Estima-se que será possível viver até os 150 anos de idade, como já vimos em artigos anteriores. Qual será o limite para a vida? A francesa Jeanne Louise Calment ainda mantém o recorde histórico de vida mais longa.
Ao longo da vida, perdeu 23 esposas e supera de longe a francesa Jeanne Calment que morreu com 122 anos e 164 dias, chegando a ser considerada a pessoa que mais viveu. Li-Ching era de Qi Jiang Xian, na província de Szechuan, e de acordo com alguns registros, o chinês nasceu em 1677.
Dhaqabo Ebba é um etíope que, já adulto, afirma ter visto a virada do século XIX para o XX, a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, a Segunda Guerra Mundial… E por aí vai. O homem alega ter 160 anos, embora não haja certidão para comprovar.
O indonésio que dizia ter 146 anos - o que faria dele o homem mais longevo do mundo - morreu em seu vilarejo em Java Central. De acordo com seus documentos, Sodimedjo, também conhecido como Mbah Ghoto (avô Ghoto), nascera em 1870.
QUEM VIVEU MAIS NA BÍBLIA? VEJA QUAIS HOMENS VIVERAM MAIS TEMPO NA BÍBLIA
Quem viveu 1000 anos?
Matusalém foi um personagem bíblico que ficou marcado na história como o ser humano com maior longevidade de que se tem conhecimento. Isso porque segundo o texto bíblico, Matusalém teria vivido por 969 anos.
Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.
Matusalém ou Metusalém (em hebraico: מְתוּשֶׁלַח / מְתוּשָׁלַח , transl Mətušélaħ / Mətušálaħ, "Homem da javelina", ou ainda: "sua morte trará juízo") foi um patriarca bíblico e um personagem presente no judaísmo, no cristianismo e no islamismo.
Este integrante do processo evolutivo humano teria vivido entre 230 e 30 mil anos atrás. De acordo com os estudos a seu respeito, o neanderthalensis produzia armas e utensílios com maior sofisticação e realizavam rituais funerários simples. Durante algum tempo, teria vivido juntamente como o Homo sapiens moderno.
Metusalém é bem conhecido por ter vivido mais do que todos: um recorde de 969 anos! A Bíblia menciona pelo menos outras 25 pessoas que também viveram mais tempo do que é comum hoje. Algumas delas viveram 300, 400, até mesmo 700 anos ou mais.
Quem foi a pessoa mais velha que já viveu na Terra?
O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a espanhola Maria Branyas, com 117 anos e 163 dias.
De acordo com a Guinness World Records, o homem mais velho que já viveu foi Jiroemon Kimura (1897–2013) do Japão, que viveu até a idade de 116 anos e 54 dias.
A ciência ainda não descobriu qual é o tempo máximo que um ser humano pode viver na Terra. Se olharmos para o passado, sabemos apenas que a pessoa mais velha viveu por 122 anos, mas, desde 1997, o recorde de Jeanne Calment nunca foi quebrado.
Na ocasião, os pesquisadores descobriram que o máximo que podemos chegar ainda é bem longe dos 200, mas bem mais do que a média de vida humana atual. De acordo com o estudo, com a saúde em perfeito estado, pessoas podem viver entre 120 e 150 anos.
Prossegue o texto bíblico dizendo que, após o nascimento de Noé, Lameque ainda viveu 595 anos gerando filhos e filhas e morreu aos 777 anos, o que, segundo os cálculos, teria sido 5 anos antes do dilúvio ocorrido quando Noé tinha 600 anos.
Adão tinha 130 anos quando seu filho Sete nasceu, um filho que era conforme à sua imagem e semelhança. Depois do nascimento de Sete, Adão viveu mais 800 anos, e teve filhos e filhas. Viveu ao todo 930 anos e morreu.
Embora a evolução não seja obrigatoriamente um sinônimo para avanço, é possível dizer que a expectativa de vida da humanidade está aumentando há milhares de anos, com longos (bem longos) períodos de estabilidade. Hoje, a ciência sabe que os humanos antigos viviam menos de 30 anos.
De acordo com o texto bíblico, Noé teria vivido 950 anos. Tinha 500 anos quando gerou a Sem, Cam e Jafé. Com a idade de 600 anos, enfrentou o Dilúvio e ainda viveu mais três séculos e meio, o que significa que poderia ter falecido já nos dias de Abraão, já na décima geração de seus descendentes.
Resumo: O tempo de vida do homem bíblico é, idealmente, um conjunto de três ciclos completos de quarenta anos cada, totalizando cento e vinte anos. O cento e vinte é um número idealmente paradigmático, matematicamente versátil e com um grande conteúdo simbólico – convencionalmente perfeito.
Moisés é o primeiro homem bíblico a viver 120 anos ... e não se lhe escureceram os olhos nem se lhe abateu o vigor. ( Deuteronômio 34:7) . A partir daí, viver até os 120 tornou-se uma bênção no judaísmo, até hoje.