O medicamento age no cérebro, aumentando os níveis de serotonina — neurotransmissor que regula o humor, o bem-estar, o sono, o apetite e a concentração, dentre outras funções.
Não há contraindicação para tomar fluoxetina à noite, porém, alguns pacientes podem apresentar insônia. Portanto, se este for o seu caso, o ideal é tomar durante o dia.
O que é cloridrato de fluoxetina? Cloridrato de fluoxetina 20 mg é um medicamento indicado para o tratamento de depressão, associada ou não à ansiedade. Trata-se do genérico do Prozac®, antidepressivo comercializado na forma de cápsulas.
A fluoxetina é um dos principais remédios no combate a depressão. Além disso, é um medicamento que tem como finalidade aumentar os níveis de serotonina.
Piora da depressão e desenvolvimento de insônia. O desenvolvimento de ativação psicomotora grave (por exemplo: agitação, acatisia e pânico) também foi um fator de risco durante o tratamento com Cloridrato de Fluoxetina.
Ou seja, ele aumenta a quantidade da serotonina no cérebro, que é um neurotransmissor responsável por regular o comportamento, a atenção, o humor, a memória e o apetite. Na maioria das vezes, a fluoxetina é recomendada para o tratamento da depressão e ansiedade.
A medicação demora de 3 a 4 semanas para começar a fazer um efeito mais importante. Algumas pessoas, porém, notam benefícios antes disso. De forma geral, a reavaliação acontece após 4 semanas de uso!
Sim, pode! Porém, como o colega falou, alguns pacientes se queixam de insônia tomando a noite! Contudo, alguns pacientes tem sonolência após tomar os comprimidos, se esse for o seu caso, ou caso você não tenha nenhum tipo de alteração no seu ciclo do sono com o uso da medicação, você pode tomar só ao deitar sim.
De maneira geral, a fluoxetina pode piorar sintomas de ansiedade no início de seu uso, além de trazer efeitos colaterais indesejados (dor de cabeça pode ser um deles). A melhora começa a aparecer após duas semanas de uso, com tendência a diminuição dos efeitos colaterais.
Em media grosseira, os tratamentos ficam entre 6-24 meses, podendo algumas pessoas necessitar por períodos mais longos. Todo medicamento controlado precisa de reavaliações no mínimo de 3-3 meses.
A fluoxetina não é uma medicação indicada para o tratamento da insônia primária, ela é um antidepressivo da classe dos ISRS e para a maioria dos pacientes ela até pode causar insônia, especialmente quando usada no período noturno.
"Na medicação para obesidade, o paciente tem que perder pelo menos 5% do peso em 12 semanas de tratamento. O paciente pode até ter essa perda com a fluoxetina, mas não é regra. Essa droga não é aprovada para esse fim, ela é comercializada como antidepressivo", diz a endocrinologista.
Porque que eu tomo fluoxetina e não consigo dormir?
A fluoxetina é um medicamento pertencente à classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). Ela pode causar insônia como efeito colateral inicial, mas este efeito tende a desaparecer com o tempo ( cerca de 1 a 2 semanas).
“A fluoxetina inibe seletivamente a recaptação do neurotransmissor serotonina, na região da comunicação entre um neurônio e outro. Isso favorece a neurotransmissão serotoninérgica e está associado, sim, a melhoria de sintomas tanto depressivos quanto de ansiedade”, afirma Henrique.
De acordo com a bula, a fluoxetina é contraindicada nos seguintes casos: Pacientes com hipersensibilidade ao cloridrato de fluoxetina ou a qualquer um dos excipientes. Em conjunto com tratamentos que utilizam inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) Em combinação com a administração de tioridazina.
O ideal é tomar a Fluoxetina pela manhã, após o café. Como a maioria das pessoas se sentem mais ativas e dispostas com a medicação, o período da manhã é o melhor. Raramente, os pacientes sentem sonolência com a Fluoxetina, mas se esse for o seu caso, fale com o seu médico e, possivelmente, ele modificará o horário.
Quais os efeitos da fluoxetina nos primeiros dias?
alguns sentem mais, outros menos... mas o importante é voce informar isso ao seu médico.. É bem comum nos primeiros dias de uso desse medicamento aparecerem efeitos colaterais como piora da ansiedade, tremores, náuseas, alterações de sono, entre outros.
O que acontece quando você deixa de tomar fluoxetina?
Nesse meio tempo pode experimentar efeitos colaterais como náusea, diminuição de apetite, dor de cabeça, perda de peso. Os efeitos colaterais de adaptação duram em média de 7 a 14 dias. Os sintomas que você descreve fazem pensar em síndrome de abstinência da medicação devido a interrupção abrupta.
É um medicamento antidepressivo que atua na inibição da recaptação da serotonina. Um neurônio não encosta no outro, ele fica próximo, bem juntinho, e quando chega o sinal, solta um neurotransmissor.
Se você está tomando fluoxetina HÁ 7 dias e tem estes sintomas, é possível que sejam devidos ao remédio, sobretudo a falta de apetite e as náuseas. "Tontura" e "fraqueza" são termos amplos e é difícil saber exatamente o que você sente. O mais seguro é, assim que possível, fale com seu médico e tire estas dúvidas.
A fluoxetina não dá alterações cardíacas, ela é um antidepressivo considerado seguro. Entretanto efeitos colaterais são possíveis com qualquer medicamento e não há como prever se o indivíduo manifestará ou não efeito adverso de outro tipo.