Área ou limite comum a dois ou mais sistemas ou unidades que lhes permite comunicar ou interagir (ex.: interface de transportes públicos; interface rodoferroviária).
O interfaceamento é uma solução que prevê a comunicação entre os equipamentos do laboratório e o sistema de gestão laboratorial. Ele permite que as informações coletadas e geradas pelos equipamentos sejam automaticamente enviadas ao sistema e acessadas pelos colaboradores do laboratório.
A funcionalidade da interface se refere à clareza dos rótulos dos links, à facilidade de deslocamento entre páginas e processos, à facilidade de encontrar informações, à apresentação adequada do conteúdo, à realização de tarefas pelos usuários sem erros e problemas.
Eles são responsáveis por transmitir informações, permitir a interação do usuário e facilitar a navegação e o uso do sistema. Os elementos de interface podem incluir botões, menus, barras de rolagem, campos de entrada, ícones, entre outros.
Uma interface simples e limpa facilita a compreensão e a navegação do usuário. Evitar elementos desnecessários e manter o design minimalista contribui para uma experiência mais agradável.
O dicionário define interface como o conjunto de meios planejadamente dispostos, sejam eles físicos ou lógicos, com vista a fazer a adaptação entre dois sistemas para se obter um certo fim cujo resultado possui partes comuns aos dois sistemas, ou seja, o objeto final possui características dos dois sistemas.
Um dispositivo de interface humana (HID, na sigla em inglês) se refere ao protocolo HID, uma comunicação padrão com dispositivos conectados. Exemplos de dispositivos HID são teclados, mouses, fones de ouvido e controles de jogos.
Uma boa interface de usuário precisa ter uma jornada instigante, um contexto claro e um feedback satisfatório. Neste post, vamos conversar sobre as prioridades em uma UI incrível de explorar e que atinja os objetivos do seu cliente.
De forma talvez simplificada, a interface é como um tradutor de linguagens distintas. Ela é algo que se interpõe entre dois ou mais elementos, e torna possível seu diálogo, portanto, seu uso. Sem ela, as partes não se entendem e sua utilização não acontece.
Uma interface bem projetada é a principal responsável pela manutenção de um usuário em navegação em um site ou aplicativo. Também é seu objetivo incentivar e garantir a fidelização desse usuário. Se bem pensada, portanto, tem o poder de facilitar a vida e se tornar uma ferramenta presente na vida das pessoas.
A utilização de interfaces é útil quando você precisa definir um conjunto de comportamentos que várias classes diferentes devem implementar. Isso permite que você tenha flexibilidade para usar diferentes implementações desses comportamentos em diferentes contextos.
A experiência de interface, também conhecida como UX (User Experience), é o conjunto de interações que um usuário tem ao utilizar um determinado produto ou serviço digital. Essas interações podem ocorrer em diferentes plataformas, como websites, aplicativos móveis, sistemas operacionais, entre outros.
É a interface (feminino). Apesar de a palavra interface ter vindo para o Português através do Inglês, ela é formada por duas componentes de origem latina: inter- (no sentido de «lado» ou «frente»). Por isso, a determinação do género de interface é feita da mesma forma que outras palavras similares.
Como exemplo da utilização de interfaces, podemos citar quando trabalhamos com componentes gráficos na tela do computador, em que utilizamos botões, janelas e outros itens. Neste caso, temos várias interfaces com diversos métodos para o tratamento de eventos que podem ocorrer nesses componentes.
Interface é um termo mais amplo que se refere a qualquer ponto de interação entre dois sistemas, sejam eles humanos, máquinas ou uma combinação de ambos. Por exemplo, o teclado de um computador é uma interface entre a pessoa usuária e o sistema do computador.
Shneiderman fala que criar uma interface é “desenvolver um meio pelo qual irá ocorrer um diálogo entre um usuário e outro usuário ou uma máquina”. Assim, é importante oferecer um feedback das ações ao usuário enquanto ele explora a plataforma.