O apicultor é o profissional responsável pela criação e manejo de colmeias de abelhas, contribuindo para a produção de mel, própolis, cera e outros produtos apícolas.
O apicultor atua diretamente na criação de abelhas e no seu manejo para incentivar a produção de mel com qualidade para o consumo humano, de modo profissional ou como hobby.
As operárias – Realizam todo o tra- balho da colméia: coletam alimento (néctar e pólen) e água, cuidam das crias e da rainha, limpam a colméia e defendem o enxame. Na falta da rainha, algumas operárias podem pôr ovos, mas desses ovos só nas- cerão zangões.
Um apicultor que se preocupa e se atenta às boas práticas de manejo e produção apícola está cumprindo um papel importante: ele está ajudando na manutenção e preservação da vida de milhares de abelhas.
A maioria das abelhas de uma colmeia é formada por fêmeas: 1 rainha e cerca de 5.000 a 100.000 operárias. Os machos - os zangões - são encontrados em um numero máximo de 400 indivíduos. As funções exercidas pela rainha são a postura de ovos e a manutenção da ordem social na colmeia.
O apicultor é o profissional responsável pela criação e manejo de colmeias de abelhas, contribuindo para a produção de mel, própolis, cera e outros produtos apícolas.
A rainha, como o próprio nome diz, é quem manda em uma colônia. É ela quem continuamente põe ovos, garantindo o nascimento das operárias, machos e rainhas virgens (princesas). A líder também controla a produção de novas abelhas de cada sexo ou casta, de acordo com a necessidade da colônia.
Em torno de 250 apicultores capixabas estão organizados em associações, sendo cerca de 1.200 produtores envolvidos na atividade que recebem assistência técnica do Incaper. A produção anual de mel do Estado é de em média 1.000 toneladas por ano.
Quando mais velhas, realizam trabalhos externos, como a defesa da colônia (operárias guardas) e a coleta de recursos, como pólen, néctar, resina e água (operárias campeiras ou forrageiras). Durante a coleta de recursos nas flores, as campeiras podem realizar a polinização.
As abelhas escolhem o indivíduo mais apto para liderar a colônia. Com o avanço da idade, a rainha para de produzir seu feromônio inibidor. A substituição pode ser forçada por um apicultor.
Com glândulas de cera desenvolvidas, produzem essa substância, constroem os favos, armazenam o pólen e transformam o néctar que lhes trazem do exterior em mel. Defendem e mantêm a temperatura interna da colmeia entre 34ºC e 35ºC e realizam os primeiros voos de reconhecimento.
São as operárias que constroem as colmeias, usando materiais coletados nas cercanias, como madeira morta, areia, barro, folhas, pétalas de flores, óleos florais, resinas, entre outros. A operárias que fazem a coleta de alimentos, água e outros materiais fora da colmeia são chamadas de forrageiras.
Qual o salário de um Apicultor? O salário médio de um Apicultor no Brasil é de R$ 2.054,73. As especialidades com os melhores salários são Trabalhador na Apicultura, Trabalhador na Minhocultura e Trabalhador na Sericicultura.
As abelhas vivem em uma clara organização social. Cada colméia possui três tipos de abelhas, cada qual com um trabalho distinto. A rainha é responsável por pôr ovos, os zangões machos, por fertilizá-los, e as obreiras, por procurar alimento e cuidar da colméia. Cada tipo de abelha está adaptada ao seu trabalho.
Em uma colmeia vive uma sociedade dividida em castas. Estão ali presentes a abelha rainha; as operárias, de quem depende toda a vida na colmeia; e os zangões, que têm como única função a reprodução.
O zangão é a abelha do sexo masculino. Eles não têm ferrão ou outro tipo de ferramenta de defesa. Não coletam alimentos ou defendem o ninho, portanto sua única função é fecundar a rainha. A regra é que todos os zangões nascem de ovos não fertilizados, ou seja, não têm pai.
Dentre as principais funções do apicultor, está a de criar e tratar abelhas, confeccionar produtos como mel, própolis, polen, geleia real, dentre outros, além de trabalhar na produção de apitoxina e produção de cera.
A colmeia abriga uma sociedade dividida em castas, liderada pelas abelhas do sexo feminino: a abelha rainha e as abelhas operárias, responsáveis por todas as atividades essenciais na colmeia. Os zangões, machos cuja única função é a reprodução, também fazem parte dessa estrutura.
Com o néctar e o pólen coletado nas flores, as abelhas operárias produzem o mel, cera, própolis e geleia real. O mel é um tipo de açúcar com alto valor energético que serve de alimento para as abelhas.