Nos nossos pacientes, a fluoxetina, a sertralina, a moclobemida e a amitriptilina parecem ter promovido algum tipo de "dissecção química" da apatia, indicando que os antidepressivos detêm alguma ação seletiva sobre a integração da experiência emocional às idéias e percepções de diversas modalidades sensorials.
Ao elevar a quantidade de serotonina disponível nos circuitos cerebrais, a sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio químico do cérebro. Assim, o medicamento trabalha para melhorar o equilíbrio emocional, ajudando a reduzir os sintomas dos problemas para os quais é indicado.
Tontura por causa da redução de sódio no sangue, enjoo, dores de cabeça, falta de apetite, sonolência, aumento do suor, disfunções sexuais e diarreia são as reações adversas mais comuns.
Essa categoria de remédios inclui sertralina, escitalopram, citalopram, fluoxetina, fluvoxamina e paroxetina. São drogas que têm como alvo a serotonina, um importante neurotransmissor cerebral.
SENSAÇÃO DE APATIA PELO USO DE ANTIDEPRESSIVO | EFEITO COLATERAL OU SINTOMA DA DEPRESSÃO?
Qual o antidepressivo da apatia?
Nos nossos pacientes, a fluoxetina, a sertralina, a moclobemida e a amitriptilina parecem ter promovido algum tipo de "dissecção química" da apatia, indicando que os antidepressivos detêm alguma ação seletiva sobre a integração da experiência emocional às idéias e percepções de diversas modalidades sensorials.
Sertralina: Um membro da classe de antidepressivos conhecidos como Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS), a sertralina atua aumentando a disponibilidade de serotonina no cérebro. Isso pode ajudar a melhorar o humor, a reduzir a ansiedade e a diminuir os sintomas da depressão.
O que fazer para amenizar os efeitos da sertralina?
Há algumas precauções que podem ser tomadas para diminuir consideravelmente os efeitos colaterais secundários: Tomar sertralina com a refeição ou após ela pode diminuir o mal-estar; Descansar e aumentar a ingestão de líquidos diminui as dores de cabeça.
-Náusea. -Diarréia. -Boca seca. Como relatado, esses efeitos não tendem a ser duradouros, desaparecendo após a adaptação ao organismo(dura em média 14 dias).
O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Carbamazepina, efavirenz: pode diminuir a concentração sérica de sertralina. Cimetidina: pode diminuir o metabolismo dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina.
Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.
Porque a sertralina tira a vontade de ter relação?
Os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) aumentam os níveis de serotonina no cérebro, afetando a dopamina, neurotransmissor ligado ao desejo e excitação sexual. Mulheres geralmente relatam falta de desejo, problemas de lubrificação e dificuldade em chegar ao orgasmo.
Esses sintomas podem afetar o bem-estar geral e a qualidade de vida dos adolescentes em tratamento (Souza et al., 2022). Por outro lado, alguns adolescentes podem experimentar dores de cabeça, tonturas, sonolência ou insônia como efeitos colaterais do uso prolongado de sertralina.
A sertralina pode ocasionar midríase (dilatação da pupila) e deve ser usado com cuidado em pacientes com glaucoma de ângulo fechado ou história de glaucoma. Esta dilatação pode resultar em aumento da pressão intraocular e glaucoma de ângulo fechado, especialmente em pacientes pré-dispostos.
Os sintomas podem estar relacionados a um efeito rebote de hiperatividade colinérgica. Clinicamente a síndrome se caracteriza por sintomas de mal-estar geral, alterações gastrintestinais (náuseas, vômitos, diarréia), ansiedade, irritabilidade, insônia, sonhos vívidos, movimentos parkinsonianos ou acatisia.
É um termo grande e um pouco assustador, mas basicamente significa que a Sertralina ajuda a equilibrar a quantidade de um certo tipo de químico no cérebro, chamado serotonina. Esse equilíbrio é importante para manter nosso humor estável.
Como Funciona? Como vários antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina, funciona fundamentalmente inibindo a recaptação de serotonina. O neurônio libera a serotonina, que seria recaptada para ser degradada, ser quebrada, que acaba inibindo essa recaptação e assim tem mais serotonina.
Veja para que serve e principais efeitos colaterais. A sertralina é um medicamento utilizado no tratamento da depressão, ansiedade e problemas relacionados.
Na Medicina, a apatia pode ser interpretada um sintoma de que algo não vai bem com o corpo da pessoa, em especial se essa apatia vem associada a algum outro sintoma médico, como febre e dores no corpo, por exemplo. A apatia também pode indicar alterações de ordem mental e emocional.
Lorazepam. Atua como controle do transtorno de ansiedade generalizada ou para o alívio dos sintomas no cotidiano. Pode ser também usado como medicação complementar no tratamento da ansiedade em estados psicóticos e depressão profunda.