Como funciona o ponto do vendedor externo?
O ponto eletrônico para vendedores externos serve para evitar anotações em papel, que ainda são comuns em muitos negócios. Desse modo, todas as informações ficam registradas em um aplicativo de ponto, permitindo ainda que os gestores possam conferir as informações em tempo real.Como controlar o ponto de funcionários externos?
Tradicionalmente, os proprietários de empresas confiam em uma das três maneiras de controlar as horas de funcionários externos e internos:
- Uma solução analógica, como caneta e papel, ou uma planilha compartilhada;
- Relógios de ponto;
- Software de monitoramento remoto.
O que diz a CLT sobre trabalho externo?
A legislação brasileira estabelece que o trabalho externo é a prestação de serviço realizada fora das dependências da empresa, devido à própria natureza do trabalho. É o caso de instaladores de antena, eletricistas, leitores de relógio de energia, vendedores externos, motoristas profissionais, entre outros.Quais cargos não precisa bater ponto?
Gerentes, diretores e chefes de departamento geralmente ocupam cargos de confiança, e por isso, não precisam ter controle de ponto. Porém, somente a gratificação financeira e a nomeação no cargo com esse registro podem não ser suficientes para caracterizar a função como um cargo de confiança.Registro e controle de ponto: o que diz a CLT - É OBRIGATÓRIO?
Quais funcionários têm dispensa do controle de ponto?
Funcionários que exercem cargos de confiança e gestão, como gerentes e diretores, não precisam bater ponto. Por isso, é importante que a área jurídica da empresa e o RH estejam alinhados para evitar problemas trabalhistas com funcionários.Quem está dispensado do registro de ponto?
Conforme a lei é dispensado o controle de jornada de trabalho do empregado quando: Home Office; Atividades externas e incompatíveis com determinação de horário; O colaborador que ocupa cargo de efetiva gestão e com recebimento de 40% de adicional sobre seu salário.Como funciona trabalho externo?
No trabalho externo, o colaborador exerce as suas funções fora da sede da empresa. Isso significa que, apesar de fazer parte do quadro de funcionários, o profissional não precisa se deslocar para a filial do empregador. A maioria dos trabalhadores externos não possui um local fixo de trabalho.Como funciona a jornada de trabalho externo?
O cálculo da hora extra de um vendedor externo funciona como o cálculo de qualquer outro trabalhador. A regra geral é que a jornada de trabalho normalmente não deve exceder a duração de 8 horas diárias ou 44 horas semanais, e que cada minuto trabalhado além da oitava hora deve ser pago como hora extra.Como deve ser feito a marcação do ponto dos colaboradores em trabalho externo?
Controle de Ponto para Trabalho Externo ManualNesse modelo, os próprios funcionários realizam as suas marcações, ou seja, eles preenchem o cartão de ponto com seus horários de entrada e saída, incluindo intervalos. No entanto, a folha de ponto manual, além de poder ter muitas rasuras, é muito passível de fraudes.
Pode dar advertência por esquecer de bater o ponto?
Na lei trabalhista brasileira, não há nenhuma previsão sobre advertência pela não marcação do ponto.Sou obrigado a trabalhar em outro setor da empresa?
O art. 469 da CLT estabelece um claro limite à alteração do local do contrato de trabalho; diz a norma que “ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato”.Sou obrigado a comparecer na empresa fora do horário de trabalho?
Se for reunião facultativa, o empregado pode ou não comparecer a ela: caso não vá, ele não pode ser recriminado por isso; caso vá, por se tratar de uma escolha própria, a organização não é obrigada a lhe compensar pelo tempo que ficou reunião.Quem trabalha externo tem direito a hora extra?
Comprovado que a empresa fiscaliza e controla a jornada de trabalho do empregado, é direito do trabalhador receber horas extras mesmo exercendo atividades externas.Qual a carga horária de um vendedor externo?
A CLT determina que a carga horária máxima seja de 44 horas semanais, aproximadamente 8 horas diárias.O que acontece se eu esquecer de bater o ponto?
Esquecer de bater o ponto no trabalho é uma situação comum que ocorre em muitas empresas, entretanto, deixar de fazer esse registro pode gerar consequências graves para os funcionários, que podem sofrer descontos no salário, advertências e medidas disciplinares, dependendo da política interna de cada organização.Quais os requisitos para o trabalho externo?
Em suma, os requisitos do trabalho externo são a aptidão, a disciplina e a responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena. Veja-se, também, a Súmula 40 do STJ: Para obtenção dos benefícios de saída temporária e trabalho externo, considera-se o tempo de cumprimento da pena no regime fechado.Quem trabalha externo?
Quem é o trabalhador externo? Os exemplos mais frequentes de trabalhadores com jornada externa são os representantes de laboratório farmacêutico, vendedores, viajantes, representantes comerciais, entre outros...Quem faz trabalhos externos?
Alguns exemplos são os vendedores que viajam longas distâncias, entregadores, fiscais de obras, alguns motoboys, representantes comerciais, alguns motoristas, promotores de merchandising, analistas de eventos e decoradores, entre outros cargos e profissões que exigem o exercício da função em ambientes externos.Qual a diferença de trabalho interno e trabalho externo?
Na gestão do trabalho externo, o processo ocorre à distância. Isso porque, na prática, o funcionário não estará alocado nas dependências da empresa. Agora na gestão de trabalho interno, o empregado exerce suas atividades enquanto está dentro do espaço físico da empresa.Como deve ser controlado o ponto quando o trabalho é prestado fora do estabelecimento?
Para todos os outros, devem ser registrados os horários de entrada e de saída do local de trabalho. O controle de ponto externo é uma exigência legal. Usar aplicativos de ponto eletrônico para essa tarefa é a melhor solução, pois eles permitem monitorar os funcionários e trazem economia na gestão de RH.O que é trabalho exterior?
Ter a chance de viajar a serviçoO trabalho no exterior remoto quer dizer que você trabalhará do país em que está para uma empresa localizada em outro. Isso pode gerar uma chance de, em algum momento, viajar para a sede da empresa, ou mesmo de ir para outros países se essa tiver internacionais ou for uma multinacional.