagulante, logo evita que se forme trombos o qual impede que haja uma boa circulação. É verdade que as frutas cítricas (laranja, acerola, limão) ajudam no bom funcionamento dos vasos? Se sim, como isso acontece? Sim.
Para estes pacientes, o aconselhável é servir saladas leves, compostas por folhas e legumes (tendo o consumo moderado das folhas para não interferir com o anticoagulante), evitando os molhos gordurosos e a maionese, para acompanhar o arroz.
O paciente que faz uso de algum medicamento anticoagulante precisa sempre estar atento a vários fatores da sua rotina, a fim de levar uma vida saudável, sem nenhuma complicação. Os cuidados, portanto, vão desde uma alimentação equilibrada até a mudança de alguns hábitos.
Os alimentos ricos em vitamina K podem interferir no efeito da Varfarina. Os alimentos que têm maior quantidade de vitamina K são as verduras de folhas verdes escuras (couve, espinafre, brócolis, salsa, rúcula, agrião), além dos óleos vegetais de soja e canola e das frutas: abacate e açaí.
O que uma pessoa que toma anticoagulante não pode fazer?
É isso mesmo: beber bebidas alcóolica juntamente com a varfarina (marevan®, coumadin® etc) pode ocasionar hemorragias!!! Portanto, quem está tomando este tipo de medicação não pode beber álcool.
A erva-doce possui ainda cumarina, substância conhecida por seu efeito anticoagulante, por isso não é indicada para pessoas que fazem uso de medicamentos com a mesma ação, uma vez que pode potencializar seu efeito.
Como comentamos acima, a trombose se caracteriza como uma formação de um trombo em uma parede venosa ou arterial. Sendo assim, a complicação mais grave da trombose é a embolia pulmonar, quando o coágulo se desprende da parede do vaso seguindo pela corrente sanguínea.
✅Yoga: A yoga combina movimentos suaves com técnicas de respiração e relaxamento, promovendo flexibilidade, equilíbrio e uma mente tranquila. Certas posturas de yoga podem direcionar o fluxo sanguíneo de volta ao centro do corpo e ajudar a prevenir a estagnação do sangue nas veias.
Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando) Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio. Tosse com sangue.