A mitologia nos narra a história de grandes heróis que desceram à região dos mortos e de lá voltaram. Entre eles ci- tamos apenas os que nos são mais conhecidos: Teseu, Orfeu, Hércules, Enéias e Ulisses. Desses, dois são bastante céle- bres pelas epopéias de que são heróis: Ulisses e Enéias.
Em algumas religiões e em mitologia, o Reino dos Mortos (ou Mundo dos Mortos) é qualquer lugar ao qual acredita-se haver uma localização, ou entrada, no mundo físico; ou uma vida após a morte que pode ser visitada por pessoas ainda vivas. O mundo dos mortos é, maiormente, imaginado ser o mundo subterrâneo.
Todos os mortos descem ao seol, e lá eles jazem no sono juntos. Seja bom ou mau, rico ou pobre, escravo ou liberto (Jó 3:11-19). Ele é descrito como uma região “escura e profunda", "a cova," e"a terra do esquecimento", interrupção da vida (Salmos 6:5; 88:3-12).
A cidade dos Mortos no Cairo é um lugar fora do comum, onde os vivos e os mortos convivem sem pudor. A extensa comunidade conta com 7 quilômetros quadrados, ao longo dos quais existem várias casas formadas por pequenas salas com pátios de areia, rodeados por antigas tumbas.
Ela voltou do mundo dos mortos e disse às pessoas uma verdade chocante
Quando morre, a alma vai para onde?
Quando o corpo físico morre, o espírito continua vivo. No mundo espiritual, o espírito daquele que é justo “será recebido num estado de felicidade, [num lugar] que é chamado paraíso, um estado de descanso, um estado de paz, onde descansará de todas as suas aflições e de todos os seus cuidados e tristezas” (Alma 40:12).
O que acontece quando morremos? Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Mesmo que nosso corpo morra, nosso espírito — que é a essência de quem somos — continua vivo. Nosso espírito vai para o mundo espiritual.
Os cristãos acreditam que após a morte, a alma é encaminhada para o céu ou para o inferno, conforme foi a sua vida na Terra, ou seja, se a pessoa viveu uma vida digna e reta, sua alma irá para o céu, se viveu uma vida de erros e pecados, sua alma irá para o inferno.
A Bíblia proíbe fortemente qualquer tentativa de comunicação com os mortos ou com o mundo dos espíritos. Ela diz que aqueles que pretendem se comunicar com os mortos, na verdade, estão se comunicando com “espíritos familiares” que são “espíritos de demônios”.
Concluímos que a morte não significa ir para o céu, para o fogo do inferno, para o purgatório ou para o mundo dos espíritos. A morte significa apenas a cessação da vida até a manhã da ressurreição.
Entre as mudanças tardias no corpo humano após a morte, o NCBI menciona a autólise, uma atividade de “autodestruição” na qual as enzimas fazem a decomposição de células e de tecidos do corpo humano. Há também a putrefação, nome dado à decomposição do corpo por ação de microorganismos.
Quanto tempo o espírito fica na Terra após a morte?
Para os espíritas, a morte não representa o fim, afinal, nosso espírito permanece vivo mesmo depois da morte do corpo físico, quando passamos a viver em um novo plano astral ou reencarnaremos em um novo corpo.
A vida após a morte é relatada de diversas formas, por diferentes culturas, religiões e linhas de pensamento. Mas, para além de crenças, fenômenos ligados à permanência do "eu" mesmo após o fim da atividade cerebral são investigados a fundo pela ciência há, pelo menos, 150 anos.
Hades é o deus grego do submundo e que garante o equilíbrio entre o mundo dos vivos e dos mortos. Filho dos Titãs Cronos e Reia, Hades, juntamente com seus irmãos Zeus e Poseidon travou uma guerra para tomar o Olimpo do poder dos deuses Titãs. No momento o Olimpo era governado por Cronos.
Caronte, o barqueiro da mitologia grega que transportava as almas para o inferno, era exigente quanto à cobrança do óbolo, pequena moeda de cobre usada para pagar a passagem.
A Bíblia ensina que os mortos não voltam a terra. Em Lucas 16.24-31, a historia do rico e Lázaro, embora seja uma parábola, Cristo deixa claro que a separação entre os que estão no céu ou no inferno, e os vivos, é definitiva e intransponível.
É possível sentir a presença de uma pessoa que já morreu?
E, de fato, o fenômeno é muito comum. Em uma pesquisa feita pelos Estados Unidos e o Reino Unido, foi relatado que quase metade das pessoas que perderam alguém amado sentem a sua presença depois do falecimento.
Quanto tempo o espírito leva para saber que desencarnou?
A resposta é: depende. No mínimo 24 horas, 36 horas. Infelizmente, têm pessoas que demoram anos a fio. Morte física e desencarne não acontecem na mesma hora.
Sim, só que os espíritos são chamados de “anjos” e, muitas vezes, são tidos erradamente como sendo o próprio Deus. Por exemplo, o Decálogo foi entregue a Moisés por um anjo, e não pelo próprio Deus (Atos 7: 30). E o que é anjo? Anjo (“aggelos”, em grego do Novo Testamento) é mensageiro, enviado.
Quase a metade relata não lembrar de nada. Pouco mais de 40% relatam memórias detalhadas, como ver plantas ou pessoas ou sentir um medo intenso. Cerca de 9% relatou fenômenos compatíveis com experiências de quase morte.
Quanto tempo leva para a alma sair do corpo após a morte?
Acredita-se que, para a alma sair do corpo, demora cerca de 24 horas. Por isso, recomenda-se uma espera de um dia para que o enterro possa ser realizado. Além disso, se a família optar pela cremação, é preciso esperar no mínimo 72 horas para garantir a liberação da alma e sua purificação.
Os filósofos e fisiologistas imaginavam que ela estava situada no coração, nos rins, na medula ou nas vértebras, e hoje acredita-se que a alma aloja-se no cérebro. Ou no intestino, nosso segundo cérebro. Sabemos que há um sistema das emoções - o sistema límbico.
Para onde vamos após a morte? Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Nosso espírito vai para o mundo espiritual. É um lugar de descanso e felicidade para aqueles que fizeram boas escolhas, mas um estado de inferno para aqueles que fizeram más escolhas.
A consciência pode diminuir. Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas.
Espiritismo. Para o espiritismo, a morte não é o fim. Afinal, eles creem que nosso espírito permanece vivo mesmo após a morte do corpo físico, quando passamos, então, a viver em um novo plano astral (ou reencarnarmos em um novo corpo).