Quem pode usar a roupa de Sheik? Na verdade, qualquer pessoa está habilitada a usar o adorno de cabeça. Apenas para contextualizar, xeique é um título árabe que tem mais a ver com respeito e vem da época pré-islâmica. De forma direta, significa um homem venerável com mais de 50 anos.
Também chamada de kandoora, thobe ou dishdasha, é a vestimenta do homem árabe, uma túnica com mangas compridas e uma extensão para cobrir todo o corpo, é usada para não marcar o corpo e como sinal de modéstia, uma vez que todos se vestem do mesmo jeito.
A roupa masculina tradicional é a kandura, uma veste longa e branca, com um lenço na cabeça chamado ghutra, amarrado com uma corda preta (agal). Por baixo, os homens costumam usar uma espécie de pano enrolado na cintura, para evitar transparências.
Na grande maioria das vezes, a vestimenta é branca, pois ajuda a regular a temperatura. Neste momento, é outono no Catar, mas a temperatura média é em torno dos 30°C. Por baixo das túnicas, os homens utilizam o cirwal, uma calça larga que ajuda na mobilidade e protege a região íntima.
Também chamado de Guthra ou Gutra, é o lenço na cabeça usado pelos homens, feito de algodão, tem origem beduína, usado para proteger do calor. Em geral são brancos, mas alguns homens também usam em vermelho e branco ou preto e branco.
O uso do hijab remonta ao profeta mais importante do Islã, Maomé (Muhammad). Ele teria pedido às esposas que usassem o item para diferenciá-lo dos outros. O intuito era mostrar seu status, considerado especial. Já a nomenclatura hijab faz referência ao tipo de cobertura utilizada por grande parte dessas mulheres.
O que os árabes usam por baixo? Por baixo, os homens costumam usar uma espécie de pano enrolado na cintura, para evitar transparências. Em público, as mulheres usam abayas, longas vestes pretas que cobrem suas roupas comuns. Algumas têm detalhes como bordados nas mangas e na barra, mas a maioria é lisa.
Os turbantes e túnicas usados hoje nos países árabes são quase idênticos às vestes das tribos de beduínos que viviam na região no século VI. “É uma roupa que suporta os dias quentes e as noites frias do deserto”, afirma o xeque Jihad Hassan Hammadeh, um dos líderes islâmicos no Brasil.
Muçulmano é todo o indivíduo que pratica o Islã, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de profeta Maomé, que teria recebido revelações do arcanjo Gabriel (Jibril). Além disso, os muçulmanos também dão ênfase aos dogmas da oração, jejum no mês de Ramadã, peregrinação em Meca e o estudo do Alcorão.
O Dubai é uma cidade cosmopolita famosa, mas é importante vestir-se com recato em espaços públicos em respeito aos costumes locais, evitando ombros e barriga descobertos. Pode levar os seus fatos de banho e biquínis favoritos se estiver a planear um dia na praia, desde que tenha algo para se cobrir depois.
Xeique, xeque ou sheik (em árabe: شيخ; romaniz.:xāyẖ; "ancião; chefe, soberano" é um fórmula honorífica em língua árabe, com o significado de "líder" ou "governador". A forma feminina correspondente é sheikha, aportuguesada como xeica.
Keffiyeh é o nome mais comum que se dá ao lenço que os árabes usam na cabeça. Sua origem remonta aos povos nômades da Península Arábica que usavam lenços para se proteger do sol e da areia. Feitos de algodão, eles tinham cores diferentes e também serviram para identificar as tribos.
Em geral, o kufiyyah é feito de algodão, sendo branco e preto entre os beduínos, branco e vermelho entre os jordanianos (geralmente com cordões de algodão) e da Arábia Saudita, e branco imaculado entre os homens das cidades.
Genericamente chamada de "hijab", vestimenta existe em diversas versões e seu uso varia de acordo com o desejo (salvo raras exceções) e local onde a mulher se encontra. Poucos símbolos do Islã são tão conhecidos como o véu usado pelas mulheres muçulmanas.
A tradição islâmica prescreve que mulheres só podem mostrar o cabelo para homens da sua própria família. E, como há sempre homens que frequentam cabeleireiros, fora os que neles trabalham, elas são atendidas em subsolos, a fim de poderem remover o hijab, o lenço ou véu islâmico. “Essa sempre foi a solução”, conta Azad.
Seu uso varia de acordo com o tempo e o contexto social. Muitas mulheres muçulmanas usam o véu, para além da religião, como expressão de identidade. Sobre seu uso, é importante destacar que muitas mulheres o fazem por opção e não por serem forçadas, como se acredita em grande parte do Ocidente.
Qual é a função do sheik? Na região, a expressão é usada para descrever um líder militar e/ou de um país. A grosso modo, é o rei da tradição muçulmana.
A vida do Sheik foi curta, se comparada a de muitos outros cachorros. Porém, viveu tempo suficiente para nos ensinar mais sobre companheirismo, amizade e lealdade.
Mas por que o país é tão rico e de onde vem todo o dinheiro que os sheiks ostentam? O Oriente Médio é um dos grandes produtores de petróleo , devido a duas placas tectônicas que se chocam com frequência e produzem um maior acúmulo de material. Por que os sheiks são tão ricos.
Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum (15 de julho de 1949; em árabe: محمد بن راشد المكتوم), honorificamente chamado de "xeque Mohammed", é o atual primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos desde 2006, além de ser Emir de Dubai.
Qual é o valor da fortuna do Sheik? Proprietário do Manchester City desde 2008, o sheik Mansour bin Zayed al-Nahyan é dono de uma fortuna bilionária. De acordo com a imprensa internacional, o patrimônio pessoal do magnata é de US$ 17 bilhões (R$ 83 bilhões na cotação atual).