Quem trata animais como filhos pode sofrer transtornos?
Quem trata animais como filhos pode sofrer transtornos, diz pesquisador. Os distúrbios psicológicos estão entre as possíveis alterações que uma pessoa que trata seus animais de estimação como filhos pode sofrer, disse Raúl Valadez Azúa, especialista da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).
Quanto mais tratamos os animais de estimação como pessoas, mais restritas e dependentes de nós se tornam as vidas deles, e mais problemas de saúde/comportamentais eles desenvolvem. — Vemos os animais não apenas como membros da família, mas como equivalentes às crianças.
Acho que se o tutor sente amor pelo pet a ponto de chamá-lo de filho, isso não é um problema e deve ser respeitado. Até porque há famílias que optam por ter um animal de estimação no lugar de um filho. E não há nada no mundo que a pessoa ame mais do que um filho.
O que leva as pessoas a tratarem os seus animais de estimação como se fossem humanos?
Animais domésticos são muito sensoriais, eles percebem nossas emoções muito antes de nós mesmo colocarmos para fora. A humanização de pets vem com essa carga de responsabilidade que os animais carregam. Nós, humanos, sentimos que temos em no pet um psicólogo, um melhor amigo e/ou um filho.
Quais os problemas em tratar animais domésticos como seres humanos?
No entanto, tratar animais como seres humanos pode resultar em doenças típicas de humanos, como ansiedade, compulsão alimentar, obesidade e outros comportamentos prejudiciais, por isso é preciso equilibrar o amor pelos animais com o respeito às suas necessidades naturais.
Tratar um animal de estimação como um ser humano tem graves efeitos colaterais
É certo Tratar cães como humanos?
Quem tem um cãozinho sabe como são o apego e o amor por eles, mas os veterinários alertam: os animais não podem ser tratados como se fossem gente. Isso é prejudicial para todos.
Os motivos são os mais variados, desde a sensação de poder até sérios problemas mentais. Seja qual for o motivo, esses atos sempre devem ser denunciados. Os animais não devem responder por crises de raiva ou stress dos humanos, muito menos pela falta de conduta de algumas pessoas.
O criador da psicanálise, Sigmund Freud, explica-nos o amor incondicional pelos animais: "Os motivos pelos quais se pode amar um animal com tanta intensidade, é porque ele possui emoções simples e diretas, de uma vida singela, liberta dos conflitos de uma sociedade que impõe restrições.
A psicologia evolucionista sugere que os humanos desenvolveram uma afinidade natural por animais devido à vantagem adaptativa que isso proporcionava. Por isso, a convivência com animais oferecia segurança, caça conjunta e até mesmo conforto emocional.
Além disso, ele aponta que os bichos ficam estressados em razão da questão da dominação do território e da reprodução, o que gera sofrimento. No caso dos humanos, a vivência em um ambiente com condições alimentares e habitacionais precárias, somada à falta de interação social são os prejuízos centrais.
Isso ocorre quando as fêmeas acasalam com machos diferentes durante o mesmo período fértil. Assim, elas podem ter óvulos fertilizados por espermatozoide de pais distintos.
As pessoas donas de pet, de uma hora para outra, passaram a ser chamadas de “tutores”. Como sói ocorrer em nosso tempo, não se muda termo nenhum sem uma alta dose de ideologia.
Quem maltrata animais não pode ser uma boa pessoa?
“A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem” – Arthur Schopenhauer. Lembramos que cometer abandono ou crueldade com animais é crime com detenção de três meses a um ano, mais multa.
Deuteronômio, capítulo vinte e dois, versículo seis e sete, fala assim, cuida dos teus animais, se você fizer isso, Deus vai abençoar sua vida e prolongar seus dias. Entenda que Deus te deu os animais para você cuidar, zelar e alimentar. e Deus promete te abençoar e te Dar 1 vida longa, você e sua família.
Os arquétipos animais são padrões universais presentes no inconsciente coletivo da humanidade. Eles representam características fundamentais da natureza humana. Por exemplo, o lobo é frequentemente associado à agressividade e à astúcia, enquanto a coruja é relacionada à sabedoria e à intuição.
No princípio, a palavra psique também significaria borboleta. Para os gregos antigos, a borboleta era o animal que representava o sopro da vida, a alma, a imortalidade.
Como os animais podem ajudar a nossa saúde mental?
Ter pets, especialmente cães e gatos, pode sim contribuir para a redução do estresse, melhora da ansiedade e da depressão. Além disso, os bichinhos de estimação diminuem a solidão, incentivam a prática de exercícios físicos e promovem momentos de diversão.
Já a visão de Kant, no século 18, considerava que animais eram sencientes, mas que, no entanto, nós não tínhamos obrigação moral direta para com eles: condutas de crueldade para com os animais são incorretas, mas apenas em razão de induzirem à crueldade com humanos, ou ferir os interesses humanos.
Os animais ocupam espaço no mundo para alcançar conforto, segurança e alimento ao homem. Há, por ordenação divina, um escalonamento dos seres segundo a perfeição de cada um, partindo-se da vida em seu estágio mais elementar, passando- se aos animais e, depois, ao ápice da escala: o homem.
A Bíblia é clara quanto ao dever do justo de respeitar todas as criaturas. “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel” (Provérbios 12:10). O assunto é tão sério que Deus faz um alerta de castigo aos que não cumprirem o dever de cuidar da natureza: “Chegou o tempo de (...)
Zooerastia (também chamada de zoofilia, bestialidade ou abuso sexual) consiste no ato sexual de humanos com animais e é praticada desde tempos remotos, conforme achados em pinturas rupestres. A gama de animais usados em zooerastia é bastante diversificada.
IBAMA. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo email para [email protected]. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) as encaminhará para a delegacia mais próxima do local da agressão.