Afinal eu posso carregar meu notebook na tomada 220V? Sim, pois praticamente todos os carregadores de notebook e ultrabook são como os de celular, do tipo BIVOLT. O que isso significa? Que é um tipo de carregador que suporta os dois padrões de energia: 110V e também o 220V.
É possivel sim. Todo notebook/netbook Samsung, possuem carregadores bivolts, o que permite a utilização em redes 110 (127) volts como também em 220 volts.
Se você quiser ter certeza que seu equipamento possui a capacidade de ser do tipo Bivolt, basta dar uma olhada nas informações disponibilizadas na etiqueta do componente. Onde estiver escrito INPUT (Entrada de energia) o valor de 100-240V equivale ao padrão conhecido de 110V a 220V.
Fontes para notebook podem divergir em sua voltagem dependendo do modelo do seu equipamento, normalmente as fontes possuem entre 12V e 20V, este valor é específico para cada notebook. A voltagem pode ser confirmada na etiqueta da fonte original ou na etiqueta embaixo do aparelho.
O que acontece se usar um carregador com voltagem maior no notebook?
O que poucos sabem é que a utilização de um carregador errado pode causar danos ao aparelho e, até mesmo, diminuir o seu rendimento. Por isso, para garantir que o seu notebook continue funcionando normalmente, é importante conferir alguns detalhes antes de substituir a fonte.
Por exemplo, carregadores de equipamentos eletrônicos e lâmpadas leds geralmente são bivolts. Ou seja, eles funcionam tanto em 110V quanto em 220V. Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V.
O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.
A bateria de um carregador portátil é formada por células de Lítio. Cada célula de lítio possui uma tensão de 3,7V e uma capacidade que varia entre 1.500mAh até 3.600 mAh.
O que acontece se ligar meu notebook que suporta 19v um carregador de 24 V?
Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes.
Pode carregar o notebook com carregador de celular?
O que acontece se carregar o notebook com o carregador do celular? É possível carregar o notebook com o carregador do celular. Entretanto, para manter o mesmo tempo de recarga, é necessário que o acessório do smartphone tenha potência igual ou maior do que a compatível com o computador portátil.
Seu notebook também precisa ter uma porta USB-C embutida, combinado? Aí é só conectar uma extremidade do cabo USB-C a uma tomada e ligar a outra extremidade do cabo USB-C ao seu notebook. Prontinho! Ele vai começar a carregar automaticamente.
Se você possui aparelhos bivolts, ou seja, aqueles que funcionam tanto em 110V quanto em 220V, nem precisa se preocupar com a tensão da tomada. Basta dar uma olhada nas etiquetas de identificação no produto e verificar.
Se você quiser ter certeza que seu equipamento possui a capacidade de ser do tipo Bivolt, basta dar uma olhada nas informações disponibilizadas na etiqueta do componente. Onde estiver escrito INPUT (Entrada de energia) o valor de 100-240V equivale ao padrão conhecido de 110V a 220.
Fonte em 220V na tomada (ou estabilizador) em 110V)=geralmente nao acontece nada,o PC nao liga ou nao inicia,mas a fonte vai continuar funcionando,basta ajustar a fonte na tensao correta.
Para os professores, a prática de carregar o celular em tomadas 220V achando que será mais rápido é mito. Ainda mais porque os carregadores de hoje são bivolt, ou seja, se adaptam automaticamente a qualquer uma das voltagens.
O que acontece se colocar um carregador 220 na tomada 110?
Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.
O principal ponto é que a instalação elétrica fica mais barata: fios que suportam uma corrente elétrica elevada precisam ter a sua bitola (área) de material condutor maior e isso sai caro.
Afinal eu posso carregar meu notebook na tomada 220V? Sim, pois praticamente todos os carregadores de notebook e ultrabook são como os de celular, do tipo BIVOLT. O que isso significa? Que é um tipo de carregador que suporta os dois padrões de energia: 110V e também o 220V.
Você pode sim usar direto, recomendo também que você ative o modo conservação de bateria no Lenovo Vantage. Assim sua bateria recebe metade da carga, abaixa a temperatura e aumenta a vida útil dela. Para fazer isso, abra o Lenovo Vantage, configurações > energia.
Deixar o seu notebook conectado o tempo inteiro na energia não faz com que a bateria fique “viciada”. Esse efeito era muito comum em baterias mais antigas, geralmente feitas de níquel cádmio. As baterias de íons de lítio, utilizada nos notebooks mais novos, não possuem esse efeito.
Atualmente, a maioria dos notebooks do mercado possuem tensão de entrada de 19 ou 19.5 Volts, os bastante próximo a isso. Aparelhos especiais, como ultrabooks ou macbooks, usam carregadores com tensões um pouco diferentes, como por exemplo 14.5 Volts e 20.5 Volts.