Depois de colocar a sonda ,pode se alimentar pela boca normalmente? Depende do caso. Paciente que necessitou de gastrostomia durante tratamento de câncer ou internação prolongada em UTI pode recuperar a alimentação via oral e retirar a sonda. Estar com a gastrostomia não impede alimentação via oral.
Não é normal o extravasamento de dieta em volta do orifício de gastrostomia. Após troca de sonda isso pode acontecer se o calibre da sonda trocada for menor do que o orifício que o paciente já tinha.
Se a sonda realmente é uma nasogástrica está sendo usada para descomprimir o estômago, não é indico se alimentar, pois estará perdendo a efetividade, além de que o alimento que ingeriu poderá voltar na songa. Sendo necessário fechar a sonda para se alimentar e nao voltar conteúdo.
Como alimentar um paciente após a retirada da sonda?
Alimente sempre o paciente com o mesmo na posição sentada ou caso não possa, com a cabeceira da cama elevada mais de 70° para diminuir ao máximo o risco de bronco-aspiração. Não esqueça que não se deve alimentar o paciente para que ele engula caso ele esteja sonolento,torporoso ou sedado.
Com a saída do cateter para alimentação em 48 a 72 horas o orifício se fechará o que pode dificultar o posicionamento de novo cateter e a impossibilidade de alimentar o paciente caso não haja outra via. Não existe risco de vida com a perda inadvertida ou retirada programada.
Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?
(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).
É possível que os seios da face fiquem bloqueados, o que aumenta a probabilidade de ocorrer infecção (sinusite). Em casos raros, uma sonda no nariz ou boca pode descer pelas vias aéreas em vez do esôfago. Como resultado, os alimentos podem entrar nos pulmões.
Experimente iogurte, sucos de fruta natural, sorvete de frutas, água de coco, salada de frutas, bebidas isotônicos..; Page 2 • Evite doces, frituras e alimentos gordurosos. Eles podem piorar a sensação de enjoo; • Tente consumir comidas mais suaves, de fácil digestão nos dias que você tem tratamento.
A regurgitação consiste no refluxo de comida do esôfago ou do estômago, sem náuseas nem contrações violentas dos músculos do abdômen. A ruminação é a regurgitação sem causa física aparente. Um músculo em forma de anel (esfíncter), localizado entre o estômago e o esôfago, normalmente ajuda a prevenir a regurgitação.
Se a sonda foi colocada devido a problemas com a deglutição (por exemplo após um derrame), ainda permanecerão restrições à ingesta oral. Alguns pacientes podem continuar a comer e beber da maneira habitual após a PEG, mas isto deve ser discutido com o médico assistente.
A clorexidina pode ser levada diretamente à boca em quantidade de 10ml, ou utilizar gaze, ou cotonete, umedecida nolíquido, levando diretamente na região, deixando- o repousar de 30 segundos a 1 minuto.
Mas ele vai ficar com fome? Não, ele não vai. A dieta que passa pela sonda é equilibrada e calculada para cada paciente, cada um tem sua quantidade necessária. E sim, essas dietas enterais têm tudo o que o paciente precisa.
Não há um tempo específico que se aplique a todos, pois a alimentação por sonda é geralmente prescrita com base nas necessidades médicas de cada pessoa. Alguns pacientes podem precisar de alimentação por sonda a curto prazo, para superar um período de dificuldade alimentar devido a uma cirurgia, lesão ou doença aguda.
Como cuidar de uma pessoa que usa sonda alimentar?
Além da higienização, a posição do paciente precisa estar adequada para receber a sonda. Ele precisa estar sentado, com travesseiro nas costas, em um ângulo mínimo de 15 graus. Após a alimentação, é indicado manter na mesma posição em repouso por cerca de 30 minutos, evitando vômitos e a aspiração para os pulmões.
- Lave a bolsa ou frasco coletor de urina uma vez ao dia, com água e sabão e enxágue com água clorada; - Mantenha o frasco ou bolsa coletora abaixo do nível da cama ou do assento da cadeira, e não deixe que ela fique muito cheia.
Sempre que for receber a dieta o paciente deve estar sentado, ou então, a cabeceira da cama deve estar elevada. Antes de iniciar a dieta, injetar 20ml de água filtrada pela sonda. A dieta pode ser administrada através de frasco e equipo (gotejamento) ou em bolus (seringa).
Quando um idoso insiste em determinada ação, de forma repetitiva, é importante mudar o foco. Oferecer objetos para manusear; fotos, revistas, álbuns para distrair, estimular outra atividade e desviar a atenção de uma ação que pode trazer consequências como puxar a GTT. A vigilância deve ser continuada.
A sonda para alimentação, que passa pelo nariz, depois pra trás da garganta, até o estômago/duodeno não interfere com a fala. Converse com a equipe médica que o está atendendo para clarificar o caso. Abraços.
Na retirada da sonda de gastrostomia o orificio(buraco) fecha sem a necessidade de pontos. A cicatrizaçāo ocorre de forma lenta, porém gradual. Na verdade não é o suco gástrico quem fecha o buraco, e sim o processo natural de cicatrização de feridas.