Segundo o mito, Zeus, o pai dos deuses, amou a jovem princesa Sêmele e disfarçado sob a forma humana manteve com ela uma relação clandestina. A vingança de Hera, após a descoberta do romance, não tardou a chegar.
Era casado com as deusas Métis, com quem teve a filha Atena, e Hera, com quem teve seis filhos. Teve muitos casos extraconjugais, possuindo vários filhos, dentre eles Apolo, o deus do sol. A estátua de Zeus em Olímpia foi considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Mesmo assim, Zeus teve muitas amantes entre as mulheres mortais e semideusas. Desse grande número de esposas e amantes nasceram filhos divinos (entre os quais Atena, Apolo, Afrodite, Ártemis, Ares e Perséfone) e semidivinos (entre eles, Héracles, Tântalo, Aquiles, Ájax e Helena).
Sabemos que Zeus foi um grande amante, tendo conquistado muitas deusas, mulheres mortais e pelo menos um homem, Ganimedes, “o mais belo dos mortais”, da casa real de Tróia, foi amado pelo deus[1].
Quando não estava presidindo as assembleias de deuses no Olimpo, Zeus gostava de passar o tempo entre as nuvens, observando a terra lá embaixo. Tinha olhar apurado não apenas para detectar desordens em seu reino, mas também para localizar a beleza das formas femininas.
Ficou conhecido por ser considerado feio e por ser manco. Era filho de Hera, deusa que o gerou sozinha em partenogênese. Foi casado com Afrodite, mas foi traído por sua esposa.
O animal, que sofria com câncer ósseo, morreu no dia 12 de setembro por complicações depois de uma cirurgia de amputação de membro. O dogue alemão Zeus, detentor do título de “cão macho mais alto vivo”, morreu tragicamente nesta terça-feira (12).
Zeus tem um enorme respeito e temível pavor de Nix, a Deusa da Noite, Os filhos de Nix são a Hierarquia em poder para os Deuses, sua maioria são divindades que habitam o mundo subterrâneo e representam forças indomáveis que nenhum outro deus poderia conter.
Zeus era o deus supremo da mitologia grega, conhecido como governador do Universo. Lutou contra o próprio pai, Cronos, e resgatou seus irmãos da morte. Zeus era o deus supremo do panteão grego e residia no Monte Olimpo. Zeus era a divindade suprema na religiosidade dos gregos antigos.
Hércules ou Herácles foi um herói da mitologia grega conhecido por sua grande força. Era filho de Zeus e de Alcmena. Sua primeira esposa e seus filhos foram assassinados por ele mesmo ao ter um acesso de loucura causado por Hera.
Nasce o filho favorito de Zeus: Apolo, o mais glorioso dos deuses do Olimpo, aquele que personifica o ideal da perfeição. Filho vingador, irmão protetor e amigo leal, Apolo conquista a confiança e o respeito dos mortais, pacifica as feras com a música de sua lira, promove a beleza e a harmonia.
Ela foi aprisionada pelo próprio pai porque ele recebeu a profecia de que o filho dela o mataria. Zeus entrou na câmara que aprisionava Dânae e a engravidou de Perseu.
Com a ajuda de outros deuses, Kratos mata Ares e vira o novo deus da guerra. Ares também aparece história em quadrinhos da Marvel Comics como um membro proeminente dos Mighty Avengers.
Atena era a filha favorita de Zeus, seu pai, sendo fruto da relação dele com a primeira esposa, chamada Métis. Diz a lenda que Zeus enganou Métis, engolindo-a quando essa se transformou em uma mosca.
Hera era uma das deusas mais importantes do panteão grego. Era considerada a deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Era casada com Zeus, o deus mais poderoso de toda a mitologia grega.
Zeus era conhecido por punir severamente as pessoas que cruzavam o seu caminho e que cometiam ações que ele considerava incorretas. Um exemplo disso está na punição que ele decretou aos titãs que lhe combateram na Titanomaquia. Os titãs foram aprisionados pela eternidade no Tártaro, um dos domínios do submundo.
Por que se diz que Zeus tinha medo de Nix? Como mencionado, Nix não foi uma deusa popular entre os gregos, assim suas aparições são poucas. Um mito bastante conhecido envolve Hipnos, Zeus e Nix.
Roubou o fogo dos deuses. O fato é que o domínio do lume era fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida aos nossos ancestrais. Assim, Zeus, o soberano do Olimpo, puniu Prometeu acorrentando-o ao Cáucaso. E dia após dia, uma águia bicava o seu fígado.
Com pena dos homens, Prometeu roubou o fogo do Olimpo e o devolveu a eles, que agora eram livres para cuidar da sobrevivência. Quando soube da traição, Zeus ficou furioso e decidiu se vingar. A vingança contra os homens faz parte de uma outra história, a da caixa de Pandora, que fica para um outro dia.