O cajueiro é uma planta originária da região litorânea do Brasil que se espalhou por várias regiões do país através das castanhas levadas pelos índios. O caju foi levado pelos portugueses para outras regiões da África e Ásia, onde também se adaptou muito bem.
Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e a África. A mais antiga descrição escrita do fruto é de André Thevet, em 1558, comparado este a um ovo de pata.
A fruta vem do cajueiro, árvore nativa da região litorânea do nordeste brasileiro. O nome caju é originário do tupi, e significa “noz que se produz”. A fruta faz parte da alimentação indígena há muitos séculos.
O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical originária do Brasil e que pertence a família Anacardiaceae. Apesar da distribuição da espécie pelo país, a maior produção de caju está concentrada nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.
O caju está profundamente enraizado na cultura brasileira, especialmente na região Nordeste. A fruta é utilizada na preparação de diversos pratos típicos, como o bolo de caju, a mousse de caju e a cajuína, uma bebida refrescante e nutritiva.
Cajucultura - Ceará é o maior exportador de caju do Brasil | Jornal da TVC 10.10.19
Qual a cidade que tem o maior pé de caju do Brasil?
O Cajueiro de Pirangi, localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e cobre uma área de aproximadamente 9.000m², com perímetro de aproximadamente 500 metros. Em virtude da sua extensão, a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.
O principal produtor mundial de castanha de caju é Costa do Marfim, com 848,7 mil toneladas, em 2020 (Gráficos 2 e 3). Essa posição foi conquistada, principalmente, devido à grande extensão de sua área (2,0 milhões de ha), visto que a produtividade de seus pomares (417 kg/ha) é inferior à média mundial (589 kg/ha).
A atividade ainda está concentrada nessa região: 90% da produção do caju vem de Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Mas o Brasil não é o atual líder mundial na produção, que é maior em países da África e da Ásia.
Sobre o nome: O caju é uma fruta natural do Brasil, que é totalmente consumida: fruto (noz), pseudofruto, casca e até a madeira da árvore, e de diferentes formas: naturalmente, sucos, mel, doces, passas, gelados, licores.
Há uma oralidade local, oriunda dos curandeiros e raizeiros, que atribui ao caju um poder curativo, protetor, purificador e defumador de ambientes, por ser considerado uma planta mágica. Essa percepção mística confere ao caju interpretações transcendentais.
A Castanha de caju é cara porque é um produto tipo exportação. O valor pago em Dólar e Libra compensa os grandes produtores exportar o produto de melhor qualidade do que vender internamente.
Porque o caju não é uma fruta? O caju é constituído de duas partes: a castanha e o pedúnculo, que é carnoso, rosado e chamado de falso fruto ou pseudofruto. A denominação ocorre porque, para ser considerado fruta, é preciso que tenha vindo do ovário da flor.
O cajueiro é uma árvore originária do Brasil, nativo da região litorânea. Suas folhas são eficazes na cicatrização de feridas. Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores.
Nos Estados Unidos as castanhas de caju são consumidas, na maioria, na forma salgada, como acompanhantes de coquetel. Elas são consumidas tanto em pacotes puros, como em misturas com outras nozes.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área ocupada com cajueiro no Brasil é estimada em 425,2 mil, sendo 63,9% no Ceará; 17,2% no Piauí; e 11,7% no Rio Grande do Norte.
A Costa do Marfim, maior produtor mundial, representou, em 2021, 22,6% da produção global, e tem aumentado a sua produção a uma taxa média de 4,2% aa de 2017 a 2021, situando-se em 837,8 mil t no último ano.
A porção recomendada para o dia a dia não deve ultrapassar as 10 g (ou cinco unidades), totalizando 55 calorias. Então existe uma dúvida muito comum: mas será que a castanha-de-caju engorda? Mesmo sendo calórica, ela ajuda na queima de caloria e ainda tem uma gordura boa.
O Caju (Anacardium Occidentale) foi introduzido na Índia pelos portugueses no século XVI. Ao longo dos anos, o Caju tornou-se uma cultura com alto valor econômico e alcançou o status de exportação – mercadoria orientada, ganhando considerável cambio para o país. A Índia exporta grãos de caju para mais de 60 países.
Qual é o estado que tem o maior pé de caju do mundo?
O Maior Cajueiro do Mundo não está localizado em Natal, como muitos pensam, mas sim na Praia de Pirangi do Norte, no município de Parnamirim, cerca de 20 minutos saindo de Ponta Negra. O cajueiro impressiona por sua imponência, muitas vezes sendo confundido com uma pequena floresta.
Compostos fenólicos e vitamina C são abundantes nessa parte do fruto, fornecendo mais de 100% das necessidades diárias de vitamina C em apenas 100g. Além de sua riqueza antioxidante, o caju é uma fonte de vitaminas A e do complexo B, juntamente com minerais como cálcio, potássio e ferro.